Del Nero chega à presidência da CBF e alcança 'promessa' de Ricardo Teixeira

Veja como o novo presidente da CBF ascendeu dentro do futebol brasileiro


Fonte: LanceNet!

Del Nero chega à presidência da CBF e alcança promessa de Ricardo Teixeira
Marco Polo del Nero tem cargo em todas as esferas do futebol mundial (Foto: Divulgação/CBF)

Natural de São Paulo e formado em Direito, Marco Polo Del Nero, aos 74 anos, realiza nesta quinta-feira o sonho de, enfim, sentar na cadeira da presidência da CBF. Cadeira, esta, que estava "prometida" para ele desde a Copa do Mundo de 2006, quando Ricardo Teixeira, que na época vislumbrava dirigir a Fifa, ainda comandava a confederação. Mas a renúncia de Teixeira em 2012 mudou os planos de Del Nero, que viu o companheiro e então vice-presidente mais velho José Maria Marin assumir o cargo.

Sem a CBF, Del Nero voltou os olhares à FPF, onde tornou-se presidente em 2003, depois que Eduardo José Farah pediu para sair. De 2003 a 2015, ele trabalhou forte para reaproximar a federação estadual da entidade máxima do futebol nacional.

Conseguiu, e foi além. Se uniu aos principais presidentes de clubes paulistas e aos mandatários esportivos do país, e ajudou a levar o patrocínio da Chevrolet a 22 federações estaduais.

A habilidade política dentro dentro dos bastidores do futebol é, sem dúvida, é umas principais características do novo presidente da CBF. Del Nero começou a vida esportiva na década de 70 como diretor da Comissão de Sindicância do Palmeiras. Ainda no clube do coração, ele trabalhou como diretor jurídico, diretor de futebol e hoje ocupa a função de conselheiro vitalício.

Em 1983, após anos de serviços prestados ao Palmeiras, onde tentou - sem sucesso - concorrer a presidência em 1991, Marco Polo Del Nero passou a integrar o Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo. Ele presidiu o órgão a partir de 1988, ficando à frente dele até 2002, um ano antes de assumir a FPF.

Acusações de suborno, problemas com treinadores, calendários confusos e até suspeita de fraude marcaram a administração de Del Nero na FPF. No dia 26 de novembro de 2012, a Polícia Federal apreendeu na casa dele dois computadores e documentos, além de levar o dirigente a sede da entidade para esclarecimento sobre a operação "Durkheim" (Venda de informações sigilosas).

Reeleito presidente da FPF em 2014 por aclamação, Del Nero deixa a FPF nas mãos do atual vice-presidente Reinaldo Carneiro Bastos, seu companheiro político desde a década de 90.
Além de presidente da CBF, Del Nero é membro dos Comitês Executivos da Fifa e da Conmebol.


VEJA TAMBÉM
- Grêmio perde Gre-Nal de virada na Copa FGF
- O Grande Problema Antigo que poucos veem no Grêmio: o DM é de chorar
- Atualização sobre Pavón preocupa






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/9/2024














18/9/2024