D'Alê, Beira-Rio e jejum tricolor: por que o título gaúcho não foi só mais um para o Inter


Fonte: ESPN

DAlê, Beira-Rio e jejum tricolor: por que o título gaúcho não foi só mais um para o Inter
Internacional conquistou o pentacampeonato gaúcho e manteve jejum do Grêmio

O Campeonato Gaúcho, reconheceu o elenco, não era prioridade para o Internacional. Uma vitória sobre o Grêmio e um título, contudo, são sempre bem-vindos. E a vitória por 2 a 1 nesse domingo ainda coroa uma série de elementos que dão à conquista sabor ainda mais especial.

Primeiro, porque o time de D'Alessandro, Nilmar e companhia igualou um feito obtido na década de 1970 - com a equipe capitaneada por Falcão - ao conquistar o pentacampeonato consecutivo do estadual, consolidando a hegemonia no estado do Rio Grande do Sul que já dura desde 2011.

Em 1973, o Internacional que, além de Falcão, tinha outros nomes de peso como Manga e Figueroa, também completou cinco anos de títulos do Gaúcho, em uma sequência que coroaria o octacampeonato em 1976, eternizando aquela equipe no imaginário colorado.

Outra ligação entre o feito histórico daquele time e o título deste domingo está em D'Alessandro. Com a conquista, o argentino levantou o Campeonato Gaúcho pela sexta vez, superando em títulos o ídolo Falcão, que foi campeão estadual "apenas" em cinco oportunidades.

Outro gringo que comemora é Diego Aguirre. Depois de um início conturbado, o uruguaio deu ao Inter a melhor campanha de um brasileiro na Libertadores e se tornou o primeiro técnico estrangeiro a conquistar o Estadual desde 1950, quando Alfredo Gonzáles foi campeão.

De lá para cá, foram 65 anos, em que comandaram o time do Inter os uruguaios Felix Magno (1966), Pedro Rocha (1996) e Jorge Fossati (2010) e o chileno Elias Figueroa (1996), todos sem conseguir faturar um título sequer.

Coroando os feitos do Inter, a volta olímpica dada pelos jogadores na comemoração do título foi a primeira do novo Beira-Rio, reinaugurado para a Copa do Mundo em abril de 2014. O palco das maiores glórias coloradas ainda não havia presenciado uma conquista desde a reforma.

E, como em toda rivalidade que se preza, a infelicidade do Grêmio, é a alegria do Internacional. Ao impedir o título tricolor, a equipe colorada manteve o rival em um jejum de cinco anos sem títulos estaduais. É o maior hiato que o clube atravessa em 42 anos...

A última vez que o Grêmio ficou tanto tempo sem gritar ‘é campeão' no estado foi justamente na sequência histórica de oito títulos do Inter, com o quinto ano de jejum completado em 1973.

VEJA TAMBÉM
- Ex-Grêmio se aproxima de comprar clube paulista
- Pepê pode deixar o Grêmio em 2025
- Grêmio dispensa auxiliar técnico de Renato Gaúcho






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/9/2024