Quase 50 dias depois de goleada na Libertadores, Grêmio reencontra o Santos pelo Brasileirão


Fonte: GZH

Quase 50 dias depois de goleada na Libertadores, Grêmio reencontra o Santos pelo Brasileirão
Foto: Lucas Uebel
Quarenta e nove dias depois da eliminação com a goleada de 4 a 1 nas quartas de final da Libertadores, o Grêmio voltará a enfrentar o Santos nesta quarta-feira (3), às 16h, na Arena, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se não tem a importância de um confronto valendo classificação para uma semifinal continental, o jogo desta tarde pode ser decisivo para as pretensões do Tricolor de obter vaga na edição de 2021 da maior competição sul-americana sem depender do resultado da final da Copa do Brasil contra o Palmeiras.

Vindo de seis partidas sem vitória, o Grêmio foi ultrapassado pelo Fluminense na última rodada e deixou o G-6. O Tricolor só permanece em uma posição que ainda garante lugar na fase preliminar na edição de 2021 da Libertadores porque o atual campeão da América Palmeiras está entre os seis primeiros. Além de quebrar a sequência ruim, a vitória para o time de Renato Portaluppi contra o algoz da Libertadores servirá para frear um adversário direto na disputa por vagas na competição continental.

Ex-ponta-esquerda gremista nas décadas de 1960 e 1970, Loivo ressalta que o Grêmio precisa voltar a ter uma sequência de vitórias no Brasileirão também para recuperar a confiança para a final da Copa do Brasil contra o Palmeiras.

— Esse jogo representa muito porque o Grêmio precisa se recuperar no Campeonato Brasileiro antes da decisão da Copa do Brasil. Faltam cinco jogos e acredito que o Grêmio precisará vencer, pelo menos, três para entrar na pré-Libertadores. É importante ter essa vaga pelo Brasileirão porque na Copa do Brasil pode acontecer qualquer coisa. O Grêmio pode ser campeão, mas a equipe do Palmeiras também é muito forte. É um momento de oscilação do Grêmio. Então é necessário se recuperar no Brasileirão antes de encarar o Palmeiras — observa.

Com a derrota nos minutos finais da decisão da Libertadores, o Santos não tem muito tempo para lamentações. Em 11º lugar com 45 pontos, a 13 do G-4 e a sete do G-7, o Peixe precisará de uma arrancada na reta final do Brasileirão para voltar ao torneio continental. Contra o Grêmio, o Peixe estará desfalcado de seus dois principais jogadores, Marinho e Soteldo, ambos lesionados.

— Essas ausências são grandes notícias para o Grêmio porque são dois jogadores que fazem a diferença no time do Santos. É mais um motivo para o Grêmio entrar confiante de que poderá reverter a atual situação e voltar a vencer no Brasileirão — completa Loivo.

Pedra no sapato

Além da goleada de 4 a 1 que classificou os paulistas para a semifinal da Libertadores, Grêmio e Santos tiveram outros dois confrontos nesta temporada. A partida de ida das quartas de final do torneio continental, na Arena, terminou em 1 a 1. No primeiro turno do Brasileirão, na Vila Belmiro, o Peixe levou a melhor com vitória de 2 a 1.

O ex-volante tricolor Dinho acredita que esse retrospecto negativo, principalmente pela eliminação com goleada na Libertadores, servirá de motivação para os jogadores do Grêmio buscaram a vitória nesta tarde.

— Se eu estivesse jogando, entraria pensando naquela partida. Isso não se tem dúvida, independe do momento das duas equipes. Acredito que dentro do vestiário eles estão pensando da mesma forma. Se nós que torcemos pensamos isso aqui de fora, imagina os jogadores. Eles vão entrar, como se fala aqui no Sul, com a "faca entre os dentes", para obter a vitória, ainda mais que o Santos vem abalado pela perda da final da Libertadores — avalia o -exjogador que conquistou, entre outros títulos, a Libertadores de 1995 e o Brasileirão de 1996 pelo Grêmio.

Além da vantagem santista na temporada, os números dos confrontos entre os treinadores mostram uma supremacia de Cuca sobre Renato Portaluppi. O técnico gremista venceu apenas um dos 15 jogos contra o atual comandante do Santos na carreira. Cuca levou a melhor em 10 partidas enquanto quatro encontros terminaram empatados. Além de valer a recuperação no Brasileiro e uma pequena vingança sobre o seu algoz na Libertadores, uma vitória do Grêmio nesta quarta também servirá para melhorar esse histórico negativo de Renato contra Cuca.

Cuca x Renato

15 jogos

10 vitórias do Cuca

1 vitória do Renato

4 empates







Grêmio, Dificuldade, Santos

VEJA TAMBÉM
- Movimentações pesadas: Grêmio sonha com Bento e eleva preço de joia para 2026
- Ex-Grêmio, atacante com passagem internacional acerta com clube da Série A
- Cria do Grêmio, Ronald entra no radar do mercado e pode deixar o clube




Comentários



Vamo trocar o Reiarrogante pelo CUCA

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

28/12/2025






27/12/2025