Grêmio mantém base do elenco e se vacina contra debandada em 2016

Quadro do final da temporada 2015 é bem diferente daquele que teve negociação de cinco titulares entre o término de 2014 e o começo deste ano, mas dupla pode sair


Fonte: Globoesporte.com

Grêmio mantém base do elenco e se vacina contra debandada em 2016
Barcos, Zé Roberto e Rhodolfo enfrentaram o Flamengo no último jogo de 2014 (Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação)

O Grêmio está no mercado e busca reforços para 2016. Mas o quadro é extremamente diferente do que apontava o início da temporada. Os tempos de vendas e saídas de jogadores estão para trás. A tendência e intenção atual é clara: manter a maior parte do elenco e agregar qualidade para a Libertadores no próximo ano.

Se comparado com o quadro do final de 2014 e início de 2015, a situação atual é até de tranquilidade e calmaria. A maior parte do elenco tricolor será mantida para o ano que se aproxima. Do time titular de Roger, escalado constantemente na reta final, apenas três jogadores podem deixar o clube. A formação considerada ideal tem: Marcelo Grohe; Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Everton; Luan.

Entre o final da temporada passada e o início deste ano, o Grêmio viveu uma debandada. Apoiado em uma nova política salarial e financeira, o clube acertou as saídas de atletas do porte de Barcos, Marcelo Moreno, Zé Roberto, Werley, Riveros e Dudu, que desmantelaram a equipe constantemente utilizada por Felipão nos últimos jogos do Brasileirão.

Na partida contra o Bahia, por exemplo, na penúltima rodada do Brasileiro de 2014, o então treinador escalou: Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Bressan e Zé Roberto; Walace, Ramiro, Fellipe Bastos, Luan, Dudu e Barcos. Destes, cinco deixaram o clube no início da temporada (Pará, Zé Roberto, Bressan, Dudu e Barcos), e Bastos foi negociado na metade do ano. Na última rodada, o quadro se manteve parecido, e novamente cinco atletas que deixariam o Grêmio no início de 2015 começaram a partida contra o Flamengo.

Time titular pode perder mais dois jogadores
Da equipe considerada titular que terminou o ano com Roger Machado, os únicos que podem sair são Galhardo e Maicon. O lateral-direito pertence ao Santos, que tem a intenção de ter Werley no próximo ano – embora o Peixe não queira envolver o zagueiro diretamente nesta negociação. As tratativas seguem emperradas, já que o clube paulista não aceita nada menos do que a multa estipulada em 1 milhão de euros. Contudo, a partir do novo interesse, podem ocorrer novos desdobramentos na negociação.

O mesmo vale para Maicon. Os contatos entre Grêmio e São Paulo são constantes e evoluem. A proposta gremista foi de R$ 4,5 milhões, parcelados, mas pode também envolver jogadores, como o meia Maxi Rodríguez. O volante é prioridade da direção para a Libertadores.
Erazo, por outro lado, já se despediu do Grêmio, depois de turbulências na relação do clube com o empresário André Cury. O Tricolor entendeu que não tinha condições de fazer o investimento exigido para mantê-lo e que o custo benefício não seria bom para o clube.

Por outro lado, os nomes de Luan e Walace são valorizados. Embora os agentes da dupla garantam que o momento não é de deixar o clube, e sim de disputar a Libertadores, para uma valorização ainda maior.


Time titular deve se manter quase na totalidade (Foto: Carlos Jr/Futura Press/Estadão Conteúdo)


No geral, o Grêmio deve ter algumas negociações que envolvam jogadores do porte de Fernandinho, Maxi Rodríguez e o centroavante Braian Rodríguez. Todos podem virar moeda de troca no mercado. Suas saidas aliviariam a folha salarial e abririam espaço para que os reforços possam chegar sem onerar os cofres gremistas.

Os nomes atualmente conversados são do zagueiro Henrique, que acertou salários com o clube, mas depende de uma liberação do Napoli sem cobrar muito, e do meia Lucas Zelarayán, do Belgrano, que tem oferta concreta do Grêmio – a única até o momento – de 3 milhões de dólares parcelados em dois anos por 80% dos direitos do jogador, considerada baixa pelos argentinos.

VEJA TAMBÉM
- Goleiro Brenno decide futuro para 2025 e informa Grêmio
- Grêmio planeja dispensar jogadores ao final da temporada no futebol.
- Entrave que impediu Deyverson de ser jogador do Grêmio






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/10/2024




























23/10/2024