Grêmio apresenta software alemão e projeta implementação em até um ano

Tecnologia usada pela Alemanha na Copa vira carro-chefe de


Fonte: Globo Esporte

Grêmio apresenta software alemão e projeta implementação em até um ano
Executivo de empresa mostra software já com jogadores gremistas (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)


Modernizar o futebol a partir de estatísticas e coleta de dados com uso de tecnologia e, com isso, influenciar diretamente a parte tática de um time.

Também melhorar o processo de gestão no esporte e inovar no relacionamento com o torcedor. Esses são os objetivos do Grêmio a partir da parceria com a SAP, líder em aplicativos de negócios, lançada em evento na Unisinos, na manhã desta quinta-feira, e que deve ser completamente implementada entre seis meses e um ano.

Executivo chefe de Inovação da SAP, Daniel Duarte falou em revolucionar o mundo dos esportes, a partir de dados para melhorar o desempenho de atletas e do clube de uma forma em geral. Trata-se do mesmo software - chamado de Sap Hana - utilizado pela seleção da Alemanha na Copa do Mundo, por exemplo, mas em outro molde, já que o projeto para o time de Joachim Löw foi para uma competição curta. A direção gremista evita falar em valores, mas garante ter adquirido o programa abaixo do valor de mercado. De acordo com informações apuradas pelo GloboEsporte.com, o software custa cerca de R$ 3,5 milhões.

- É exatamente o mesmo software utilizado pela seleção alemã na Copa, mas com uma cara diferente - explica Daniel Duarte.
Todo processo de implementação deverá levar de seis meses a um ano. Isso porque precisa de um forte aparato técnico. O CT do Grêmio localizado em frente a Arena, por exemplo, receberá antenas de captação de dados e câmeras. Durante os treinamentos, os atletas utilizarão chips nas meias para que os dados sejam captados em tempo real. Esse trabalho poderá ser simulado posteriormente em uma tela, como se fosse um jogo de videogame.

- As imagens poderão ser analisadas em diversas câmeras e ângulos escolhidos – comenta Duarte.


Software é tratado como esperança de mudança de gestão e futebol no clube (Foto: Diego Guichard / GloboEsporte.com)


Com o auxílio da nova tecnologia, o técnico poderá analisar a performance de cada atleta e de diversas categorias, como velocidade, posição em que mais ocupa em campo, porcentagem de acertos e erros, etc. Tudo para auxiliar na melhor formação tática e também para ajudar a escolher a melhor formação.

- Não basta só processar o dado, mas é preciso agregar valor, com capacidade de prever as coisas, como identificar quando um atleta pode ter uma distensão, por exemplo. Dá a possibilidade de o jogador analisar sua performance para tentar melhorá-la.

Antes das partidas, a comissão técnica tem como projetar a movimentação dos jogadores adversários e simular lances de partida. Há dados gravados sobre os rivais e que servem para simular possíveis jogadas e detectar pontos defeituosos dos adversários.

Rede social para aumentar relação com torcida

O programa quer melhorar a relação da torcida com o clube. E isso vale com o lançamento de uma espécie de rede social, em que esse torcedor poderá fazer amigos, comprar lanches, identificar previsão do tempo, tamanho de filas nos banheiros e até indicar hotéis próximos a Arena, por exemplo.

A ideia é que esse gremista se sinta cada vez mais parte do clube, interagindo nas redes sociais, monitorando clube e jogadores e ganhando vantagens com isso.

- Vamos assistir às partidas e identificar as necessidades do torcedor. Com isso, tentar evoluir a relação - acrescenta Dutra.

O Grêmio evita falar em previsão, de quando esse software melhorará o clube e o futebol. Mas há um consenso na diretoria de que se trata de uma medida inédita e sem volta.

- O clube necessita de resultados rápidos. O Grêmio busca a qualidade, eficiência, estar em patamar de disputar títulos - afirma o vice-presidente Romildo Bolzan. - Essa ferramenta possivelmente será modelo de gestão. Ou seja, a necessidade de aperfeiçoamento de qualificação para ter melhores resultados. Estamos dando esse passo importantíssimo na busca de sucesso.

Coleta de dados para a base

Com essas mudanças, o clube espera melhorar o desenvolvimento na formação de atletas, a partir de uma gigantesca coleta de dados.

- Queremos que essa parceria possa criar um ambiente de formação cada vez melhor, com dados para melhor aproveitá-lo. Será um grande investimento humano para se tirar melhor proveito e gerar ativos importantes para o clube - explica Bolzan.

Em relação à gestão administrativa, o software faz o controle de estoque, de pessoal, de contratos, de orçamentos do clube. Gera relatórios completos. Também pode projetar cenários financeiros para o clube e indicar o quanto precisa arrecadar para ter fluxo de caixa em dia. Indica, por exemplo, quantos jogadores precisaram ser vendidos para cobrir as despesas. A ideia é profissionalizar e simplificar a administração do time, com dados confiáveis.


Alemanha é clara referência no novo plano de gestão do Grêmio (Foto: Diego Guichard / GloboEsporte.com)

VEJA TAMBÉM
- Grêmio pode firmar parceria com clube português e mira emprestar 6 jogadores
- ETERNIZADO! Grêmio apresenta exposição sobre trajetória do zagueiro Pedro Geromel.
- NOVO TÉCNICO?? Repórter revela técnico favorito nos bastidores do Grêmio






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/11/2024