Goleada consagra Luan, dá nova vida a renegados e confirma

GloboEsporte.com aponta os rescaldos positivos da goleada histórica por 5 a 0 sobre o Inter no Gre-Nal deste domingo, na Arena, pela 17ª rodada do Brasileirão


Fonte: Globo Esporte

Goleada consagra Luan, dá nova vida a renegados e confirma
Grêmio contabiliza acertos após 5 a 0 no Gre-Nal
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)


Os 5 a 0 aplicados pelo Grêmio sobre o Inter, no último domingo, na Arena, devem habitar por muito tempo as lembranças dos gremistas, a ponto de ecoar como uma goleada histórica na rivalidade Gre-Nal. Para o tricolor, porém, os efeitos do triunfo marcante têm reflexos mais diretos na confiança do Tricolor para a sequência do Brasileirão. E mais do que isso.

Servem para reforçar as afirmações e confirmar ressurgimentos de peças importantes do elenco comandado por Roger Machado.

O principal exemplo disso é Luan. Após anotar dois gols neste domingo, se consolidou como principal artilheiro da equipe e como personagem decisivo dos clássicos. Outros, menos badalados, como Erazo, Edinho e Fernandinho, firmaram seus retornos, após desconfiança e ostracismo, com boas atuações e, inclusive, gol. De quebra, o triunfo deste domingo, após três jogos sem vitórias, reitera a força caseira da Arena e recoloca a equipe no G-4 do Brasileirão. O Tricolor subiu cinco posições. É terceiro, com 30 pontos. Colocação que desenha um desafio á vida da equipe na próxima rodada: tentar se manter entre os primeiros colocados no embate com o líder, Atlético-MG, nesta quinta-feira, às 21h, no Mineirão, pela 18ª rodada.

- É a confirmação de um projeto, de uma atitude de uma direção, de uma atitude de um departamento de futebol, de uma comissão técnica, de jogadores que buscam exatamente isso. Quero dizer para a torcida que estamos no caminho certo. Nós não concluímos o primeiro turno, tivemos um grande resultado contra um adversário tradicional, mas precisamos realizar um bom resultado vir de lá (Belo Horizonte) com um ponto. Depois fazer um bom triunfo em casa para encerrar o primeiro turno com 34 ou 36 pontos. - avalia o presidente Romildo Bolzan.

Confira abaixo cinco reflexos da goleada histórica:

LUAN "IMPRESSIONANTE"

Os números da temporada já credenciavam Luan ao posto de principal referência técnica do Grêmio de Roger Machado. O clássico serviu ainda para consolidá-lo como principal goleador da equipe. Melhor em campo, o camisa 7 anotou dois dos cinco gols da goleada deste domingo e assumiu a artilharia isolada do Tricolor em 2015 - tem 10 tentos contra nove de Giuliano e oito de Pedro Rocha. De quebra, respaldou de vez o status de "homem Gre-Nal" da história recente gremista.

Luan também havia sido decisivo no triunfo por 4 a 1 no clássico do segundo turno do ano passado, quando anotou o primeiro gol e deu o passe para o segundo, de Ramiro - Alan Ruiz, duas vezes, completou o placar, e Rafael Moura descontou para o Inter. Tanto protagonismo levou o técnico Roger Machado a se render ao talento da joia após a goleada.

- É importante ter categoria de base estruturada para que quando precisar buscar um jovem, ele venha preparado. Está acontecendo com jovens que são importantes na nossa equipe. Entre eles, o Luan. É um jogador impressionante. Com uma qualidade acima da média e que mantém regularidade durante os jogos. Por vezes, converso com ele, algum outro detalhe que precisa corrigir. Vem evoluindo diariamente - elogiou o técnico Roger Machado.

Luan consolidou-se como protagonista em Gre-Nais (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

RESGATE A RENEGADOS

Roger Machado assumiu o comando do Grêmio, em 26 de maio, com o desafio de passar confiança aos jogadores para resgatar os ânimos de um elenco desacreditado pela perda do Gauchão para o maior rival.

Fez mais do que isso. Buscou em jogadores renegados pelo treinador anterior, Felipão, peças importantes para reforçar o grupo para a sequência da temporada. Casos de Fernandinho e Edinho. Fora dos planos de Scolari no começo do ano, ambos tiveram destaque no Gre-Nal deste domingo

Após ser emprestado ao Hellas Verona em janeiro e retornar com status de reforço para o segundo semestre, o atacante findou diante do Inter uma seca de gols que já durava mais de um ano e três meses.

Fernandinho ingressou na equipe aos 30 da segunda etapa. Anotou o quarto gol e construiu a jogada do quinto, marcado por Réver, contra. A última vez que havia balançado as redes antes deste domingo foi em 1º de maio do ano passado, no empate em 1 a 1 do Atlético-MG com o Atlético Nacional, pela Libertadores. Desde então, disputou 29 jogos.

Edinho, por sua vez, foi escalado para a vaga de Walace, suspenso após expulsão contra o Fluminense. Foi tão efetivo quanto o titular ao guardar a defesa. Teve quatro desarmes, duas roubadas de bola, acertou 21 passes e errou apenas um. Saiu de campo em êxtase após o triunfo, em um cenário bastante distinto do vivido no início do ano.

Preterido por Felipão, o volante permaneceu seis meses treinando em grupo separado até ser reintegrado, no começo de junho.

Fernandinho voltou a marcar após mais de um ano de seca (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

FORÇA DA ARENA

O triunfo histórico deste domingo, construído diante de 46.010 torcedores, também surge para consolidar a força da Arena como caldeirão do Grêmio no Brasileirão. Invicto em casa na competição, o Tricolor é dono da melhor campanha como mandante pelo Nacional, ao lado do Sport. São, ao todo, sete vitórias e dois empates em nove jogos - aproveitamento de 87%.

Com Roger Machado, o retrospecto é ainda melhor, nas sete partidas disputadas no estádio pelo campeonato. São seis triunfos e um empate. A equipe somou 90% dos pontos dentro da Arena. A presença da torcida, inclusive, é assunto recorrente a cada entrevista do comandante. Não foi diferente após os 5 a 0 sobre o maior rival.

- Vencendo o clássico com o placar que foi, da forma que construímos a vitória, me deixa envaidecido, feliz. Mas tenho muito respeito pelo Inter e sei que foi um jogo atípico. Vencer é sempre importante. Do ponto de vista do campeonato, vale os mesmos três pontos. Vencer com a casa cheia, da forma que fizemos gera um elemento importante. Quero que tenha mais de 40 mil pessoas no estádio. Para isso, as vitórias são muito importantes - afirma o treinador.

Torcida compareceu em peso ao Gre-Nal deste domingo (Foto: Lucas Uebel/ Divulgação Grêmio)

CONFIANÇA RETOMADA

O momento do rival era, de fato, mais conturbado, diante da demissão do técnico Diego Aguire às vésperas do clássico. Mas o Grêmio também chegou ao Gre-Nal sob ares de certa desconfiança por parte da torcida pela série negativa amealhada no Brasileirão. Eram três jogos em sequência sem conhecer vitórias: derrotas para Flamengo e Fluminense e empate contra o Sport. Tudo suplantado pela goleada histórica deste domingo.

Tomado de confiança pela vitória, o presidente Romildo Bolzan projetou um empate e uma vitória nos próximos dois jogos - Atlético-MG (fora) e Joinville (casa) - para encerrar o turno com 36 pontos. O discurso de Roger Machado, apesar de menos eufórico, adotou postura semelhante. É possível, a partir da moral atribuída pelo clássico, brigar por "algo grande" na sequência do ano.

- Após a rodada passada, ouvi algumas coisas que diziam que o Grêmio tivesse alcançado seu limite. Com uma vitória como essa, a confiança retorna. Volta a se falar da possibilidade de algo maior.

Precisamos analisar com muita serenidade. Nem tão eufórico na vitória, nem tão triste na derrota. Virando o turno dentro do G-4, você passa metade do caminho em uma boa posição. Minha equipe é jovem e vai oscilar na competição, mas esses resultados começam a fortalecer na questão da confiança. Não posso dizer qual o nosso limite, mas os jovens deram um passo à frente para pensar em algo grande lá na frente - avalia o treinador.

Roger Machado vê grupo com mais confiança para a sequência do ano (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

VOLTA DE ERAZO

A tarefa de Erazo não era das mais fáceis. Precisava superar a desconfiança da torcida, por erros como o gol contra anotado na segunda rodada, diante do Coritiba, para substituir Rhodolfo na zaga, ao lado de Pedro Geromel. E o equatoriano, que se transferiu ao Tricolor para apagar a passagem negativa pelo Flamengo, em 2014, parece cada vez mais preparado para cumprir seu objetivo, ao ocupar a vaga do ex-capitão, que se transferiu ao Besiktas, da Turquia.

A atuação no Gre-Nal, a propósito, consolida o bom momento vivido pelo zagueiro desde que ingressou na equipe. O clássico foi sua quinta partida como titular do Grêmio. Também foi sua melhor atuação com a camisa gremista. Além de não deixar que os colorados levassem perigo à meta de Grohe, o defensor foi decisivo ao desarmar Lisandro López e dar o passe para o segundo gol da equipe, anotado por Luan.

Erazo teve boa atuação no Gre-Nal deste domingo (Foto: Lucas Uebel/ Divulgação Grêmio)

VEJA TAMBÉM
- A arrogância e cegueira de Renato Portaluppi ou seu histórico de títulos e reviravoltas no Grêmio?
- DE SAÍDA? Saídas de Renato Portaluppi e Antônio Brum pode abalar estrutura do Grêmio
- Inter recebe provocações de Renato após derrota do Grêmio no clássico grenal






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/10/2024