O duelo entre Grêmio e Botafogo, no domingo, às 18h30, na Arena, também colocará caras quase idênticas em lados opostos. Embora não participem efetivamente do jogo, os dois clubes têm no plantel do futebol masculino irmãos gêmeos e também no feminino irmãs gêmeas. Todos atuam como laterais: Fábio e Rafael, e Natane e Chaiane.
Os dois atletas, 32 anos, poderiam estar em campo na Arena, mas sofreram lesões recentes. Rafael, inclusive, passou por cirurgia no joelho direito nesta semana após se machucar no primeiro tempo da vitória do Botafogo, líder do Brasileirão, no clássico contra o Vasco, no último domingo.
Fábio está fora de ação há mais de um mês, também por conta de lesão no joelho. O gremista já teve quatro problemas físicos no ano entre lesões musculares e de articulação. Fixado como lateral-direito no time gaúcho, participou de apenas metade dos jogos no ano - 18 de 36.
O botafoguense voltou ao Brasil em 2021 para vestir a camisa do Botafogo, clube do coração, enquanto o irmão chegou a Porto Alegre em janeiro deste ano. Ambos foram formados pelo Fluminense e negociados com o Manchester United em 2008, com 18 anos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/e/p/HOIvR1T4GMXM06X6yRiA/rafaelefabionafranca.jpg)
Rafael e Fabio se enfrentaram na França — Foto: Arnaud Duret/Nantes
A dupla atuou por cerca de quatro temporadas no gigante inglês, até se separar. Rafael passou anos no Lyon e brevemente pelo Basaksehir, da Turquia, antes de acertar com o Fogão. Já Fábio atuou por Queens Park Rangers, Cardiff City, Middlesbrough e Nantes até ir para o Grêmio. Ambos se enfrentaram na França.
Entre as mulheres, a união durou mais tempo. Natane e Chaiane, 28 anos, laterais-esquerdas, são gaúchas de Garibaldi e até 2019 jogaram sempre juntas, em clubes como Kindermann, Santos e São Paulo. Em 2020, Chaiane deixou o tricolor paulista e foi para o Botafogo.
Na atual temporada, a atleta foi titular na campanha de acesso da equipe à elite do futebol brasileiro. No total, tem 17 jogos em 2023, com dois gols marcados.
Já Natane seguiu no São Paulo até 2022 e foi contratada pelo Grêmio neste ano, tendo atuado em 14 partidas até o momento. O Tricolor não conseguiu a classificação para as fases eliminatórias do Brasileiro Feminino.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/2/v/q6taZSRdKI39WKvIr61Q/gemeas.jpg)
Chaiane e sua irmã gêmea Natane; Chai está à direita da imagem — Foto: Arquivo pessoal da atleta
Grêmio e Botafogo se enfrentam às 18h30 deste domingo, na Arena do Grêmio. O Fogão é o líder do Brasileirão, com 33 pontos, sete à frente do Tricolor, o segundo colocado.
VEJA TAMBÉM
- Capitão gremista segue em tratamento e não enfrenta o Flamengo
- Arthur fala sobre futuro no Grêmio em entrevista a Rafael Sobis
- Recuperação e negociações: Arthur se despede da Juventus para reforçar o Grêmio na temporada decisiva

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Capitão gremista segue em tratamento e não enfrenta o Flamengo
Arthur fala sobre futuro no Grêmio em entrevista a Rafael Sobis
Recuperação e negociações: Arthur se despede da Juventus para reforçar o Grêmio na temporada decisiva
Grêmio valoriza joia e mantém cláusula de € 50 milhões
Grêmio encaminha renovação com Gabriel Mec até 2031
Grêmio se prepara para renovar contrato de Gabriel Mec até 2031 e evitar assédio europeu
Grêmio se prepara para desafio contra o Flamengo com retorno de reforços e foco na ofensiva
Martin Braithwaite brilha e ajuda Grêmio a vencer Deportivo Riestra após quase sete meses fora dos gramados
Clube avalia liberação de Amuzu para amistoso contra México
Palmeiras rebate Grêmio e Flamengo e chama acordo de “mentiroso”
Vítor Severino: o auxiliar que resgata a confiança e a identidade do Grêmio em tempos decisivos
Após sete meses, Braithwaite volta a marcar e projeta Grêmio em altas no Brasileirão e copas
Carlos Vinícius renasce em campo e lidera Grêmio à vitória expressiva na Sul-Americana
Grêmio observa situação de Scarpa e cogita investida
Walace pode voltar para casa: Grêmio entra na briga por volante de R 42 milhões que o Cruzeiro quer descartar
Grêmio a cinco jogos seguidos sem ter a meta e assusta o Flamengo antes do duelo
Grêmio amplia fatia nas receitas de audiência após acordo que encerra disputa judicial