1Win

Grêmio tem desafio de 'matar' jogo cedo para 'se poupar' em maratona

Em meio a série de partidas, Tricolor tem como cenário ideal abrir o placar no início contra o Avaí, feito não alcançado na Arena desde a vitória por 3 a 1 sobre o Timão


Fonte: GloboEsporte

Grêmio tem desafio de matar jogo cedo para se poupar em maratona
Grêmio quer imprimir início fulminante por descanso em meio a maratona de jogos (Foto: Diego Guichard)

Não se espante com um Grêmio efusivo, disposto a sufocar o Avaí desde os minutos iniciais neste sábado, às 21h, na Arena pela 28ª rodada do Brasileirão, mesmo que já esteja na reta final de uma árdua maratona de 17 partidas em 55 dias. A estratégia faz parte do cenário ideal traçado pelo Tricolor justamente para preservar seus atletas em meio ao calendário atribulado. A ordem matar o jogo cedo e resolver o placar o quanto antes, para diminuir o ritmo dentro de campo e até poupar os jogadores mais desgastados. Um desafio, considerado o histórico da equipe de Roger Machado no Nacional. Ainda menos frequente em seus domínios.

É preciso voltar à primeira partida do treinador no comando do time diante da torcida para resgatar as memórias da única vez em que o Grêmio balançou as redes nos primeiros 15 minutos de partida na Arena. Foi na 4ª rodada, diante do líder, Corinthians, e logo em dose dupla. Giuliano, aos dois, e Marcelo Oliveira, aos quatro, abriram 2 a 0 logo nos minutos iniciais. O Timão descontou com Mendoza, mas Luan deu números finais ao triunfo por 3 a 1.

Desde então, o Tricolor anotou outros quatro tentos nos primeiros instantes de jogo, para um total de seis gols "relâmpago" - ou seja, um sexto (ou 16,6%) dos 36 construídos pela equipe com Roger no Brasileirão. Todos estes fora de casa.

Inclusive, contra o Avaí, rival deste sábado, no encontro entre as duas equipes na Ressacada, pelo primeiro turno. O Tricolor saiu com triunfo por 2 a 1. Pedro Rocha anotou o gol mais rápido do Brasileirão a 36 segundos de jogo e Luan, aos nove, ampliou para 2 a 0.

- O Avaí teve a semana inteira para trabalhar, logo teve uma parada. Então é o momento de dar tudo, para depois recondicionar a galera - admite o goleiro Marcelo Grohe.



A promessa de "tanque cheio" nos minutos iniciais encontra respaldo no cronograma delineado pelo Tricolor para minimizar as baixas em meio à maratona de jogos iniciada em 9 de agosto, com o 5 a 0 no Gre-Nal da Arena. Serão 17 jogos em 55 dias até o confronto com o Cruzeiro, em 4 de outubro, às 16h, pela 30ª rodada do Brasileirão.

O clube percorreu até aqui 14 das partidas previstas com a estratégia de monitorar eventuais lesões a partir do oitavo jogo consecutivo e , sempre que possível, poupar os atletas entre a 10ª e a 11ª partida seguida seguida com a camisa do clube. O plano foi cumprido com Giuliano, por exemplo, que folgou na derrota por 3 a 2 para o Palmeiras, após 11 jogos seguidos. Galhardo era outro que precisava de descanso e acabou fora do confronto com o Verdão por dores no adutor da coxa direita.


Tabela Grêmio maratona 14 jogos (Foto: Reprodução)

Do "top-3" dos atletas que estão no limite pelo Grêmio o principal é Marcelo Oliveira. O lateral-esquerdo atuou nas 14 partidas da maratona até aqui sem ser substituído. Ganhará o merecido descanso neste sábado, ao cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

- Vamos avaliando jogo a jogo até o final dessa tabela de jogos. Quem estiver à disposição vai para o jogo. A gente tem alguns jogadores que viemos monitorando em uma sequência maior de jogos. Não podemos precisar quem está realmente no limite. A gente vem conseguindo prevenir algum tipo de lesão que possa ter. Tem alguns jogadores que vêm com uma sequência com mais de 10 jogos, que a gente utiliza. O Marcelo Oliveira nos preocupava. Já vai estar fora. Vamos conseguir recuperá-lo - avalia o preparador físico Rogério Dias, o Rogerinho.

O plano traçado para minimizar os problemas médicos não conseguiu, porém, livrar o elenco gremista de baixas por lesão. Além de Galhardo, Pedro Geromel (lesão muscular), Maicon (lesão muscular), Marcelo Grohe (torcicolo) e Fernandinho (contratura muscular) já foram desfalques de Roger Machado nos últimos 14 jogos.

Em uma projeção já para o confronto com o Fluminense, às 22h da próxima quarta-feira, na Arena, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, Roger assegura sua equipe com "tanque cheio". Para isso, irá priorizar o descanso e conta com o grupo de jogadores "inteligentes".

- Tenho que priorizar o descanso, e o melhor de tudo isso é que eu tenho jogadores inteligentes que sabem compreender muito com o feedback diferente no jogo do treino. No fim de semana tem jogo. No outro meio de semana é a decisão. Vamos estar de tanque cheio, sem dúvidas - assegura o treinador.

O Grêmio se reapresenta nesta sexta-feira à tarde, no CT Luiz Carvalho. No sábado, ás 21h, encara o Avaí na Arena, pela 28ª rodada do Brasileirão.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/5/2024




4/5/2024