1Win

'Obra de arte' do Grêmio nasceu em treinos de Roger;

Gols de contra-ataque em cima do Atlético-MG foi arquitetado em trabalho de quarta


Fonte: GloboEsporte

Obra de arte do Grêmio nasceu em treinos de Roger;
Roger dá as orientações e mostra movimentação (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Os dois gols marcados pelo Grêmio no Atlético-MG, no Mineirão, na noite desta quinta-feira, chamaram a atenção mundialmente, receberam elogios de pessoas dentro do futebol, por exemplo o centroavante Alan Kardec, do São Paulo, e dominaram os debates no país. Os contra-ataques foram arquitetados um dia antes da vitória sobre os mineiros, no CT Luiz Carvalho, em um trabalho comandado pelo técnico Roger, que pensou cada detalhe do lance

Os gols de Douglas e Giuliano foram chamados de "obra de arte" pelo Diário Olé, da Argentina. Além deste veículo, o jornal Record, de Portugal, e a rede CNN, foram outros daqueles que repercutiran os dois contra-ataques que deram a vitória ao Galo nesta quinta-feira. Não foi só na imprensa estrangeira, porém, que os gols foram elogiados. O centroavante Alan Kardec, que se recupera de lesão no São Paulo, usou sua conta no Twitter para bater palmas e valorizar a jogada do Grêmio.

Foram dois tipos de exercício comandados pelo treinador para conseguir chegar ao gol. A figura central de todo o processo é Douglas. Primeiro, Roger montou uma saída de bola com troca de posições entre os zagueiros, laterais e volantes. Os meio-campistas recebiam a bola abertos, como laterais, e acionavam os extremos. A sequência do lance ocorria nos pés do camisa 10, que fazia um deslocamento curto para fugir da marcação e dava o passe para o extremo do lado oposto ao que a jogada foi iniciada.

Depois, também trabalhou uma alternativa. O volante, fosse Maicon ou Walace, aprofundava entre os zagueiros Erazo e Geromel, que abriam como laterais e empurravam Galhardo e Marcelo Oliveira para frente. Depois de troca de passes com zagueiros e laterais, a bola chegava até o outro volante, para que o lançamento longo para o extremo fosse feito. Na sequência, Pedro Rocha e Giuliano precisavam cruzar de primeira para o meio da área, onde apareciam dois atletas para finalizar, que se revezavam.

- O que a gente vem fazendo é em cima de treinamentos, de conversa do Roger. Conseguimos colocar isso nos jogos. Ficamos felizes por isso, pelo Roger também, que vem com esse método novo. É importante, acho que vai virando um mecanismo e automaticamente você faz a jogada. Sabe que o companheiro vai estar lá, não precisa nem olhar. O Roger trabalha exaustivamente, às vezes estamos com a perna pesada e ele insiste - avaliou Douglas.

Os dois gols tiveram elementos do que foi trabalhado por Roger, principalmente com a movimentação de Douglas pela faixa central e seu passe em diagonal, às costas da zaga, para os jogadores mais abertos, casos de Giuliano e Pedro Rocha.


Alan Kardec posta sobre gol do Grêmio (Foto: Reprodução)


- A gente fica satisfeito, feliz. Na verdade, na véspera do jogo não foi à exaustão, mas foi em um volume adequado. Se não consegue fazer um volume alto, faz de forma mais tranquila. Tudo o que você treina vai para o jogo. Hoje fiquei satisfeito com o que eu vi - comentou o técnico Roger.
Algo comum no dia a dia também é um trabalho feito de saída de bola sob pressão. Os jogadores precisam tocar a bola pelo menos cinco vezes e nas duas laterais do campo antes de acionar algum jogador do sistema ofensivo. Esse elemento também esteve presente nos gols no Mineirão.

Os dois gols deram a vitória para o Tricolor, que permaneceu como terceiro colocado no Brasileirão, com 33 pontos, quatro abaixo do Corinthians, atual líder da competição, e três atrás do Galo, superado nesta quinta. O time de Roger não vencia há três jogos atuando fora da Arena.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

6/5/2024







5/5/2024