Grêmio se mantém fiel a esquema "padrão" de Renato e busca variações para se adaptar a rivais

Tricolor tem preferência em atuar no 4-2-3-1, mas comissão técnica altera formatação tática de acordo com o que a partida proporciona


Fonte: Globoesporte.com

Grêmio se mantém fiel a esquema padrão de Renato e busca variações para se adaptar a rivais
O Grêmio se mantém convicto ao 4-2-3-1. O esquema predileto de Renato Portaluppi segue junto ao treinador em seu longo e vitorioso período de Arena. Mas com adaptações às circunstâncias de cada jogo. A comissão técnica entende que o esquema não é inflexível e a equipe se transforma durante as partidas.



LEIA TAMBÉM: [PRÓXIMO JOGO] Saiba onde assistir, horário e informações de Grêmio x Pelotas


Independente da escalação utilizada pelo ídolo tricolor ou do auxiliar Alexandre Mendes, a ideia de jogo não se altera. Há necessidade de ter a posse de bola e insistir na troca de passes até encontrar o espaço no sistema defensivo adversário para arriscar a gol.

À frente da linha defensiva, a equipe tem dois volantes que não ficam presos como protetores da zaga. Eles precisam ter qualidade para a construção das jogadas. Mais à frente, um meia atua centralizado com dois atacantes pelos lados, que tenham velocidade e drible para municiar o centroavante.

O torcedor gremista conhece até de olhos fechados este desenho tático. Mas o Grêmio busca se adaptar ao que o confronto proporciona.

O esquema, embora costumeiramente repetido, se altera de acordo com o posicionamento do rival e como trabalha para surpreender o Tricolor. Foi o que assegurou o auxiliar Alexandre Mendes após a derrota por 2 a 1 para o Juventude.

– Não podemos engessar uma ideia de jogo. O 4-2-3-1 inicia, mas não significa que ele seguirá ao longo da partida. As variações ocorrem. Fazemos 3-5-2. Depende do que o adversário nos apresenta. O 4-2-3-1 é extremamente variável e encontramos vários esquemas conforme a postura do adversário – aponta.



Imbuído neste espírito de não ser um time imutável, o auxiliar começa a montar uma estratégia nesta sexta-feira, quando voltará a ter a presença física de Renato Portaluppi no cotidiano. A dupla trabalhará para definir a formação e como se apresentará no domingo, às 21h, diante do Pelotas na Arena.







Grêmio, Esquema, Renato, Time, Gauchão, Imortal

VEJA TAMBÉM
- Movimentações pesadas: Grêmio sonha com Bento e eleva preço de joia para 2026
- Ex-Grêmio, atacante com passagem internacional acerta com clube da Série A
- Cria do Grêmio, Ronald entra no radar do mercado e pode deixar o clube




Comentários



Eu não aguento mais ver esse esquema tático, é muito lento rodam demais , não agridem os laterais chegam na intermediária ,em vez de irem a linha de fundo e cruzarem ,voltam a jogada pra trás ,o centroavante tem que buscar jogo se ficar esperando cruzamento morre esperando.

Leco Silva     

Independente do esquema que o tosco do Renato usar se não treinar nunca vai dar certo nunca esquecam o que o pai do jean pyerre falou so foram passear e so não colocar mais seus bruxos quem assistiu o jogo do grêmio contra o juventude viu que todas as bolas pegas por atacantes eram recuadas para trás se não treinar vai ser dai pra pior

Davi Oliveira     

Borré e Diego Souza na frente e seja que Deus quiser.

Eu concordo com o Rodrigo Pedra Milan. Esse esquema do Renato ta mais do que previsivel de ser anulado pelos adversarios. Acho que boa parte da torcida gostaria de ver aquele Gremio raçudo em campo.

Claudio Ugolini     

E logico que eswuemas sempre tem e tiveram variacoes mas nisso msior problema esta la atraz srmpre srm os titulares na zaga e as alas nao mto seguras ,precuda prineiro as alas marcatem pra depois dairrm ok abcos

Difícil de ver essas variações time do Renato é previsível e sem opções taticas Renato é so um motivador

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

28/12/2025