Solidão, pesca e choro: "ressurreição" de Edinho inicia manutenção do grupo

Grêmio assinou com volante e precisa fechar com Maicon, Erazo, Galhardo e Douglas


Fonte: GloboEsporte

Solidão, pesca e choro: ressurreição de Edinho inicia manutenção do grupo
Edinho renovou até o final de 2017
(Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)


De esquecido e exemplo diário apenas para garotos afastados do elenco principal, Edinho passou a ser jogador imprescindível e pontapé inicial no projeto de manter todos os jogadores que estão com vínculo se encerrando ao fim do ano. Antes de assinar a renovação de contrato com o Grêmio na sexta-feira, o volante curtiu uma temporada como pescador no litoral do Rio Grande do Sul, retornou ao grupo principal, comemorou “título” contra o ex-clube e segurou o choro ao agradecer a chance ao técnico Roger.

A permanência de Edinho, que aceitou reduzir o salário e ganhou vínculo de dois anos - terá 34 ao final do contrato -, inicia o processo que o Grêmio quer colocar em prática de manter todo o elenco. A temporada de 2015 ganhou ares de título pela campanha feita desde a chegada de Roger.

- Extremamente importante para o grupo, para o clube, para todos. Sempre tive um convívio extraordinário com o Edinho. Certeza que o Grêmio ganha um guerreiro, um atleta exemplar, que tem a cara do Grêmio. É o início do projeto de consolidação do grupo que nós temos. Faremos todos os esforços para manter este grupo e este ambiente. O Edinho é peça importante neste tabuleiro - disse o diretor executivo Rui Costa ao site do clube gaúcho após acertar a renovação com o volante, que estava acompanhado do empresário Matheus Costa.

Agora, a diretoria precisa acertar as pendências com Galhardo, Maicon e Erazo, os casos mais complicados, e Douglas, que deve fechar a renovação após o término do Brasileirão. Além deles, há situações que exigem menos urgência, como dos reservas Vitinho, William Schuster e Lucas Ramon.

A emoção de Edinho transparece no rosto do jogador. Recentemente, o volante esteve na sala de Roger, no CT Luiz Carvalho. Bateu e pediu para entrar para agradecer o chamado de volta, com lágrimas nos olhos. Após a cirurgia realizada no fim de semana, dificilmente ainda será utilizado neste ano.

- Mas é um cara importante, um jogador imprescindível até este momento, desde que nós trouxemos ao grande grupo, fez jus à oportunidade que recebemos. Um dia antes do Edinho se machucar, bateu na sala, pediu licença, estava em vias da renovação, e me agradeceu com lágrimas nos olhos por ter resgatado a carreira dele. Eu disse que não resgatei nada, quem resgatou foi ele. Só oportunizei a chance de mostrar o que todos sabíamos que ele podia fazer. Falei que não fiz um favor a ele, fiz um favor ao Grêmio. É importante em vários aspectos, entre eles humanos e técnicos - relatou Roger.

Afastado por Felipão nos primeiros seis meses deste ano, Edinho foi reintegrado por Roger, que acreditou que o volante poderia ajudar. Desde então, passou a ser peça fundamental como reserva imediato para Maicon e Walace, sempre que algum dos titulares não podia atuar. São 21 jogos no ano até a lesão na face que o obrigou a parar até o final de novembro, após cirurgia.



Edinho teve a pesca como atividade para minimizar a tristeza (Foto: Arte/GloboEsporte.com)

- Realizando mais um sonho na minha vida, na carreira, de poder dar continuidade em um projeto muito bom no Grêmo. Costumo dizer que as minhas maiores conquistas vêm quando um ano antes chegamos muito perto. Não tenho dúvida que ano que vem será de conquistas e grandes vitórias. Quero agradecer à direção de ter me dado esta oportunidade, em especial ao Rui, e à comissão. É um dos momentos mais importantes e felizes da minha vida - comentou o volante.

No período afastado, Edinho se apoiou na pescaria como atividade para minimizar a tristeza por estar sem poder fazer o que mais gostava no momento. Como tinha folgas em abundância, pegava o carro e viajava para Atlântida, balneário no litoral norte onde fez amizades e passou a pescar com frequência. Aprendeu a técnica e, quando retornou aos treinos, agradeceu aos amigos que o mantiveram centrado.

Edinho é exemplo claro que a dedicação se paga ao final. No período no qual ficou afastado, no primeiro semestre de 2015, treinava com jovens que não estavam nos planos ou com contrato perto do fim. O volante afirmou que não deixava a motivação diminuir justamente por estar com garotos ao lado e, como jogador com mais nome, ao lado de Kleber Gladiador, precisava servir de exemplo.

A lesão que o tira de ação ocorreu em um choque com o goleiro Tiago, atualmente terceiro reserva, em um treino antes da derrota para a Chapecoense. Seu retorno está previsto apenas para o final de novembro.




VEJA TAMBÉM
- Pressão da Direção do Grêmio para Decidir Futuro de Renato
- Jovem promessa da base do Grêmio se destaca nos treinos com elenco profissional
- Arthur rejeita Grêmio e Palmeiras e busca sucesso na Europa.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/10/2024















22/10/2024