O Grêmio como agente de transformação social


Fonte: ESPN

O Grêmio como agente de transformação social
Projeto do Grêmio visa inclusão social e atividades culturais nos três bairros do entorno da Arena

O futebol, se usado de forma inteligente, tem a capacidade de mudar realidades. O esporte é um dos agentes de transformação social mais importantes do mundo. Tendo em vista esta mentalidade, o Grêmio lançou o projeto “Comunidade Tri”, cujo objetivo é integrar ainda mais a comunidade ao dia a dia do clube e ajudar na melhoria da qualidade de vida dos três bairros no entorno da Arena: Humaitá, Farrapos e Navegantes.


A iniciativa do Tricolor é fruto de parceria com a prefeitura e líderes comunitários. Ajardinamento, remoção de focos de lixo, regularização de comércios, reforço de sinalização, plantio, entre outros, serão frutos colhidos pelos moradores. Algo que já está acontece é o Grêmio ceder profissionais que trabalham nas equipes de Formação de Atletas para desenvolver atividades junto às escolinhas de futebol da comunidade.


A cota social para ingresso das famílias da Comunidade TRI em jogos da Arena, com a garantia de um percentual de crianças da região na entrada com os jogadores em campo, começa a funcionar a partir da partida entre Grêmio x Avaí, no dia 26/09. O Imortal já ajudou na transformação do bairro Moinhos de Vento, com a Baixada, depois foi a vez da Azenha com o Olímpico. E agora estes três bairros com a Arena.


Atitudes como esta orgulham o torcedor gremista e mostram que a grandeza do clube pode ser benéfica e capaz de gerar transformações também longe das quatro linhas. “O Grêmio se torna impulsionador de uma atividade comunitária de ações sociais e de emblematização do bairro. A iniciativa também tem o intuito de criar fatos econômicos novos que possam gerar cada vez mais empregos, além de simbolizar em Porto Alegre um bairro que está efetivamente vinculado a um projeto de Clube”, afirmou o presidente Romildo Bolzan durante o lançamento do projeto.


Além desta inclusão social, o clube também quer transformar o entorno da Arena em um bairro Tricolor. Os cordões das calçadas serão pintados com as cores do Grêmio, assim como as casas, obviamente com a aprovação dos moradores. As paradas de ônibus perto do estádio terão cadeiras do Olímpico. O ambiente será Imortal dentro e fora da casa gremista. O Grêmio vai abraçar ainda mais a comunidade e a comunidade vai abraçar ainda mais o Grêmio. Aguardemos os próximos capítulos.


Ações do Grêmio para a comunidade:


— Cota para crianças entrarem em campo com os jogadores.
— Ingresso social, para que as famílias cadastradas possam frequentar com mais regularidade a Arena.
— Utilização de mão de obra local na força de trabalho temporário na operação em dias de partidas.
— Segundo turno escolar com o controle do IGT (Instituto Geração Tricolor).
— Aumento da participação de jovens da região em escolinhas de futebol comunitárias comandadas por profissionais das categorias de base do Grêmio, com a chance de testes para o clube.
— Capacitação do pessoal das comunidades do entorno e finalização de um pavilhão de reciclagem para que parte do lixo produzido na Arena se transforme em fonte de renda para o público dos três bairros.
— Organização de centros culturais para artistas da comunidade.
— Parceria com uma indústria de tintas para a revitalização e pintura das casas do bairro, além de limpeza das vias e melhoria da iluminação em conjunto com a prefeitura da capital gaúcha.

VEJA TAMBÉM
- Desfalques de Dodi e Diego Costa no Grêmio para duelo com Atlético-GO.
- Danrlei deve apoiar Caleffi em eleições do Grêmio, afirma repórter
- Grêmio dispensou 2º melhor driblador mundial em negociação controversa.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

22/10/2024









21/10/2024