Na quinta, o Ibope-Repucom divulgou a versão de abril do ranking brasileiro de clubes na web (Imagem: Arte LANCE!)
Em tempos de pandemia e isolamento social, o mundo digital ganhou mais importância do que nunca, quem não tem um canal de e-commerce ativo, por exemplo, certamente está sofrendo mais os efeitos deste momento de crise. A situação não é diferente no esporte, no futebol especificamente. Os canais virtuais, as redes sociais oficiais têm sido, além da mídia tradicional, é claro, a forma encontrada pelos clubes para falar com seus torcedores. E isso é bom, algo capaz de distrair a atenção, quando só o que se fala é em coronavirus.
Na quinta-feira, o instituto Ibope-Repucom divulgou a versão de abril do ranking brasileiro de clubes no mundo digital. Esse levantamento é realizado regularmente, é único no Brasil, e lista os 50 clubes com maior número de seguidores e fãs em suas páginas oficiais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, as quatro principais redes sociais acessadas no país. Além de um bom assunto para alimentar o papo entre torcedores, zoeiras e memes na internet, o levantamento serve para que os próprios clubes, através de suas diretorias de comunicação, tenham uma avaliação do que precisam fazer para melhorar sua presença digital. Pelo menos, isso é o que deveria ser feito.
Há resultados óbvios nesse relatório, como a liderança folgada do Flamengo no topo do ranking com mais de 30,2 milhões de seguidores na web, contra 23,3 milhões do Corinthians em segundo lugar. Mas há, também, algumas tantas informações interessantes e até surpreendentes. Pois vamos ver.
O Ibope demonstra que existe, de uma forma geral, um equilíbrio entre os clubes de uma mesma praça. É o caso dos times paulistas, com São Paulo, Palmeiras e Santos se colocando logo atrás do Corinthians, na terceira, quarta e quinta posições, nessa ordem. Cruzeiro e Atlético-MG aparecem separados por pouco mais de 100 mil seguidores, Ceará e Fortaleza, Figueirense e Criciúma, Remo e Paysandu, ABC e América-RN também se apresentam com números muitos próximos. O mesmo acontece no Rio com Fluminense, 12º e Botafogo, 13º. O Vasco, contudo, mantém, em 7º, uma posição intermediária entre estes e o líder Flamengo.
Exceções claras a essa regra acontecem no Rio Grande do Sul onde o Grêmio, em sexto, tem quase 3 milhões de seguidores a mais do que o Internacional, em 11º; e em Campinas, onde a Ponte Preta, com 585 mil em 28º lugar, e o Guarani, com 221 mil em 50º, têm uma diferença de mais do que o dobro a separá-los. Bahia e Vitória, embora próximos na tabela de classificação – 15º e 17º respectivamente - têm entre eles uma diferença de cerca de 1,4 milhão de fãs.
O Atlhetico Paranaense é um caso interessante. O posicionamento nacional que tem buscado nos últimos anos – e que tem de fato gerado resultados objetivos, como a conquista da Copa do Brasil no ano passado, e da Copa Sul-Americana, em 2018 – faz o clube se distanciar cada vez mais nas redes sociais do arquirrival Coritiba, que tem uma repercussão quase que inteiramente local, indo pouco além da capital paranaense e seu entorno. O Furacão, em ascensão, já é o 16º com 2,6 milhões de seguidores, cerca de 1 milhão à frente do Coxa, que tem 1,6 milhão, em 20º.
Dois casos “estranhos” chamam atenção no relatório do Ibope. E têm explicações distintas. Um é a Chapecoense, que ocupa a 10ª posição, com 5,7 milhões de seguidores, número absolutamente desproporcional à relevância que o clube tem no cenário do futebol brasileiro. É consequência, ainda, da tragédia aérea de 2016 na Colômbia, quando uma corrente de apoio e solidariedade se espalhou por todo mundo em torno do Verdão do Oeste. E muitos seguidores, embora hoje passivos, sem nenhuma interação com as redes sociais, continuam inscritos nas páginas do clube.
O outro é o pernambucano Ibis, que um dia já foi chamado de o pior time do mundo mas que foi capaz de transformar esse folclore em algo que lhe rende números bastante positivos nas redes sociais, assumindo a brincadeira e publicando memes e zoeiras que entram bem no espírito da web. Trigésimo no ranking, o clube aparece à frente de camisas tradicionais e que já circularam pela Série A nacional como CSA e CRB, América-MG, Paraná e a Portuguesa paulista.
O posicionamento dos clubes nas redes sociais guarda bastante semelhança com o último ranking do DataFolha que, em outubro do ano passado, mediu o tamanho de suas torcidas. Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras formam o quarteto de ponta nos dois índices. Mas há diferenças a partir daí. O Santos dá um salto, é o 8º no ranking de torcedores e 5º na internet, enquanto o Vasco cai de 5º em número de torcedores para 7º na internet. São variações resultantes de uma maior ou menor competência em operar essas plataformas digitais.
Grêmio, Números, Pesquisa, Ibope, Clubes, Internet
VEJA TAMBÉM
- VANTAGEM TEÓRICA! Luís Castro cita cenário positivo para o Grêmio decidir na Arena
- SOUBEMOS JOGAR! Marlon fala sobre empate no Gre-Nal 453 e elogia postura do Grêmio
- UM RESPIRO! Luís Castro ganha sobrevida no Grêmio após empate no Gre-Nal
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio em perigo: empate no Gre-Nal amplia seca de gols e pressiona time antes de duelo decisivo
Gre-Nal: operação de trânsito com ônibus especiais garante fluidez na chegada ao Beira-Rio
Cebolinha à espera de definição: alto salário e propostas internacionais dificultam retorno ao Grêmio
Grêmio na encruzilhada: transições de elenco e a busca por reforços estratégicos para 2024
Cobrança de Luís Suárez expõe fragilidade financeira do Grêmio em meio a desafios administrativos
Revés jurídico: Grêmio enfrenta disputa com Suárez por direitos de imagem após rescisão polêmica
Grêmio entre imbróglio jurídico e mercado: Suárez traz ônus financeiro enquanto Monsalve vai emprestado
Grêmio negocia saída de Kike Olivera para o FC Cincinnati e busca ponto final em empréstimo ao Bahia
Sem vitórias na mira, Grêmio se prepara para duelo decisivo contra o Bragantino antes do Gre-Nal
Ausência de Jean Pyerre por dois meses força Grêmio a reavaliar seu planejamento tático na temporada
Carlos Vinícius lidera a lista de cartões e preocupa Grêmio na luta por regularidade em 2026
Grêmio e São Paulo se enfrentam em duelo decisivo nas quartas do Brasileiro Feminino
Grêmio busca retomar o controle em casa para garantir a vaga nas semifinais da Copa do Brasil
Empate sem gols entre Inter e Grêmio é inédito nas quartas da Copa do Brasil e deixa tudo em aberto
Desafios financeiros e pressão no Grêmio: reformulação urgente à beira do Gre-Nal
Empate sem gols no Beira-Rio acirra rivalidade entre Grêmio e Internacional em clássico tenso
Após reviravolta, Grêmio vira o jogo contra o São Paulo e ganha fôlego na competição
Luís Castro sob pressão: ex-jogador exige demissão e alerta para risco de rebaixamento do Grêmio
Grêmio avalia saída de Balbuena e abre portas para retorno ao Paraguai no Libertad
Gre-Nal 453: Luís Castro vive ultimato no Grêmio em duelo decisivo pela recuperação da equipe
Empate no Gre-Nal revela crise do Grêmio e pressiona Luís Castro antes de confronto decisivo
Empate sem gols no Beira-Rio mantém Grêmio e Internacional em suspense por vaga na semifinal
Clássico gaúcho termina empatado em polêmica partida sem gols e deixa tudo aberto para o jogo de volta
Wallace brilha na defesa e segura empate sem gols no clássico gaúcho pela Copa do Brasil
Grêmio enfrenta pressão por reação após empate sem gols com o Internacional nas quartas da Copa do Brasil
Medidas intensificadas garantem segurança em Gre-Nal 453 após histórico de confrontos violentos
A pressão no Brasileirão afeta Grêmio, alerta Luís Castro antes de decisão na Copa do Brasil
Gre-Nal 453: clássico decisivo pode ser a virada para Internacional e Grêmio na temporada
Grêmio empresta Monsalve ao Estudiantes e se prepara para reestruturação financeira e de elenco
Grêmio enfrenta transfer ban e se torna pioneiro em gestão financeira no futebol brasileiro
Grêmio enfrenta Internacional em clássico decisivo e luta para dissipar pressão sobre Luís Castro
Pressão em alta: Grêmio se prepara para o Gre-Nal sob olhar crítico da torcida e mudanças à vista
Renato Portaluppi prioriza reforços e mira Raphael Veiga na reformulação do Grêmio para 2024
Gre-Nal pode ser divisor de águas para Luis Castro e a confiança da diretoria do Grêmio
Polêmica apimenta o clássico: arbitragens discutíveis marcam empate sem gols entre Internacional e Grêmio
Poderoso duelo no Beira-Rio: Internacional e Grêmio decidem futuro nas quartas da Copa do Brasil
Polêmica de arbitragem marca empate sem gols entre Internacional e Grêmio nas quartas da Copa do Brasil
Copa do Brasil: clássico gaúcho pode ser a salvação para Internacional e Grêmio em crise
Gre-Nal do Século ou nova gangorra? Desafio decisivo entre Grêmio e Inter no Beira-Rio
"VANTAGEM TEÓRICA"! Luís Castro cita cenário positivo para o Grêmio decidir na Arena
"SOUBEMOS JOGAR"! Marlon fala sobre empate no Gre-Nal 453 e elogia postura do Grêmio
UM RESPIRO! Luís Castro ganha sobrevida no Grêmio após empate no Gre-Nal
O QUE FALTA? Entenda o que ainda impede Kike Olivera deixar o Grêmio em definitivo
TUDO IGUAL! Grêmio empata com Inter e decisão da vaga fica para a Arena
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária