Os números do Grêmio no primeiro turno do Brasileirão

Equipe de Roger tem 36 pontos e está em terceiro lugar na tabela


Fonte: Diário Gaúcho

Os números do Grêmio no primeiro turno do Brasileirão
Luan é o artilheiro do Grêmio no Brasileirão, com cinco gols
Foto: Diego Vara / Agencia RBS


A ótima campanha do Grêmio no Brasileirão, terceiro lugar com 36 pontos, se explica, em grande parte, pelo aproveitamento de 86,6% dentro da Arena. Melhor mandante até aqui, a equipe de Roger Machado está invicta dentro de casa: venceu oito jogos e empatou dois.


Também é o quinto melhor visitante, com 10 pontos somados em 9 jogos. Além disso, tem no atacante Luan seu principal jogador no primeiro turno. O garoto não só é o artilheiro da equipe, com 5 gols, mas também é quem mais finaliza, dribla e sofre faltas. Também se destacam Maicon, como melhor passador do time, e Giuliano, que é quem mais dá assistência para gol.



Veja abaixo um panorama do rendimento do Grêmio neste Brasileirão:

Contra o G-4
A boa campanha do Grêmio no Brasileirão também se explica pelo aproveitamento de 66,6% no confronto com seus companheiros de G-4. Frente ao líder Corinthians, vitória por 3 a 1 na Arena. Contra o Atlético-MG, também somou três pontos: 2 a 0 no Mineirão. A única derrota ocorreu contra o Fluminense: 1 a 0 no Maracanã.

Contra o Z-4
O Grêmio perdeu mais pontos para os adversários do Z-4 do que para o G-4. Em quatro jogos, 58,3% de aproveitamento (2 vitórias, 1 empate e 1 derrota). Bateu o Joinville e o Vasco, na Arena, por 2 a 0, empatou com o Goiás, no Serra Dourada, em 1 a 1, e perdeu para o Coritiba, no Couto Pereira por 2 a 0.

Rota da América
Com 36 pontos somados, o Grêmio precisa de uma campanha semelhante no segundo turno para garantir vaga no G-4. Em comparação com o quarto colocado de 2014, o Corinthians, que terminou o campeonato com 69 pontos, o time de Roger Machado teria de somar mais 33 para disputar a Libertadores em 2016.

O grupo de Roger
Ao todo, o Grêmio já utilizou 31 jogadores neste Brasileirão. O quarteto que mais atuou foi Luan, Pedro Rocha, Maicon e Giuliano, com 18 partidas cada. Outro quarteto só entrou em campo uma vez: William Schuster, Rafael Thyere, Araujo e Moisés. Entre os que não jogaram estão: Bruno Grassi (opção técnica), Bressan (recém voltou do Flamengo) e Ramiro (lesionado).

Ataque e defesa
O Grêmio tem o quarto melhor ataque do Brasileirão, com 29 gols marcados _ atrás apenas de Sport, Palmeiras e Atlético-MG.A defesa também é uma das mais efetivas ao final deste primeiro turno. Ao lado do Cruzeiro, é a terceira menos vazada, 17 gols sofridos - superada somente por Goiás e Corinthians.

Goleadas
O 5 a 0 no Gre-Nal foi, de longe, o melhor resultado do Grêmio neste Brasileirão. Mas nas 11 vitórias do time de Roger Machado no primeiro turno, os placares que mais se repetiram foram 1 a 0 (Figueirense, Palmeiras e Cruzeiro) e 2 a 1 (Atlético-PR, Avaí e Joinville). Além disso, o 3 a 1 (Corinthians e Santos) e o 2 a 0 (Vasco e Atlético-MG) se repetiram duas vezes.

Luan goleador
Quem mais busca o chute a gol no Grêmio é Luan. Das 47 tentativas, o garoto acertou 20. No campeonato, é o quarto jogador que mais acerta finalizações. Não à toa, é também o goleador da equipe no Brasileirão, com cinco gols. Logo atrás de Luan, estão Pedro Rocha e Giuliano, com quatro gols, dividem a vice-artilharia.

Luan caçado
O jogador que mais sofre faltas neste Brasileirão é Luan. O garoto do Grêmio foi derrubado pelos adversários em 63 vezes, superando, inclusive, o ex-gremista Dudu, agora do Palmeiras. Por outro lado, o gremista que mais comete faltas é Walace, 30 vezes. Ao lado de Willians, do Cruzeiro, o volante é quem mais recebeu cartões amarelos: 9.

Fator Maicon
Ninguém passa melhor no Grêmio do que o capitão Maicon. O volante, que herdou a braçadeira após a venda de Rhodolfo ao futebol turco, acertou 1015 dos 1080 passes que tentou. Ou seja: efetividade de 94%. No Brasileirão, fica atrás apenas de Rafael Carioca, do Atlético-MG, que acertou 1038 passes.

Na banheira
O atacante Pedro Rocha é o rei do impedimento no Grêmio. O garoto deu trabalho aos bandeirinhas em 15 oportunidades neste Brasileirão. É o terceiro que mais ficou na banheira no campeonato, atrás apenas de Everton, do Flamengo, e Clayton, do Figueirense, com 16 impedimentos cada.

Maior x menor público
O maior público do Grêmio na Arena neste Brasileirão ocorreu na goleada por 5 a 0 no clássico Gre-Nal, quando o estádio recebeu 46.010 torcedores. O menor foi em Grêmio x Figueirense, o primeiro jogo após a saída de Felipão, em que 9.743 pessoas acompanharam a vitória por 1 a 0 do time treinado pelo interino James Freitas.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio negocia com Rodrigo Caio e está próximo de acordo
- Presidente do Grêmio comenta escolha do Couto Pereira e atualiza situações no clube.
- Presidente do Grêmio fala sobre escolha do Couto Pereira e atualizações no clube.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/5/2024





24/5/2024