O que aconteceu
O Grêmio aproveitou a pausa da Copa do Mundo para reorganizar seu meio-campo após a saída de Arthur, ex-capitão da equipe. O técnico Luís Castro promoveu diversos testes nos amistosos contra Cascavel e Chapecoense, buscando melhorar a criação de jogadas e encontrar o substituto ideal para o volante. Willian foi escalado como titular, mas não conseguiu corresponder às expectativas e sua permanência no elenco é incerta.
Com contrato apenas até o fim do ano, a tendência é que Willian não renove, tanto pelo desempenho quanto pela política de contenção de gastos do clube. A comissão técnica já avalia outras opções para o setor.
Por que aconteceu
A saída de Arthur deixou uma lacuna importante no meio-campo gremista. O volante era peça-chave na organização defensiva e ofensiva, além de liderança dentro de campo. Sem ele, Luís Castro precisa encontrar alternativas capazes de dar equilíbrio ao time. Amuzu e Braithwaite surgem como opções ofensivas, enquanto Monsalve perdeu espaço e pode ser negociado com o Estudiantes da Argentina.
A grande aposta, no entanto, é Juan Nardoni. O argentino iniciou os últimos amistosos como titular e deve formar dupla de volantes com Leo Pérez. Villasanti, recuperado de grave lesão no joelho, também reapareceu como alternativa e pode reforçar o setor com sua característica dinâmica de atuar de área a área.
O que muda para o clube
Para o Grêmio, a reorganização do meio-campo é decisiva para o segundo semestre. A aposta em Nardoni e o retorno de Villasanti podem dar consistência ao setor, mas a possível saída de Gabriel Mec para o exterior preocupa. Caso o jovem meia seja negociado, o clube terá de buscar reposição imediata para não fragilizar ainda mais a equipe.
Além disso, a diretoria mapeia reforços pontuais no mercado. As prioridades incluem um meia de criação, um lateral-direito — com negociações avançadas por Diego Caito, do Goiás — e um zagueiro para o lado esquerdo da defesa. Essas movimentações mostram que o clube busca equilibrar o elenco e corrigir fragilidades expostas no primeiro semestre.
Próximos passos
O Grêmio terá mais um amistoso contra o Cruzeiro, neste domingo, no Mané Garrincha, antes da retomada oficial da temporada. O primeiro desafio será contra o Mirassol, no dia 17, pelo Brasileirão. Até lá, Luís Castro seguirá testando formações e avaliando o desempenho de Nardoni, Pérez e Villasanti, além de observar o mercado em busca de reforços.
O desafio da diretoria será garantir estabilidade financeira e técnica. A reconstrução do meio-campo é fundamental para que o Grêmio consiga reagir no Brasileirão e se manter competitivo na Copa do Brasil e na Sul-Americana. Para o torcedor, o momento é de expectativa: o setor precisa ser fortalecido para que o Tricolor volte a apresentar consistência e resultados positivos.
VEJA TAMBÉM
- NOVO CONSULTOR! Grêmio fecha Leonardo Gaciba para orientar elenco e comissão sobre arbitragem
- GRENAL VINDO AÍ! Tricolor se prepara para clássico, apresenta nova camisa e anuncia reforço
- REFORMULAÇÃO RADICAL! Com saída de Willian, Grêmio tem mais de 20 saídas desde a última temporada

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
NOVO CONSULTOR! Grêmio fecha Leonardo Gaciba para orientar elenco e comissão sobre arbitragem
GRENAL VINDO AÍ! Tricolor se prepara para clássico, apresenta nova camisa e anuncia reforço
REFORMULAÇÃO RADICAL! Com saída de Willian, Grêmio tem mais de 20 saídas desde a última temporada
Grêmio homenageia a Tríplice Coroa com novo uniforme que resgata a glória de 1996
Danilo Barbosa retorna ao Grêmio e promete reforçar a equipe com versatilidade e experiência internacional
NOVIDADE! Leonardo Gaciba assume papel chave no Grêmio; entenda a função
Grêmio homenageia Tríplice Coroa com nova terceira camisa em design retrô e sustentável
Grêmio celebra 30 anos da tríplice coroa com novo uniforme que resgata a história do clube
Grêmio aposta na experiência de Danilo Barbosa para reestruturar o elenco até 2028
HOMENAGEM! Grêmio revela nova terceira camisa em referência aos 30 anos da Tríplice Coroa; veja
MUITA GRANA! Grêmio gastou 14 vezes mais na primeira janela do que na segunda; veja
SERÁ QUE VEM? Memphis Depay é oferecido ao Grêmio e clube responde de imediato
PUNIDO! Grêmio recebe punição do STJD após incidente com arbitragem; entenda
OFICIAL! Grêmio anuncia a contratação de Danilo Barbosa, volante ex-Palmeiras e Botafogo
Rafael Hansen, do Grêmio, suspenso por 20 dias após agressões a árbitros em partida decisiva
Contratação de Danilo Barbosa reforça o Grêmio rumo a desafios no campeonato Brasileiro e Libertadores
Grêmio busca nova era: Danilo Barbosa chega para reforçar o meio-campo até 2028
Grêmio acelera reforços e traz Danilo Barbosa para fortalecer meio-campo até 2028
Estreia de Krovinovic no Grêmio pode ser a chave para afastar o time da zona de rebaixamento
Grêmio mira Danilo Barbosa e pode reforçar a defesa com ex-aluno de Luís Castro
Grêmio aposta em Leonardo Gaciba para elevar atuação junto à arbitragem e reforçar comunicação institucional
Gabriel Mec enfrenta desafio no Grêmio após mudança tática de Luís Castro e concorrência acirrada
AGORA VAI? Grêmio pode vender joia para clube turco após recusa de R 70 milhões
FAVORITO? Paulo Nunes aponta favorito para Grenal na Copa do Brasil; veja
NÃO É SÓ WILLIAN! Grêmio negocia saída de jogador com 130 jogos pelo clube; entenda
SURPRESAS! Luís Castro prepara novidades na escalação para duelo contra Atlético-MG
PREJUÍZO! Saída de Willian deixa rombo de R 50 milhões nas contas gremistas; entenda
REFORÇO? Grêmio sonda atacante do Ceará e avalia envolver Monsalve em negociação
Grêmio se consolida na briga pelo G4 ao desbancar o São Paulo em vitória convincente