Dicionário de Roger: técnico faz 1 mês de Grêmio e apresenta 'nova língua'

GloboEsporte.com prepara "dicionário" com expressões utilizadas pelo comandante no dia a dia de trabalho e em entrevistas coletivas para explicar movimentos do time


Fonte: GloboEsporte

Dicionário de Roger: técnico faz 1 mês de Grêmio e apresenta nova língua
Roger e seu dicionário que vem ajudando o Grêmio
(Foto: Editoria de Arte)


Há um mês, Roger Machado evocava seu "DNA gremista" para assumir o comando do Grêmio, após a demissão de um de seus mestres, Luiz Felipe Scolari. Além da idolatria dos tempos de lateral vencedor, trouxe consigo um vocabulário novo de orientações. Quase um dialeto próprio, povoado por termos técnicos para se referir a posicionamentos, posturas e jogadas repassados aos seus comandados. Expressões repetidas exaustivamente em seus brados e orientações no dia a dia de treinamentos e em seus contatos com os jornalistas. E que agora ganham destaque em compilado realizado pelo GloboEsporte.com.

Linguagem à parte, em 30 dias, o treinador promoveu uma transformação na equipe, alicerçada também em seus discursos efusivos e motivacionais, constantes nos vestiários antes de cada partida. O Grêmio ganhou mais intensidade dentro de campo, tornou-se até mais vibrante, e conseguiu apaziguar os ânimos com os torcedores.

Os resultados surgem para corroborar com a nova fase. Em cinco jogos, foram três vitórias, um empate e uma derrota - aproveitamento de 66%. Tudo isso de acordo com as orientações do "manual" que Roger aprendeu nos tempos de auxiliar técnico do Grêmio - entre 2011 e 2013 - e de estudante de Educação Física.



- O que trago em mim é o DNA de cria da casa, que me permite identificar o que o torcedor deseja ver no time do Grêmio. Mas também tenho conhecimento externo, da faculdade de Educação Física, pelo que vivi fora. É o que me dá capacidade de fazer uma leitura precisa e rápida para intervir quando o necessário - afirmou o treinador, na entrevista coletiva de apresentação há um mês.

- Tive o prazer de trabalhar com grandes treinadores. E ele está neste patamar. Estudou muito, tem o linguajar do boleiro, mas é refinado. Sabe muito do que está falando. Veio para mudar a história do Grêmio agora, e tomara que dê muito certo - destaca o volante Edinho, resgatado por Roger após seis meses em treinos separado dos demais.

> Confira o vocabulário de Roger a partir de coletivas e treinos:

alterar velocidades

1. Alternar a intensidade de jogo entre um estilo de maior rapidez rumo ao ataque e outro mais cadenciado, com mais toques laterais. 2. Orientação de Roger Machado à equipe para tornar seus movimentos menos previsíveis aos rivais.



amplitude

1. Termo que delimita o alcance lateral das jogadas de ataque de uma equipe. 2. Deve ser evitada pela defesa e adotada pelo ataque.



entrar em linha

1. Passe que possibilita a bola de penetrar a linha defensiva e desarmar o sistema defensivo rival. 2. É orientação de Roger aos meias, para que encontrem os jogadores com esse tipo de jogadas.



gesto técnico

1. Mecânica adotada pelos jogadores ao trabalhar fundamentos como passes, chutes e cruzamentos. 2. Característica trabalhada por Roger Machado para aprimorar a conclusão das jogadas, em especial com os jovens, após os treinamentos.



intensidade

1. Qualidade de uma equipe de atuar compactada para empregar velocidade em toques curtos e marcar o adversário sob pressão e, assim, retomar a bola próximo da meta rival. 2. Principal mantra de Roger Machado nas cobranças a todos os seus jogadores, em especial os do setor ofensivo.



jogada semifinal

1. Semelhante à assistência. 2. Passe que possibilita que os atacantes tenham melhor condição para chutar a gol. 3. Característica elogiada em atletas como Douglas, Mamute e Pedro Rocha.



ocupar os quadrantes

1. Posicionamento defensivo executado de maneira a preencher os espaços em frente à área. 2. Maneira de se postar em campo e evitar conceder lacunas ao ataque rival.



pisar na área

1. Ato de ingressar na área para contribuir com as jogadas de ataque. 2. Desdobramento da intensidade. 3. Orientação passada pelo comandante a seus meias e volantes, para que possibilitem mais opções de finalização.



pisar na linha

1. Sinônimo de dar amplitude. 2. Posicionamento de meias e laterais rentes à linha lateral para aumentar o espaço de jogo. 3. Atuar o mais aberto possível.



zona sem pressão

1. Setor do campo livre da marcação dos adversários. 2. Área de escape defensiva.





VEJA TAMBÉM
- Lesão detectada e reforços apresentados: atualizações do Grêmio no futebol.
- Fluminense demonstra interesse em destaque do Grêmio para temporada de 2025
- Gurias gremistas se preparam para clássico decisivo no Gauchão Feminino






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/10/2024



18/10/2024