Maratona do Palmeiras no Brasileirão pode beneficiar Grêmio na final da Copa do Brasil

Time paulista tem dois jogos a menos no torneio de pontos corridos


Fonte: GZH

Maratona do Palmeiras no Brasileirão pode beneficiar Grêmio na final da Copa do Brasil
Foto: Cesar Greco
A reta final da temporada de 2020/2021 promete tanto no Campeonato Brasileiro quanto na Copa do Brasil, principalmente para Grêmio e Palmeiras, adversários na grande decisão do torneio de mata-mata. O time paulista, por ter vencido a Libertadores, já garantiu uma vaga para a competição do ano que vem, mas o Tricolor tem como objetivo se classificar para a fase de grupos.

No entanto, os dois clubes viverão realidades bastante divergentes até se encontrarem no dia 28 de fevereiro, na Arena, para a primeira partida. Em virtude de ter participado do Mundial de Clubes, onde terminou em quarto lugar, o Palmeiras tem, além das três rodadas que faltam no Brasileiro, mais dois jogos atrasados para realizar até duelar contra o Grêmio. Em um intervalo de 10 dias (14/2 a 25/2), tem cinco jogos para fazer, um a cada dois dias.

O time de Abel Ferreira desembarcou nesta sexta-feira (12) em São Paulo, já treina no sábado e joga no domingo. A maratona palmeirense pelo Brasileirão só acaba no dia 25/2, quando enfrenta o Atlético-MG pela 38ª rodada. Para Márcio Vitória, preparador físico do Novo Hamburgo, o desgaste do clube paulista pode ser não só físico, mas também mental.

— O número de jogos maior do Palmeiras na temporada pode fazer a diferença. Teve jogo pelo Mundial, a viagem para lá é longa, as partidas decisivas também acaba desgastando psicologicamente. O Grêmio teve a vantagem de focar só no Brasileiro, conseguiu fazer um rodízio de atletas, recuperou alguns jogadores também — relatou.

Ainda que a sequência de jogos seja complicada para o Palmeiras em quantidade e também qualidade dos adversários, o time paulista também tem que lidar com a mudança de fuso horário nos próximos dias — a diferença do Catar para o Brasil é de seis horas. Ainda assim, segundo Paulo Paixão, preparador físico campeão com o Grêmio, o Inter e a Seleção Brasileira, é possível tentar minimizar o desgaste sofrido para a final da Copa do Brasil.

— Eu, se estivesse dentro do contexto, até pelo elenco numeroso que tem o Palmeiras, dividiria os times, um jogaria em uma rodada, outro na outra. Isso tem que ser uma decisão da comissão técnica, avaliar como cada atleta está no atual momento e como vai desenvolver o desgaste até a final. O Abel (Ferreira) já fez isso enquanto disputava o Brasileirão e a Libertadores ao mesmo tempo. Para não ficar em cima do muro, o desgaste do Palmeiras vai ser muito maior, mas isso não quer dizer que o Grêmio seja favorito — analisou Paixão.

Até o momento, o Grêmio fez 69 partidas na temporada (17 pelo Gauchão, uma pela Recopa Gaúcha, seis pela Copa do Brasil, 35 pelo Brasileirão e 10 pela Libertadores). Já o time paulista, com dois jogos a menos no Brasileiro, fez 70 (16 pelo Paulistão, seis pela Copa do Brasil, 33 pelo Brasileirão, 13 pela Libertadores e dois pelo Mundial).

Jogos de Palmeiras e Grêmio até a final da Copa do Brasil

PALMEIRAS

14/2 - Fortaleza
17/2 - Coritiba
19/2 - São Paulo
22/2 - Atlético-GO
25/2 - Atlético-MG

TOTAL: 5 JOGOS

GRÊMIO

14/2 - São Paulo
21/2 - Athletico-PR
25/2 - Bragantino

TOTAL: 3 JOGOS






Grêmio, Sequência, Jogos, Copa do Brasil

VEJA TAMBÉM
- Movimentações pesadas: Grêmio sonha com Bento e eleva preço de joia para 2026
- Ex-Grêmio, atacante com passagem internacional acerta com clube da Série A
- Cria do Grêmio, Ronald entra no radar do mercado e pode deixar o clube




Comentários



Gilmar Luzzatto     

O Palmeiras pode jogar com.8 jogadores da base pra ganhar do gremio..

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

28/12/2025






27/12/2025