Preparador elogia "entrega" e vira protagonista em retomada do Grêmio

Rogério Dias, o Rogerinho, elogia desempenho do grupo sob forte calor e aposta que Wallace e Fred, últimos reforços serão integrados até metade da próxima semana


Fonte: GloboEsporte

Preparador elogia entrega e vira protagonista em retomada do Grêmio
Rogerinho aposta no planejamento realizado para a pré-temporada (Foto: Tomás Hammes)

Nestes primeiros dias de janeiro, Roger Machado já começou a utilizar a bola durante as atividades realizadas no Centro de Treinamentos Luiz Carvalho. Entretanto, quem ganha o protagonismo inicial é Rogério Dias. Ou Rogerinho, o preparador físico. O profissional tem a missão de recuperar a condição física dos tricolores, em bateria de trabalhos sob calor que assola Porto Alegre nesta época do ano.

Em entrevista ao GloboEsporte.com realizada antes do exercício da última quinta-feira, explicou seu método de trabalho. Contou que o regime no hotel em Porto Alegre, aos moldes do que ocorre quando a delegação viaja, além da estrutura do CT, surgem como trunfo para acelerar o processo:

- É um balanço extremamente positivo. Conseguimos ver a entrega do grupo em todos os trabalhos. Atingimos todos os parâmetros – afirmou, para depois completar – A orientação da hidratação e do departamento de nutrição, com alimentação balanceada, um bom descanso faz toda a diferença no desgaste. Temos um controle bem maior.

São sessões diárias de academia, piscina e corridas no gramado, além de gritos motivacionais para que os pupilos não desanimem e suportem, intercalados com goles de isotônicos, suspiros mais profundos e camisas invariavelmente empapadas. A rotina de trabalho prosseguirá até o dia 30 de janeiro, um dia antes da estreia oficial na temporada, quando o Grêmio enfrentará o Brasil de Pelotas em Caxias.

O objetivo, no entanto, é estar na ponta dos cascos fisicamente para o início da campanha rumo ao tri da América, prevista para ocorrer no dia 17 de fevereiro, quando a equipe enfrentará o Toluca, no México, ainda sob efeito de 2,6 mil metros de altitude.

Confira os principais trechos da entrevista:

GloboEsporte.com - Como está o início de trabalho?
Rogerinho - É um balanço extremamente positivo. Conseguimos ver a entrega do grupo em todos os trabalhos. Atingimos todos os parâmetros. Os tempos previstos para o cumprimento dos treinamentos. Precisamos fazer alguns ajustes em razão do desgaste pelo calor. Eles respondem bem e seguirão assim até o final da pré-temporada.

O regime de concentração auxilia neste recondicionamento?
A orientação da hidratação e do departamento de nutrição, com alimentação balanceada, um bom descanso faz toda a diferença no desgaste. Temos um controle bem maior.

Apesar do calor, o Edinho e o Fernandinho treinam de manga longa. Vocês conversam com eles para evitar um desgaste excessivo?
Eles podem perder mais líquido, mas usam apenas uma manga para se protegerem. Falamos com eles para não ocorrer uma desidratação maior.

Durante a semana, o Douglas passou mal em um treinamento. Ele preocupa?
O Douglas está bem. Antes da sessão (de quarta) conversamos com os jogadores. A cada treino, buscamos saber a situação de cada um. Ele comentou que estava bem desgastado, mas que treinaria normalmente. Nos avisou. Foi tudo dentro da normalidade prevista. Seguirá a rotina de trabalho.

Como ocorre a avaliação para saber o nível de desgaste de grupo?
Sempre após os treinos, ocorre a reavaliação do departamento médico para ver se algum atleta sentiu algo. Após 24h, ocorre nova reavaliação que eles dizem se regrediram, se melhoraram. A partir daí vemos se poupamos ou se realizam um trabalho paralelo. O Luan sempre trabalhou, mas ficou sem impacto. Fez trabalhos no transport, piscina. Ali ele restabeleceu condição para treinar com o grupo.

á algum cuidado especial com Kadu, Wallace e Fred, os novos reforços?
O Kadu está integrado ao grupo. Ele se apresentou em ótimas condições. Já o Wallace está passando por um processo de readaptação. Jogou a última partida no final de dezembro. Fez um trabalho diferente e deve seguir assim até quarta. Seguindo esse desenvolvimento, ele deve ser integrado nesta data. O Fred chegou um pouco mais tarde. Na quinta, o grupo teve folga, mas ele trabalhou hoje pela manhã no hotel. Deve acompanhar a previsão do Wallace. Entre terça e quarta será integrado ao grupo.

O Grêmio vai alterar a programação por conta de jogos na altitude?
A ideia de programação não se altera em função da altitude. Mantivemos a programação normal. Montamos algumas estratégias internas para minimizarmos os efeitos que alguns atletas podem sentir. Muitos deles já tiveram essa experiência. Vamos tentar chegar com um pouco de antecedência, mas dependendo do calendário.


Grupo do Grêmio faz treino físico no CT Luiz Carvalho (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

VEJA TAMBÉM
- STJ não gosta do Grêmio: é premente recorrer à injustiça que foi feita
- Renato Gaúcho faz declaração sobre possível ida para o Cruzeiro
- Botafogo x Grêmio será em campo neutro






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

7/9/2024





















6/9/2024