1Win

Grêmio usa Luan de exemplo e traça "plano de carreira" a joia de 16 anos

Artilheiro do Grêmio em 2015 com 15 gols em 44 jogos, camisa 7 é principal "case" apontado pelo coordenador Júnior Chávare da lapidação na base do clube


Fonte: Globo Esporte

Grêmio usa Luan de exemplo e traça plano de carreira a joia de 16 anos
Lincoln terá plano semelhante ao de Luan (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)

Basta olhar para os 15 gols anotados por Luan em 44 jogos para ter noção clara de seu papel no Grêmio em 2015: o jovem de 22 anos é o protagonista da equipe na temporada. O desempenho já rendeu o elogio de "jogador impressionante" de Roger Machado e é fruto da lapidação iniciada em sua chegada ao clube, em 2013, nas categorias de base. Autor de dois tentos no revés para o Palmeiras no sábado, por 3 a 2, o jogador é exemplo de sucesso do trabalho, que é seguido por outra joia tricolor: o meia Lincoln.

O brilho de Luan explica ainda a volta de Júnior Chávare à coordenação das categorias de base do Grêmio. Após quase 10 meses no São Paulo, o profissional foi apresentado pelo clube na última sexta-feira. Buscado pela primeira vez durante a gestão Fábio Koff, foi o responsável por captar ainda talentos como os de Walace e de Pedro Rocha. O camisa 7, porém, é o maior "case" do trabalho realizado por ele para cultivar as promessas do Tricolor.

- O Luan é um case de que podemos falar a todo momento. Quando chegou em 2013, estava no último ano do sub-20. Ficou entre fevereiro e agosto sem participar de uma partida. Foi designado o Lapidar para ele, com trabalhos físicos, conceitos táticos. A partir de agosto, foi para campo para jogar alguns meses no Brasileiro da categoria e em 2014 pudesse participar de ações no profissional ou ser emprestado e começar um ciclo mais direto em 2014. Ele queimou etapas. Para nós, é muito importante. Em todas as entrevistas, ele fala da diferença que foi ser preparado no Grêmio. Ele está pronto e tem seu mercado estabelecido mundialmente falando - avalia Chávare.

Com Luan consolidado como protagonista no profissional, a principal joia lapidada na base gremista é o meia Lincoln. Após receber oportunidades com Felipão e até anotar seu primeiro gol como profissional, o garoto de 16 anos integra a equipe de transição do Grêmio, uma espécie de time B. Sinal de que desapontou em sua experiência no primeiro semestre?

Nada disso. Apenas parte de um "plano de carreira" delineado por Chávare, em 2013, para o jovem não queimar etapas em seu desenvolvimento até ser lapidado para deslanchar na equipe principal.

- Quando cheguei, em 2013, todos apontavam ao Lincoln com uma qualidade acima da média. Ele tinha alguns defeitos típicos da idade, características a ser aprimoradas. Fizemos um trabalho entre 2013 e 2014, inclusive, mudando o Lincoln de posição. Fazendo jogar em posições diferentes, para ter amplitude.

Desde 2013, realizamos um plano de carreira para o Lincoln. Principalmente na questão tática e técnica. Sempre se mostrou participativo e entregue a isso. Na evolução natural, pelo que já apresenta, sabemos claramente a importância que tem na sua categoria. Vai tratar ele com um projeto de aprimoramento, como os demais atletas recebem. A partir do destaque individual, cada um vai recebendo a dosagem necessária - afirma o coordenador.

Júnior Chávare retornou ao clube após passagem pelo São Paulo (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

Além do sucesso com a gremista, Luan e Lincoln comprovam o sucesso do trabalho de lapidação no clube com suas convocações para a Seleção. Recentemente, o atacante foi chamado por Dunga para integrar a equipe olímpica, em amistoso contra a França. Já o meia foi campeão como capitão do time sub-17 do torneio Suwon International Cup, na Coreia do Sul.

Lapidação à parte, o Tricolor também projeta, com o retorno de Chávare, uma ampliação na estrutura dada para as categorias inferiores no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, onde todas as equipes gremistas fazem o seu dia a dia.
Chávare foi recontratado cerca de 10 meses depois de sair do Grêmio. Foi buscado no início da gestão de Fábio Koff, quando foi o responsável por captar os atacantes Pedro Rocha e Luan e o volante Walace, ambos já em fase final de formação. A captação de jogadores quase prontos irá continuar. O dirigente também irá se inteirar sobre o grupo de transição, algo que, segundo ele,já era conversado no tempo que estava no clube.


VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

4/5/2024















3/5/2024