Com Aguirre em campo, Internacional levou o "Gre-Nal do Século" em 1988

Atual técnico colorado era atacante da equipe que jogou a histórica semifinal do Brasileiro de 88. "É Gol!!! na Memória" relembra a partida que consagrou Nilson


Fonte: SporTV

Com Aguirre em campo, Internacional levou o Gre-Nal do Século em 1988
Nilson comemora ajoelhado, com Aguirre em pé logo atrás (Foto: Arivaldo Chaves/Agência RBS)

Eternos rivais do futebol gaúcho, Grêmio e Internacional começam neste domingo a decidir mais um título estadual. Porém a rivalidade entre tricolores e colorados teve o seu ponto quando as duas equipes se enfrentaram pelas semifinais do Campeonato Brasileiro de 1988, no confronto que ficou conhecido como "Gre-Nal do Século".

Na ocasião quem levou a melhor foi o Inter, com uma vitória de virada por 2 a 1. Detalhe: o atual técnico Diego Aguirre era atacante daquele time colorado e foi, ao lado de Nilson, fundamental na partida. É esta história que o "É Gol!!! na Memória" trata de relembrar.

Por conta do calendário apertado do futebol, as semifinais do Brasileirão de 88 foram disputadas apenas em fevereiro de 1989. Após empate em 0 a 0 no Olímpico, Internacional e Grêmio voltavam a se enfrentar em 12 de fevereiro no Beira-Rio.

Apesar de jogar com o apoio da torcida, o Internacional precisou se superar em campo. Isso porque o Grêmio saiu na frente quando Marcos Vinícius acertou um chute cruzado de dentro da área. A coisa piorou quando Casemiro recebeu o cartão amarelo.

Foi então que o técnico Abel Braga resolveu ousar ao substituir o volante Leomir pelo atacante Diego Aguirre. Com o uruguaio em campo, o Inter empurrou o Grêmio para o seu campo de defesa. A estratégia ofensiva deu certo: Nilson fez dois gols e escreveu sua história no Gre-Nal.

Mais dois capítulos da rivalidade gaúcha serão escritos nos próximos dois domingos. Primeiro com a partida na Arena do Grêmio e, na próxima semana, com o jogo da volta no Beira-Rio.

A ficha do jogo:

Internacional 2 x 1 Grêmio
Data: 12/02/1989
Local: Beira-Rio
Árbitro: Arnaldo Cézar Coelho
Gols: Marcos Vinicius 26'/1ºT (0-1), Nilson 16'/2ºT (1-1) e 26'/2ºT (2-1)

Internacional: Taffarel; Luis Carlos Winck, Aguirregaray, Nenê e Casemiro; Norberto, Leomir (Diego Aguirre), Luis Carlos Martins e Maurício (Norton); Nilson e Edu Lima. Técnico: Abel Braga.

Grêmio: Mazaropi; Alfinete, Trasante, Luis Eduardo e Airton; Bonamigo, Cuca, Cristóvão e Jorginho (Reinaldo Xavier); Marcos Vinicius e Jorge Veras (Serginho). Técnico: Rubens Minelli.

VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Joia da base recusa renovação e deve sair do Grêmio
- NÃO VAI VOLTAR? Atlético-MG avança em negociações por ex-atacante do Grêmio
- REVIRAVOLTA? Grêmio pode perder atacante europeu para rival






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

11/1/2025


10/1/2025