"É possível liberar 10% de visitantes no Gre-Nal do Brasileirão", diz BM

Coronel Stocker diz que final do Gauchão não é momento de experiências


Fonte: Globo Esporte

É possível liberar 10% de visitantes no Gre-Nal do Brasileirão, diz BM
Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio,Divulgação

Embora tenha vetado a presença de 5,5 mil torcedores visitantes no Gre-Nal de domingo na Arena, a Brigada Militar (BM) deseja atingir este número nos jogos entre os rivais no Brasileirão. No domingo, serão 3,5 mil colorados no estádio do Grêmio.

Para o subcomandante da BM, coronel Paulo Stocker, que representou a polícia nas negociações com Grêmio, Inter e Ministério Público, a final do Gauchão não é palco para experiências. Em seu entendimento, o aumento do número de visitantes deve ocorrer em partidas que não envolvam títulos, como foi o caso do Gre-Nal em primeiro de março no Beira-Rio.

Em entrevista a ZH, Stocker fala sobre as condições do entorno da Arena para o Caminho do Gol, o número de policiais envolvidos no clássico e como será a concentração da torcida mista no domingo.

Por qual motivo a BM não liberou 5,5 mil visitantes na Arena?
Trata-se de uma questão de segurança. Hoje, a torcida adversária vai com escolta ao Gre-Nal. No domingo, os colorados embarcam no Beira-Rio e vão de ônibus para a Arena. Isto tem um custo elevado, que o Inter paga. Mas o clube diz que não tem como bancar o transporte de 4,5 mil torcedores. Então, definimos este limite de 2,5 mil.

Se o Inter bancasse os ônibus, a BM poderia liberar os 5,5 mil?
Agora é inviável, por uma questão de estrutura. Primeiro que o estacionamento da Arena não comporta tantos ônibus. Fazer duas viagens é uma logística complicada. O Inter propôs que o deslocamento fosse a pé. Mas a concentração seria na Igreja dos Navegantes, que não tem estacionamento, nem terminal de ônibus. E em final de campeonato os ânimos são mais acirrados.

A BM garantiria segurança no deslocamento a pé?
O problema é encontrar um local adequado para a concentração. Podemos estudar uma alternativa próxima à estação Anchieta ou Farrapos do Trensurb. Em algum momento pode acontecer. Mas para um alto número de torcedores, o deslocamento tem de ser a pé. Não pode ser um local conflitante com a chegada da torcida do Grêmio. Até para evitar atritos entre as organizadas.

Então, a BM liberaria mais visitantes em jogos que não valem título?
Exatamente. Embora já receba jogos há dois anos, a Arena ainda é nova para nós. Não tem um grande histórico de movimento de torcidas adversárias em massa. Principalmente a pé. Tanto que até hoje todos os jogos foram com o transporte dos visitantes por ônibus.

Quando será possivel chegar aos 10% de visitantes?
Acredito que no próximo clássico que não for final de campeonato. Dependerá do momento, mas é possível liberar 10% de visitantes no Gre-Nal do Brasileirão. É claro que isto teria de ser definido junto ao Batalhão de Operações Especiais (BOE) e Comando do Policiamento da Capital (CPC). Temos de aproveitar a experiência destas equipes na operação.

Quantos policiais vão trabalhar no Gre-Nal de domingo?
Ainda não encerramos o planejamento. Mas o efetivo será de 450 homens. O esquema é o mesmo dos outros Gre-Nais, seguiremos com o mesmo procedimento padrão. Este número diz respeito ao policiamento interno no estádio, no entorno, incluindo cavalaria, estações de trem e áreas de embarque no centro.

Quantos policiais farão a escolta da torcida do Inter?
Durante o percurso, será um pelotão com 30 homens. A cada cinco ônibus, uma viatura com cinco policiais. Depois do deslocamento, farão parte da tropa de pronto emprego dentro do estádio.

Quantos seriam necessários para receber 5,5 mil visitantes?
No mínimo, o efetivo teria de aumentar em 100 homens (para 550 policiais). Teriamos de reforçar nos pontos de desembarque e no percurso. Mas nosso principal problema é uma área de concentração próxima da Arena que tenha a estrutura de transporte adequada para tantos torcedores visitantes.

Isto desguarneceria outros lugares de Porto Alegre?
Não. Em todo evento extraordinário, não só o futebol, como também religiosos e feiras, recebem efetivo extra. Em nenhum momento o plano de policiamento de rotina é desmobilizado. Se não tivermos suporte extra disponível, ou pedimos a mudança de data do evento ou realocamos efetivo de outros municípios. Mas o policiamento ostensivo não é afetado.

O Caminho do Gol no Humaitá é possível? Seria seguro?
Até seria seguro. Porém é desconfortável. O ponto mais próximo de concentração é o shopping DC Navegantes, que fica a 3km da Arena. É desconfortável ao torcedor. Imagina em dia de chuva, no inverno ou durante a noite? Além disso, a Arena dá comodidade aos torcedores disponibilizando ônibus.

Como será a concentração da torcida mista no DC Navegantes?
O Grêmio pensa em criar um espaço com atrações, como no Caminho do Gol. A Brigada se propôs a colocar sua banda para animar o pessoal. Tanto no DC como na esplanada da Arena, durante a chegada da torcida mista, que irá de ônibus até a Arena. Esperamos repetir o mesmo sucesso da torcida mista no Beira-Rio. Foi uma demonstração de civilidade e convivência harmônica.

A BM permitiria a ampliação do espaço da torcida mista?
Não seria problema para nós. Na área mista, o torcedor vem com um espírito desarmado. Nossa grande preocupação está nas organizadas. É um grupo que vai para torcer e em algumas vezes as paixões passam para o fanatismo, até com agressões verbais e brigas.


VEJA TAMBÉM
- Ex-Grêmio se aproxima de comprar clube paulista
- Pepê pode deixar o Grêmio em 2025
- Grêmio dispensa auxiliar técnico de Renato Gaúcho






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/9/2024





























18/9/2024