De 'efeito Aguirre'a Grêmio favorito, Gre-Nal 407 na visão de especialistas

Veja as opiniões dos comentaristas Lédio Carmona e André Rizek, do SportTV, e Maurício Saraiva e Diogo Olivier, da RBS TV, para o clássico deste domingo


Fonte: GE

De efeito Aguirrea Grêmio favorito, Gre-Nal 407 na visão de especialistas
Se o ambiente acirrado, costumeiro da rivalidade Gre-Nal, já abre caminho para discussões e análises, o clássico deste domingo, às 18h30, na Arena, pela 17ª rodada do Brasileirão, tem ainda mais motivos para comentários. De um lado, o Grêmio busca o triunfo, após três jogos sem vencer. Do outro, o Inter agrupa forças para sair de momento conturbado, depois da demissão de Diego Aguirre - irá a campo sob o comando do interino Odair Hellmann.

Afinal, a queda do uruguaio terá impacto direto no confronto? Quem é o favorito? E quem pode decidir? Cenário fértil para os pitacos dos comentaristas convidados pelo GloboEsporte.com para avaliar. André Rizek e Lédio Carmona, comentaristas do SporTV, e Maurício Saraiva e Diogo Olivier, analistas da RBS TV, dão seus palpites para o Gre-Nal 407.

Confira as opiniões abaixo:



Favorito: pelas circunstâncias e pela campanha, o Grêmio. Tem um time mais ajustado, tem técnico, o Roger, que sabe o que quer e tem o time na palma da mão. A equipe fez jogos interessantes até fora de casa, mesmo com as últimas derrotas. Tem ainda a seu favor o mando de campo. Tudo conspira a favor do Grêmio.

Impacto da queda de Aguirre: sinceramente, apesar de estar em um momento muito ruim, o Aguirre se perdeu quando começou a ter que dividir o Brasileiro com a Libertadores. Não entendeu que Gauchão e Brasileirão não é a mesma coisa. A equipe perdeu a embocadura. Mesmo assim, ele era o treinador, tinha o comando. Ele conhecia as características. Interino é solução de improviso. Pode piorar o Inter e deixa o grêmio mais confiante. Mais firme em seu favoritismo. O Grêmio está isolado disso, dá mais confiança, mais conforto.

Quem pode decidir: no Grêmio, o Giuliano, que tem feito bons jogos e está a fim de recuperar o tempo perdido, pode ser decisivo, pela qualidade técnica. No Inter, espero ver o Lisandro López europeu, que fazia gols pelo Lyon, pelo Porto. Aposto minhas fichas no Lisandro. Eu ainda aguardo que ele decida para o Inter.

Ponto forte: no Grêmio, é o conjunto e a organização tática, características vistas em poucos times no Brasil. No Inter, se destaca a qualidade técnica. Individualmente, os jogadores têm muita qualidade para decidir.

Ponto fraco: no Grêmio, falta contundência ao ataque. Um jogador com mais fome de gol, que seja artilheiro nato. Pode ser o Bobô, mas até agora o Grêmio não tem. No Inter, é a lentidão. A idade pesa em alguns setores e há ainda uma certa soberba em momentos decisivos.



Favorito: Gre-Nal é o jogo mais difícil do Brasil de analisar o favorito, embora no Gauchão, o Inter tenha ganho, tenha prevalecido a lógica. Agora, inverteu. Quem está melhor é o Grêmio. Um cenário inimaginável no começo da temporada. Ver o Grêmio melhor que o Inter. É um jogo em casa, o Grêmio é melhor. Em tese, é o favorito.

Impacto da queda de Aguirre: no Grêmio, não impacta em nada. No Inter, pelo que vi das palavras do Vitorio Piffero, é bem aquele resumo de por que o técnico é demitido: não deu o resultado que eles esperavam. Trocam para ver o que vai acontecer. Não é por que tem convicção. Mexeram para ver no que ia dar. É difícil avaliar o que vai dar. Foi para isso. Para tentar dar um fato novo ao Gre-Nal. O Inter vinha muito mal. Os dois empates em 0 a 0 eram muito ruins. É difícil de prever, mas para a diretoria do Inter está cômodo. Se ganhar, deu certo. Se perder, o Inter só vai continuar mal.

Quem pode decidir: o Giuliano demorou para engrenar no Grêmio e está jogando bem, acho que nada melhor para ele do que um bom Gre-Nal. Ser um cara de Gre-Nal para ter uma afirmação mais forte. É muito bom jogador. No Inter, o Valdívia, porque é o cara que aparece, além de ter a bola. Não sente muito. É um cara para cima. No Inter, é em quem eu aposto mais.

Ponto forte: no Grêmio, é a intensidade do time. A equipe, com o Felipão, esperava muito o adversário. Era um time muito passivo, o time do Roger é um time mais intenso, faz marcação pressão, incomoda mais o adversário. O Inter não tem ponto forte, eu achava que o ponto forte do Inter era o Rodízio do Aguirre, e ele acabou caindo. A arma o Inter está procurando. Mas o goleiro é o ponto forte. O Alisson está pegando até pensamento.

Ponto fraco: no Inter, é o estado anímico do time. O Inter finalizar menos que a Chapecoense em um jogo no Beira-Rio é algo muito grave. O ponto fraco é o estado anímico. No Grêmio, é o favoritismo. Esse time se destacou quando não era favorito. Quando ninguém dava bola. Sendo favorito, é outra conversa.



Favorito: Se há um favorito, é o Grêmio, antes estritamente pelo fator local, já que a Arena foi palco do 4 a 1 gremista, no Brasileirão do ano passado. Tecnicamente, ambos são imprevisíveis no momento. Agrega a isso, o fator técnico, com a volta de Giuliano e de Marcelo Grohe, e a estabilidade. O momento do Inter virou uma bagunça.

Impacto da queda de Aguirre: o impacto é que o Gre-Nal perde normalidade depois do que o presidente do Internacional fez. Deu uma pancada jogando tudo para cima, mas não tem nenhuma garantia de que isso seja positivo Para o Grêmio, o risco é justamente esse. O Inter é um grande ponto de interrogação. O Grêmio tem um padrão de jogo. O Inter ninguém sabe como que está. Passa a ser risco.

Quem pode decidir: no Grêmio, o improvisador é Luan. Pedro Rocha tem feito gols, Douglas gosta de jogo grande. No Inter, D'Alessandro é sempre o primeiro nome a citar, mas Valdívia também tem boa capacidade de resolução.

Ponto forte: no Inter, é a qualidade individual do meio para a frente. No grêmio, é a organização proporcionada por Roger Machado, especialmente defensiva.

Ponto Fraco: no Grêmio, faltam peças de reposição que mantenham bom nível de qualidade no time. No Inter, preparo físico deficiente sem condição de recuperação a curto prazo.



Favorito: o Grêmio, por ser o menos pior. Não é um Gre-Nal para quem é o melhor. Basta olhar para o momento. Nenhum dos dois disputa título. Os dois estão no meio da tabela. Por ter sempre o mesmo padrão tático e ter estratégia de jogo. O Inter não tm padrão. Está sempre desorientado. Saiu do trilho. Não consegue nem retomar o que deu certo lá atrás. No balanço, o Grêmio vai melhor para o clássico.

Impacto da queda de Aguirre: não tem tanta mudança assim. Na verdade, para o Inter, é uma mudança tática, de postura. Obviamente sem o Diego Aguirre, vai mais fechado, mais conservador, para se defender no Gre-Nal. Até pela trajetória do Odair, que foi levado pelo Fernando Carvalho. Então é muito provável que o Inter seja mais pragmático. O Grêmio vai ter um pouco mais de responsabilidade, porque está enfrentando um time com treinador interino. A carga fica um pouco mais pesada para o Grêmio, mas não é nada dramático. O lado emocional acaba sendo super decisivo. É algo que tem que acabar. Assim como o fato de que se perder vira tragédia. É coisa do passado.

Quem pode decidir: no Grêmio, o mais perigoso é o Luan. Temos que apostar nos que tentam fazer diferente. É o que mais sofre falta, o que mais tenta. No Inter, é o Valdívia. Ele é doido. De uma hora para outra, pode mudar o Inter. Tem na invenção sua virtude.

Ponto forte: no Grêmio, é o conjunto. É só olhar os números. Não há quem se destaque com grande brilho. Mas tem um padrão médio de atuações, fruto do trabalho do Roger. No Inter, é a individualidade. Daqui a pouco, o D'Alessandro faz uma partida que não vem fazendo e consegue superar o conjunto. É o jogo do futebol coletivo, contra o individual.

Ponto Fraco: no Grêmio, são dois: o grupo, que não consegue repor as saídas e a falta de eficiência na frente. Tem que criar muitas chances de gol para fazer gol. No Inter, tem que fazer um glossário. É um dos piores ataques, toma muito gols. Ponto fraco é o sistema defensivo. Se defende muito mal. Até a Ponte Preta joga bem.






VEJA TAMBÉM
- Grêmio empata no segundo jogo-treino de preparação para a temporada.
- QUASE FECHADO! Grêmio avança para contratar campeão argentino como novo treinador de futebol
- CRAQUE NO GRÊMIO! Craque do Palmeiras pode jogar no Grêmio em 2025!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/12/2024