Contra altitude, Grêmio vai antecipar viagem e prolongar estadia no México

Clube já tem planejamento pronto para estreia na Libertadores em fevereiro diante do Toluca, a 2,6 mil metros do nível do mar. Contato com universidade pode auxiliar


Fonte: GloboEsporte

Contra altitude, Grêmio vai antecipar viagem e prolongar estadia no México
Técnico Roger Machado em ação em treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)

Dentro de um mês, o Grêmio estará envolvido na atmosfera da estreia na Libertadores, contra o Toluca, no alto dos 2,6 mil metros da cidade mexicana. Por conta disso, a logística montada para o primeiro jogo da competição continental contará com um caráter especial.

Embora ainda não tenha sido oficializado, o Tricolor conseguiu antecipar o jogo da quarta rodada do Gauchão, marcado para o dia 14 de fevereiro, e pretende viajar quatro dias antes da previsão inicial. A experiência de Roger Machado em campo e um contato com especialistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também entram na lista para superar as dificuldades na América do Norte.

A viagem gremista deve começar no sábado, dia 13 de fevereiro, para desembarcar no México no domingo. Assim, serão dois treinamentos no local para aclimatação na altitude antes da estreia na Libertadores, no dia 17 (0h do dia 18, pelo horário de Brasília). Algo planejado com toda a comissão técnica para minimizar os problemas de jogar no ar rarefeito acima do nível do mar. Os sintomas já são conhecidos: dores de cabeça, mal-estar e dificuldades para respirar.

– A ideia de programação não se altera em função da altitude. Mantivemos a programação normal. Montamos algumas estratégias internas para minimizarmos os efeitos que alguns atletas podem sentir. Muitos deles já tiveram essa experiência. Vamos tentar chegar com um pouco de antecedência, mas dependendo do calendário – revelou o preparador físico Rogério Dias ao GloboEsporte.com.


Jogadores do Grêmio enfrentam dias de treino intenso em Porto Alegre (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)


Especialistas da UFSM estiveram em uma reunião preliminar no CT Luiz Carvalho para tratar justamente da questão da altitude. Algumas hipóteses foram apresentadas, como a de usar a estrutura da universidade em Santa Maria para iniciar o trabalho. Porém, a rotina de treinamentos da pré-temporada em Porto Alegre impede que isso ocorra. O Grêmio ainda poderá analisar estudos conduzidos pela instituição sobre os efeitos do ar rarefeito.

– Vamos recebê-los aqui com um trabalho mais descrito, no qual agendaremos com eles para ouvi-los. Aí sim poderemos ver qual o período mínimo que precisaríamos para ter um ganho de aclimatação em Toluca – completou Rogerinho

O deslocamento da delegação no sábado vai provocar uma mudança na tabela do Gauchão. O jogo com o São José, marcado para um domingo, foi transferido para a sexta-feira anterior, conforme contou o vice de futebol Cesar Pacheco ao GloboEsporte.com.

– Vamos viajar no sábado. Só estamos definindo qual o voo. Assim, vamos ter dois treinos lá no México. Estive na altitude em 1995, fomos a Quito, e não tem problema. Em Toluca, pode ter.

Serão quatro ou cinco dias antes do jogo – disse Pacheco.
A comissão técnica mantém atenção especial com a altitude. Por isso, os trabalhos físicos têm sido diários, em dois turnos e sob muita exigência no CT Luiz Carvalho. Até mesmo o calor intenso que atinge o Rio Grande do Sul auxilia na preparação dos jogadores.

VEJA TAMBÉM
- STJ não gosta do Grêmio: é premente recorrer à injustiça que foi feita
- Renato Gaúcho faz declaração sobre possível ida para o Cruzeiro
- Botafogo x Grêmio será em campo neutro






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

7/9/2024





















6/9/2024