O Grêmio comemora nesta segunda-feira (11) os 40 anos do seu título mundial . GZH recorda como foi a preparação tricolor para o duelo decisivo com o Hamburgo.
A América já havia sido pintada de azul em 1983, com a conquista inédita da Libertadores pelo Grêmio . Faltava colorir o mundo com as cores do Tricolor. Para se preparar para o maior jogo da história do clube até então, o técnico Valdir Espinosa levou o time para treinar em Gramado , na Serra.
Por lá, ficaram algumas semanas. Era uma espécie de "pré-temporada" antes da partida contra o Hamburgo , da Alemanha, que seria realizada em Tóquio, no Japão. Esse período no Gramado Palace Hotel serviu para o Grêmio fugir de Porto Alegre e da tensão pelo Mundial, mas também para observar o adversário. Mesmo a mais de 10 mil quilômetros de distância, o clube gaúcho pôde olhar seu adversário em campo graças a videoteipes de jogos do Hamburgo .
Na edição de Zero Hora do dia 1º de dezembro de 1983, a capa estampava a seguinte frase: "A dez dias do maior jogo de sua história, o Grêmio estudará hoje como é seu adversário".
Assim, o Tricolor passou a conhecer um pouco melhor o que teria pela frente: um Hamburgo poderoso, que havia vencido naquele mesmo ano a Juventus de Massimo Bonini, Michel Platini e Paolo Rossi na final da Copa dos Campeões da Europa (equivalente à Liga dos Campeões atualmente).
— O Hamburgo era uma grande equipe, atual bicampeão alemão. Mas o grande objetivo deles naquela temporada era conquistar o tri nacional. Por isso, levaram poucos jogadores para o Japão. O foco era outro — disse em 2020 o jornalista Claudio Dienstmann, que era repórter de Zero Hora à época e viajou à Alemanha antes do Mundial para acompanhar o rival gremista.
— Não acho que houve arrogância ou desprezo pelo Grêmio da parte deles. Eles sabiam muito pouco sobre o Grêmio, tanto que o roupeiro deles me perguntou qual era a cor do uniforme, para saber com qual camisa eles poderiam jogar — complementou Dienstmann.
Ainda no Brasil, um dia antes de viajar para o maior jogo de sua história, o Grêmio preparou um amistoso contra o Novo Hamburgo , no Estádio Olímpico. Mesmo com o time titular em campo, derrota por 1 a 0, com gol de Guinga logo no início do jogo. Nada que tenha abalado a equipe antes do embarque para o Japão.
— Os jogadores do Grêmio comiam, dormiam e sonhavam com o Mundial. Eles não pensavam outra coisa que não fosse isso. Por isso, aquele jogo contra o Novo Hamburgo não importava. A cabeça estava em outro lugar — comentou para GZH em 2020 Darci Filho, que era repórter da Rádio Gaúcha e acompanhou a delegação gremista na viagem ao Japão.
E por falar em viagem ao Japão, o Grêmio embarcou rumo a Tóquio no fim da tarde do dia 5 de dezembro de 1983 , uma segunda-feira. Na saída do aeroporto Salgado Filho, um susto: a aeronave precisou parar na pista. Nada grave. Uma criança havia acionado o sistema contra incêndio, o que atrasou o voo gremista.
O avião partiu, primeiro, rumo ao Rio de Janeiro. Neste percurso, uma hora e 45 minutos de viagem. Depois, até Lima, no Peru, outras cinco horas e 25 minutos. A terceira escala foi em Los Angeles, nos Estados Unidos, em que o avião levou mais oito horas 10 minutos. Por fim, a última parada seria Tóquio, depois de mais de 11 horas e 40 minutos. No total, entre avião e espera nas salas de embarque, passaram-se 32 horas entre a partida e chegada, em um percurso de 19.638 quilômetros .
— Não fosse a alegria dos jogadores, seria quase impossível enfrentar uma viagem dessas. Sei que estamos realizando um sacrifício pessoal, especialmente com relação aos meus nervos, mas no final de tudo valerá a pena, descer no Salgado Filho com o título assegurado — disse o técnico Valdir Espinosa na chegada ao país asiático, na madrugada de quarta-feira, dia 7 de dezembro.
Em Tóquio, a equipe ficou hospedada no Prince Hotel. Nos quatro dias que restavam até o jogo, o clube aproveitou para treinar em um estádio próximo ao hotel e, um dia antes da partida, fez o reconhecimento do campo do estádio em que enfrentaria no domingo, 11 de dezembro, o Hamburgo.
Assim, o Grêmio deu meia volta ao mundo e voou para o sonho de pintar o planeta de azul, preto e branco — coincidentemente, as mesmas cores do rival alemão. No fim, todos sabem o que aconteceu. Mas antes dos dois gols de Renato e da vitória por 2 a 1, na prorrogação, os dias tricolores foram de muito preparo, alguns perrengues e foco total no que viria a ser o maior título da história do clube.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
- Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio planeja fortalecer base e define plano com Luís Castro para 2026.
Grêmio inicia planejamento com Luis Castro para temporada 2026
Grêmio mira conquista inédita na final da Copa Feminina.
Grêmio lança campanha de antecipação de mensalidades para sócios do clube
ceo do grêmio alerta para desejo do flamengo de dominar o brasileirão
Aposta milionária se transforma em pesadelo e trio uruguaio deixa Grêmio
Ceo do Grêmio pede união dos times para evitar domínio do Flamengo
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa