Ídolo Felipão voltou ao Grêmio, e é um dos trunfos para 2015 (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
O Grêmio encerra 2014 com altos e baixos. Disputou a Libertadores, porém foi eliminado nas oitavas de final. Foi goleado pelo Inter na final do Gauchão, e depois devolveu o mesmo placar em clássico do returno do Brasileirão. Terminou o campeonato nacional com um dos piores ataques, mas teve como artilheiro da equipe o centroavante Barcos, com um total de 29 gols. Depois de uma má jornada com Enderson Moreira, que não deu a resposta desejada no comando do time tricolor, os gremistas vibraram com o retorno do ídolo Luiz Felipe Scolari como técnico.
Passando por momentos que mancharam sua história, como casos de racismo, e do anúncio da compra da gestão da Arena, que não foi concretizada, e de mais um ano sem títulos, o Grêmio vai para 2015 com novos planos. Trabalha com o mantra da "austeridade". Será uma temporada para equilibrar as finanças, focando em um time mais modesto, mas competitivo, segundo a direção e o próprio Felipão. Será um ano de muitos desafios, com Gauchão, Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana para tentar conquistar novamente um título, de preferência de expressão. O último foi o estadual de 2010 - em 2011 levou o primeiro turno. Em nível nacional, ganhou a Copa do Brasil de 2001.
Antes de enfrentar os obstáculos, o GloboEsporte.com lista 10 momentos que marcaram 2014. relembre abaixo, com vídeos:
Deu Certo
Barcos se recuperou em 2014. Não fez promessa de metas de gols, como no ano anterior, quando não conseguir cumprir o número estabelecido (28), e acabou como artilheiro da equipe, com 29 gols. No Brasileirão, foi o quarto que mais balançou as redes, com 14. Na frente dele neste ranking ficaram Ricardo Goulart e Marcelo Moreno (15), Henrique (16) e Fred (18). Termina a temporada com especulação sobre interesse de times do exterior, mas sem proposta concreta. A direção e o técnico Felipão contam com ele para 2015. E esperam ainda mais gols.
Deu Errado
Era o ano para o Grêmio selar a compra da gestão da Arena. Não deu. O ex-presidente Fábio Koff chegou a anunciar o martelo batido durante a campanha antes da eleição que acabou elegendo seu candidato, Romildo Bolzan Júnior como novo mandatário do clube, porém a confirmação não veio. O problema que a direção tricolor encontrou dentro das negociações, que já estavam avançadas, foi o envolvimento de membros da empreiteira OAS no esquema de lavagem de dinheiro investigado pela Polícia Federal na Operação "Lava Jato". Com isso, as tratativas diminuíram de intensidade. A assinatura para a aquisição do novo estádio ficou para 2015. A projeção é para que o negócio seja concluído após o primeiro trimestre.
O Cara
Não há como não ser Marcelo Grohe o cara do Grêmio nesta temporada. Barcos foi o artilheiro e ajudou o time a conseguir bons resultados. Porém, a defesa da equipe terminou como a menos vazada da principal competição nacional, o Brasileirão. O principal responsável por essa proeza é nada menos que o camisa 1 gremista, que fez inúmeras defesas difíceis durante a competição. No vídeo, confira algumas das principais intervenções do goleiro.
Revelação
Luan, destacado no fim de 2013 pelo GloboEsporte.com como a joia gremista para 2014, fez bonito na temporada. Apesar de alguns jogos em que deixou a desejar, um pouco desligado em campo, teve diversas boas atuações. Para selar o bom ano, anotou um gol de falta na última rodada do Brasileirão, diante do Flamengo, na Arena. Justamente na bola parada, uma das principais dificuldades da equipe. Surgiram propostas para tirar o jovem do clube em 2015, mas a direção ainda não fechou nenhuma negociação. Por enquanto, Luan segue no grupo.
A Vitória
O Grêmio conseguiu quebrar uma sina que já perdurava há mais de dois anos. Em 2014, finalmente voltou a vencer um Gre-Nal, e com pompa. Entrou motivado como nunca na Arena diante do Inter no clássico da 33ª rodada do Brasileirão e aplicou 4 a 1 nos rivais - devolvendo, assim, o placar da final do Gauchão, quando os colorados levaram o título com o mesmo resultado. Luan, Ramiro e Alan Ruiz (duas vezes) anotaram os gols tricolores. A comemoração foi de título junto da torcida que lotou o estádio.
Golaço
A vitória de 1 a 0 sobre o Atlético-PR no Brasileirão teve a assinatura de Barcos. O artilheiro do Grêmio no ano fez um golaço e deu a vitória à equipe tricolor. A bola foi levantada na área e o camisa 9 matou no peito para amortecer e, na sequência, emendou um chute certeiro sem chances para o goleiro Weverton. Vale a pena relembrar.
Defesa
É difícil escolher a melhor defesa de um goleiro que foi um dos principais destaques do Grêmio na temporada. Mas uma delas é, sem dúvida, a que foi realizada após cabeçada de Fred para o Fluminense, em jogo da 5ª rodada do campeonato nacional. A bola foi levantada para a área e o centroavante concluiu. O gol era certo. Não fosse o paredão tricolor entrar em ação. Quase vencido, ele se recuperou e tirou a bola quase de dentro das redes.
Uma defesa que foi comparada a do lendário goleiro inglês Gordon Banks, que espalmou cabeçada de Pelé na Copa do Mundo de 1970 - em lance eternizado como "A Defesa do Século". O GloboEsporte.com mostrou a Grohe as duas defesas para uma matéria especial.
- É difícil comparar. A defesa do Gordon Banks foi na Copa do Mundo diante do Pelé. Acho que foi ainda mais difícil. O Fred é jogador de Seleção e dispensa comentários. Mas a bola foi complicada e graças a Deus consegui tirar. Talvez seja a defesa mais difícil que eu tenha feito este ano, até da minha carreira - definiu ele, à época.
Mico
Um episódio para esquecer. O mico do ano foi protagonizado por alguns torcedores do Grêmio, que ofenderam o goleiro Aranha em derrota para o Santos, na Arena, pela Copa do Brasil. Gritos de macaco e imitação de sons que o animal reproduz tiraram o camisa 1 do sério. Virou caso de polícia.Depois de cinco torcedores prestarem depoimentos para dar explicações, quatro foram indiciados e, posteriormente, acusados pela Justiça. O caso mais marcante foi o da torcedora Patrícia Moreira, flagrada pelas câmeras de televisão.
Ela e os outros três - Eder Braga, Fernando Ascal e Rodrigo Rychter - terão que se apresentar a uma delegacia a ser determinada uma hora antes de cada jogo oficial do Grêmio - seja em casa ou fora -, com saída uma hora depois, durante dez meses - que já estão valendo desde medida cautelar pedida pelo Ministério Público, em outubro deste ano.
Na esfera esportiva, o caso culminou com a eliminação do Grêmio da Copa do Brasil por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por sua vez, o clube fez campanhas contra o racismo e julgou o fato como lamentável.
Decepção
O objetivo principal da temporada tricolor era conquistar o título da Libertadores. Porém, caiu nas oitavas de final, ao perder para o San Lorenzo nos pênaltis, na Arena. A noite de quebra de recorde de público - com 47.244 torcedores no estádio - não terminou com festa gaúcha. Na Argentina o Grêmio havia perdido por 1 a 0. Devolveu o placar, com gol de Dudu, mas pecou nas penalidades ao perder por 4 a 2. O time do Papa Francisco não errou nenhuma cobrança. Pelo lado tricolor, Barcos e Maxi Rodríguez pararam em Torrico.
Após o adeus à principal competição da temporada, veio outro objetivo. Conseguir a classificação para a próxima edição da Libertadores. Mas não foi possível. No ano de 2015 terá pela frente o Gauchão, a Copa do Brasil, o Brasileirão e a Sul-Americana.
Frase
Felipão foi autor de frases polêmicas durante o ano. Em uma delas, criticou a arbitragem de forma contundente - tendo de dar explicações ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Já cansado de reclamar, chutou o balde. Após derrota para o Corinthians no Brasileirão, disse que já estavam escolhidas as equipes que disputariam a Libertadores de 2015.
- Não é interessante para o futebol brasileiro e para quem dirige o futebol brasileiro dois clubes do Sul e dois de Minas Gerais. É interessante ter dois de São Paulo e um do Sul - disparou Felipão, criando polêmica na reta final do Brasileirão.
Mesmo no foco das autoridades, Felipão escapou de punições. No fim do Brasileirão, a defesa do clube conseguiu um efeito suspensivo que o permitiu comandar a equipe contra o Flamengo após pegar gancho de três partidas por criticar o árbitro após outra derrota, para o Cruzeiro. Não está definido se a pena será cumprida na próxima edição do campeonato, em 2015, ou se poderá ser convertida em ações sociais, segundo o advogado Gabriel Vieira.
VEJA TAMBÉM
- BAIXA CONFIRMADA! Grêmio perde titular para duelo contra a Chapecoense
- PODE SAIR? Fenerbahçe procura Grêmio e Gabriel Mec volta a movimentar o mercado
- PERDEU O EMBALO? Carlos Vinícius vive pior sequência no Grêmio e ganha concorrência no ataque
O Grêmio encerra 2014 com altos e baixos. Disputou a Libertadores, porém foi eliminado nas oitavas de final. Foi goleado pelo Inter na final do Gauchão, e depois devolveu o mesmo placar em clássico do returno do Brasileirão. Terminou o campeonato nacional com um dos piores ataques, mas teve como artilheiro da equipe o centroavante Barcos, com um total de 29 gols. Depois de uma má jornada com Enderson Moreira, que não deu a resposta desejada no comando do time tricolor, os gremistas vibraram com o retorno do ídolo Luiz Felipe Scolari como técnico.
Passando por momentos que mancharam sua história, como casos de racismo, e do anúncio da compra da gestão da Arena, que não foi concretizada, e de mais um ano sem títulos, o Grêmio vai para 2015 com novos planos. Trabalha com o mantra da "austeridade". Será uma temporada para equilibrar as finanças, focando em um time mais modesto, mas competitivo, segundo a direção e o próprio Felipão. Será um ano de muitos desafios, com Gauchão, Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana para tentar conquistar novamente um título, de preferência de expressão. O último foi o estadual de 2010 - em 2011 levou o primeiro turno. Em nível nacional, ganhou a Copa do Brasil de 2001.
Antes de enfrentar os obstáculos, o GloboEsporte.com lista 10 momentos que marcaram 2014. relembre abaixo, com vídeos:
Deu Certo
Barcos se recuperou em 2014. Não fez promessa de metas de gols, como no ano anterior, quando não conseguir cumprir o número estabelecido (28), e acabou como artilheiro da equipe, com 29 gols. No Brasileirão, foi o quarto que mais balançou as redes, com 14. Na frente dele neste ranking ficaram Ricardo Goulart e Marcelo Moreno (15), Henrique (16) e Fred (18). Termina a temporada com especulação sobre interesse de times do exterior, mas sem proposta concreta. A direção e o técnico Felipão contam com ele para 2015. E esperam ainda mais gols.
Deu Errado
Era o ano para o Grêmio selar a compra da gestão da Arena. Não deu. O ex-presidente Fábio Koff chegou a anunciar o martelo batido durante a campanha antes da eleição que acabou elegendo seu candidato, Romildo Bolzan Júnior como novo mandatário do clube, porém a confirmação não veio. O problema que a direção tricolor encontrou dentro das negociações, que já estavam avançadas, foi o envolvimento de membros da empreiteira OAS no esquema de lavagem de dinheiro investigado pela Polícia Federal na Operação "Lava Jato". Com isso, as tratativas diminuíram de intensidade. A assinatura para a aquisição do novo estádio ficou para 2015. A projeção é para que o negócio seja concluído após o primeiro trimestre.
O Cara
Não há como não ser Marcelo Grohe o cara do Grêmio nesta temporada. Barcos foi o artilheiro e ajudou o time a conseguir bons resultados. Porém, a defesa da equipe terminou como a menos vazada da principal competição nacional, o Brasileirão. O principal responsável por essa proeza é nada menos que o camisa 1 gremista, que fez inúmeras defesas difíceis durante a competição. No vídeo, confira algumas das principais intervenções do goleiro.
Revelação
Luan, destacado no fim de 2013 pelo GloboEsporte.com como a joia gremista para 2014, fez bonito na temporada. Apesar de alguns jogos em que deixou a desejar, um pouco desligado em campo, teve diversas boas atuações. Para selar o bom ano, anotou um gol de falta na última rodada do Brasileirão, diante do Flamengo, na Arena. Justamente na bola parada, uma das principais dificuldades da equipe. Surgiram propostas para tirar o jovem do clube em 2015, mas a direção ainda não fechou nenhuma negociação. Por enquanto, Luan segue no grupo.
A Vitória
O Grêmio conseguiu quebrar uma sina que já perdurava há mais de dois anos. Em 2014, finalmente voltou a vencer um Gre-Nal, e com pompa. Entrou motivado como nunca na Arena diante do Inter no clássico da 33ª rodada do Brasileirão e aplicou 4 a 1 nos rivais - devolvendo, assim, o placar da final do Gauchão, quando os colorados levaram o título com o mesmo resultado. Luan, Ramiro e Alan Ruiz (duas vezes) anotaram os gols tricolores. A comemoração foi de título junto da torcida que lotou o estádio.
Golaço
A vitória de 1 a 0 sobre o Atlético-PR no Brasileirão teve a assinatura de Barcos. O artilheiro do Grêmio no ano fez um golaço e deu a vitória à equipe tricolor. A bola foi levantada na área e o camisa 9 matou no peito para amortecer e, na sequência, emendou um chute certeiro sem chances para o goleiro Weverton. Vale a pena relembrar.
Defesa
É difícil escolher a melhor defesa de um goleiro que foi um dos principais destaques do Grêmio na temporada. Mas uma delas é, sem dúvida, a que foi realizada após cabeçada de Fred para o Fluminense, em jogo da 5ª rodada do campeonato nacional. A bola foi levantada para a área e o centroavante concluiu. O gol era certo. Não fosse o paredão tricolor entrar em ação. Quase vencido, ele se recuperou e tirou a bola quase de dentro das redes.
Uma defesa que foi comparada a do lendário goleiro inglês Gordon Banks, que espalmou cabeçada de Pelé na Copa do Mundo de 1970 - em lance eternizado como "A Defesa do Século". O GloboEsporte.com mostrou a Grohe as duas defesas para uma matéria especial.
- É difícil comparar. A defesa do Gordon Banks foi na Copa do Mundo diante do Pelé. Acho que foi ainda mais difícil. O Fred é jogador de Seleção e dispensa comentários. Mas a bola foi complicada e graças a Deus consegui tirar. Talvez seja a defesa mais difícil que eu tenha feito este ano, até da minha carreira - definiu ele, à época.
Mico
Um episódio para esquecer. O mico do ano foi protagonizado por alguns torcedores do Grêmio, que ofenderam o goleiro Aranha em derrota para o Santos, na Arena, pela Copa do Brasil. Gritos de macaco e imitação de sons que o animal reproduz tiraram o camisa 1 do sério. Virou caso de polícia.Depois de cinco torcedores prestarem depoimentos para dar explicações, quatro foram indiciados e, posteriormente, acusados pela Justiça. O caso mais marcante foi o da torcedora Patrícia Moreira, flagrada pelas câmeras de televisão.
Ela e os outros três - Eder Braga, Fernando Ascal e Rodrigo Rychter - terão que se apresentar a uma delegacia a ser determinada uma hora antes de cada jogo oficial do Grêmio - seja em casa ou fora -, com saída uma hora depois, durante dez meses - que já estão valendo desde medida cautelar pedida pelo Ministério Público, em outubro deste ano.
Na esfera esportiva, o caso culminou com a eliminação do Grêmio da Copa do Brasil por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por sua vez, o clube fez campanhas contra o racismo e julgou o fato como lamentável.
Decepção
O objetivo principal da temporada tricolor era conquistar o título da Libertadores. Porém, caiu nas oitavas de final, ao perder para o San Lorenzo nos pênaltis, na Arena. A noite de quebra de recorde de público - com 47.244 torcedores no estádio - não terminou com festa gaúcha. Na Argentina o Grêmio havia perdido por 1 a 0. Devolveu o placar, com gol de Dudu, mas pecou nas penalidades ao perder por 4 a 2. O time do Papa Francisco não errou nenhuma cobrança. Pelo lado tricolor, Barcos e Maxi Rodríguez pararam em Torrico.
Após o adeus à principal competição da temporada, veio outro objetivo. Conseguir a classificação para a próxima edição da Libertadores. Mas não foi possível. No ano de 2015 terá pela frente o Gauchão, a Copa do Brasil, o Brasileirão e a Sul-Americana.
Frase
Felipão foi autor de frases polêmicas durante o ano. Em uma delas, criticou a arbitragem de forma contundente - tendo de dar explicações ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Já cansado de reclamar, chutou o balde. Após derrota para o Corinthians no Brasileirão, disse que já estavam escolhidas as equipes que disputariam a Libertadores de 2015.
- Não é interessante para o futebol brasileiro e para quem dirige o futebol brasileiro dois clubes do Sul e dois de Minas Gerais. É interessante ter dois de São Paulo e um do Sul - disparou Felipão, criando polêmica na reta final do Brasileirão.
Mesmo no foco das autoridades, Felipão escapou de punições. No fim do Brasileirão, a defesa do clube conseguiu um efeito suspensivo que o permitiu comandar a equipe contra o Flamengo após pegar gancho de três partidas por criticar o árbitro após outra derrota, para o Cruzeiro. Não está definido se a pena será cumprida na próxima edição do campeonato, em 2015, ou se poderá ser convertida em ações sociais, segundo o advogado Gabriel Vieira.
VEJA TAMBÉM
- BAIXA CONFIRMADA! Grêmio perde titular para duelo contra a Chapecoense
- PODE SAIR? Fenerbahçe procura Grêmio e Gabriel Mec volta a movimentar o mercado
- PERDEU O EMBALO? Carlos Vinícius vive pior sequência no Grêmio e ganha concorrência no ataque
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
BAIXA CONFIRMADA! Grêmio perde titular para duelo contra a Chapecoense
PODE SAIR? Fenerbahçe procura Grêmio e Gabriel Mec volta a movimentar o mercado
PERDEU O EMBALO? Carlos Vinícius vive pior sequência no Grêmio e ganha concorrência no ataque
GRÊMIO DE OLHO EM JOIA! Tricolor avança por atacante de 18 anos do Juventude
Pressão financeira do Grêmio intensifica busca por vendas; Gabriel Mec é cobiçado pelo Fenerbahçe
Fenerbahçe acende alerta no Grêmio: futuro de Gabriel Mec pode mudar até 11 de setembro
Gre-Nal em foco: Bruno Arleu apita duelo decisivo na luta pela semifinal da Copa do Brasil
Gestão de elenco: Grêmio analisa possíveis desfalques antes do duelo contra a Chapecoense
Grêmio finaliza contratações e foca na venda de Gabriel Mec para equilibrar caixa
Grêmio em perigo: empate no Gre-Nal amplia seca de gols e pressiona time antes de duelo decisivo
Gre-Nal: operação de trânsito com ônibus especiais garante fluidez na chegada ao Beira-Rio
Cebolinha à espera de definição: alto salário e propostas internacionais dificultam retorno ao Grêmio
Grêmio na encruzilhada: transições de elenco e a busca por reforços estratégicos para 2024
Cobrança de Luís Suárez expõe fragilidade financeira do Grêmio em meio a desafios administrativos
Revés jurídico: Grêmio enfrenta disputa com Suárez por direitos de imagem após rescisão polêmica
Grêmio entre imbróglio jurídico e mercado: Suárez traz ônus financeiro enquanto Monsalve vai emprestado
Grêmio negocia saída de Kike Olivera para o FC Cincinnati e busca ponto final em empréstimo ao Bahia
Sem vitórias na mira, Grêmio se prepara para duelo decisivo contra o Bragantino antes do Gre-Nal
Ausência de Jean Pyerre por dois meses força Grêmio a reavaliar seu planejamento tático na temporada
Carlos Vinícius lidera a lista de cartões e preocupa Grêmio na luta por regularidade em 2026
Grêmio e São Paulo se enfrentam em duelo decisivo nas quartas do Brasileiro Feminino
Grêmio busca retomar o controle em casa para garantir a vaga nas semifinais da Copa do Brasil
Empate sem gols entre Inter e Grêmio é inédito nas quartas da Copa do Brasil e deixa tudo em aberto
Desafios financeiros e pressão no Grêmio: reformulação urgente à beira do Gre-Nal
Empate sem gols no Beira-Rio acirra rivalidade entre Grêmio e Internacional em clássico tenso
Após reviravolta, Grêmio vira o jogo contra o São Paulo e ganha fôlego na competição
Luís Castro sob pressão: ex-jogador exige demissão e alerta para risco de rebaixamento do Grêmio
Grêmio avalia saída de Balbuena e abre portas para retorno ao Paraguai no Libertad
Gre-Nal 453: Luís Castro vive ultimato no Grêmio em duelo decisivo pela recuperação da equipe
Empate no Gre-Nal revela crise do Grêmio e pressiona Luís Castro antes de confronto decisivo
Empate sem gols no Beira-Rio mantém Grêmio e Internacional em suspense por vaga na semifinal
Clássico gaúcho termina empatado em polêmica partida sem gols e deixa tudo aberto para o jogo de volta
Wallace brilha na defesa e segura empate sem gols no clássico gaúcho pela Copa do Brasil
Grêmio enfrenta pressão por reação após empate sem gols com o Internacional nas quartas da Copa do Brasil
Medidas intensificadas garantem segurança em Gre-Nal 453 após histórico de confrontos violentos
A pressão no Brasileirão afeta Grêmio, alerta Luís Castro antes de decisão na Copa do Brasil
Gre-Nal 453: clássico decisivo pode ser a virada para Internacional e Grêmio na temporada
Grêmio empresta Monsalve ao Estudiantes e se prepara para reestruturação financeira e de elenco
Grêmio enfrenta transfer ban e se torna pioneiro em gestão financeira no futebol brasileiro
Grêmio enfrenta Internacional em clássico decisivo e luta para dissipar pressão sobre Luís Castro
Pressão em alta: Grêmio se prepara para o Gre-Nal sob olhar crítico da torcida e mudanças à vista
Renato Portaluppi prioriza reforços e mira Raphael Veiga na reformulação do Grêmio para 2024
Gre-Nal pode ser divisor de águas para Luis Castro e a confiança da diretoria do Grêmio
Polêmica apimenta o clássico: arbitragens discutíveis marcam empate sem gols entre Internacional e Grêmio
Poderoso duelo no Beira-Rio: Internacional e Grêmio decidem futuro nas quartas da Copa do Brasil
Polêmica de arbitragem marca empate sem gols entre Internacional e Grêmio nas quartas da Copa do Brasil
Copa do Brasil: clássico gaúcho pode ser a salvação para Internacional e Grêmio em crise
Gre-Nal do Século ou nova gangorra? Desafio decisivo entre Grêmio e Inter no Beira-Rio
"VANTAGEM TEÓRICA"! Luís Castro cita cenário positivo para o Grêmio decidir na Arena
"SOUBEMOS JOGAR"! Marlon fala sobre empate no Gre-Nal 453 e elogia postura do Grêmio
UM RESPIRO! Luís Castro ganha sobrevida no Grêmio após empate no Gre-Nal
O QUE FALTA? Entenda o que ainda impede Kike Olivera deixar o Grêmio em definitivo
TUDO IGUAL! Grêmio empata com Inter e decisão da vaga fica para a Arena