Roger revive como técnico 'atmosfera' dos anos 90 contra Palmeiras

GloboEsporte.com relembra os confrontos entre Tricolor e Verdão na década de 90, com o atual comandante gremista ainda em campo, mas como lateral-esquerdo


Fonte: GloboEsporte

Roger revive como técnico atmosfera dos anos 90 contra Palmeiras
Roger em duelo contra o Palmeiras em 1995 (Foto: Agência RBS)

Uma tradição de grandes confrontos será posta em jogo na noite deste sábado, às 21h, na Arena. Grêmio e Palmeiras se enfrentam na oitava rodada do Brasileirão com um retrovisor cheio de memórias importantes na década de 90. Duelos que marcaram a vida dos dois clubes em decisões recheadas de tensão, por vezes até jogadas violentas e que são relembradas em parte nesta matéria pelo GloboEsporte.com.

Presente naquele tempo em campo, o técnico Roger Machado admite que o histórico dos embates em azul e verde ajudam a criar uma “atmosfera” para o enfrentamento inédito.

- Quando jogador, na década de 90, esse duelo se notabilizou como talvez o grande confronto daquele período. Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil. Claro que é um momento diferente, jogadores diferentes, no ano de 2015. Mas a atmosfera, não entra no jogo, mas sabemos que dá um elemento a mais na disputa - avaliou o técnico Roger, em entrevista coletiva no palco do jogo.

Para o comandante, Grêmio e Palmeiras era jogos que "todos queriam ver". Também por isso, clama por apoio massivo do torcedor na Arena:

- Sempre foi um jogo difícil, jogo que todo mundo queria ver, e hoje não será diferente. Gostaria de poder ver a Arena cheia, com nosso torcedor nos apoiando e tendo a certeza que vamos buscar muito a vitória.

O duelo marcará a estreia de Marcelo Oliveira no comando do Palmeiras. Já o Tricolor gaúcho tenta confirmar ascensão na "era Roger". Ao que tudo indica, será um novo jogo de grande emoção.

> Relembre confrontos

BATALHA na LIBERTADORES



Há 20 anos, Roger estava em campo nas batalhas de classificação para a semifinal da Libertadores. Em dois jogos épicos, com vitória gremista por 5 a 0 no Olímpico e derrota por 5 a 1 no Parque Antártica. Duelo marcados até por entradas mais duras, seja do lado palmeirense ou do lado tricolor. Cleber e Jardel travaram disputas ríspidas, com puxões de camiseta e agarrões constantes. No confronto de ida, por exemplo, Rivaldo, Válber e Dinho acabaram expulsos.

VERDÃO NA COPA DO BRASIL
No mesmo ano do título gremista na Libertadores, as equipes também duelaram na Copa do Brasil. Dois empates, nas oitavas de final da competição, em 1 a 1 e 2 a 2, levaram o Tricolor adiante graças ao saldo qualificado. Naquele ano histórico, o time de Felipão seria superado pelo Corinthians na final do título nacional. Dinho e Rivaldo marcaram na primeira partida (disputada no Olímpico), enquanto e Rivaldo e Lozano e Paulo Nunes e Goiano na decisão no Palestra Itália. O confronto de volta ainda foi apimentado com quatro expulsões: Arílson, Dinho e Luiz Carlos Goiano (G) e Mancuso (P).

POLÊMICA NO APITO

Em 96, o confronto novamente apareceu em momentos de decisão. Na Copa do Brasil, o Verdão levou a melhor. Ganhou por 3 a 1 em São Paulo e perdeu por 2 a 1 para os tricolores em Porto Alegre. O resultado favoreceu os palmeirenses, em jogo que foi marcado por polêmica com a arbitragem. Um gol legal de Jardel acabou anulado e tornou-se pivô de muita reclamação dos gaúchos. Houve confusão após o apito final, algo que virou quase corriqueiro nos confrontos entre as duas equipes.

NOVO ENCONTRO ANTES DO TÍTULO

Em 1996, em nova campanha de título gremista, no Campeonato Brasileiro, novo enfrentamento. Nas quartas de final, o Tricolor venceu por 3 a 1 dentro do Olímpico. Com a vantagem, a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras não foi o bastante para que os paulistas fossem adiante. Ao final do ano, o Grêmio superou a Portuguesa na final, do então lateral Zé Roberto, que será rival neste sábado, e foi campeão brasileiro.

VEJA TAMBÉM
- NADA DEFINIDO! Grêmio busca novo treinador para reformulação do elenco
- CRAQUE DE SAÍDA! Grêmio pode negociar Villasanti!
- CASO RIVER PLATE MOSTRA QUE GRÊMIO CONTINUA INJUSTAMENTE TACHADO DE RACISTA: rival tem mais casos de racismo registrados






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

22/12/2024













21/12/2024