O adeus ao "Plantão das Multidões"

Morreu o radialista Antônio Augusto


Fonte: Site Oficial

O adeus ao Plantão das Multidões
Na madrugada deste domingo, o rádio esportivo do Rio Grande do Sul perdeu a voz marcante de Antônio Augusto dos Santos, considerado o pai do Plantão Esportivo no Brasil. “Totonho”, como era conhecido, tinha 77 anos e um vasto currículo dentro da radiofonia gaúcha, tendo trabalhado também na televisão. Com seu detalhado arquivo de informações, era uma peça fundamental na engrenagem das jornadas esportivas, trazendo resultados, estatísticas e detalhes inovadores, que acabariam virando sua marca registrada e exemplo para quem engatinhava na função.

Tinha aversão à modernidade dos computadores e, mesmo nos anos atuais, preferia a segurança de suas anotações à variação das informações que encontrava na web.

Em 2007, indo contra a tendência, declarou publicamente seu amor pelo Grêmio e tratou de abrir espaço na rádio Pampa para discutir as coisas do Tricolor. Em 2008, em parceria com o Clube, abriu espaço do seu programa na emissora para levar ao ar, de forma pioneira, o som da Grêmio Rádio nas ondas do FM e da AM.

Natural de Marcelino Ramos, Antônio Augusto começou no rádio em sua cidade natal. Desembarcou em Porto Alegre na década de 50 para tentar a carreira de médico, porém, em 1960, ingressava na Rádio Difusora (atual Bandeirantes). No ano seguinte, criava o Plantão Esportivo, o primeiro do Brasil. Trabalhou três anos na Rádio Farroupilha antes de chegar à Rádio Guaíba, emissora onde se consagrou permanecendo no ar por 20 anos. Neste período, teve uma breve passagem pela Rádio Gaúcha na década de 80, mas retornou à Guaíba, onde se tornou o primeiro Plantão Esportivo a participar “in loco” de uma Copa do Mundo: México em 1986. Em 1999, Totonho ingressou na Rede Pampa, onde permaneceu até 2013. Durante ás noites, comandou por muitos anos o programa “Plantão das Multidões”, nome alusivo ao apelido que recebeu dos seus ouvintes.

O velório ocorrerá hoje, às 14h, na Capela B do Cemitério Evangélico de Porto Alegre (Rua Guilherme Schell, 467). O sepultamento está previsto para segunda-feira.

VEJA TAMBÉM
- SITUAÇÃO COMPLICADA! Grêmio tem orçamento baixo para contratações
- SERÁ QUE FICA? Grêmio insiste em contratação de Soteldo
- ADEUS! Atacantes devem se despedir do Grêmio após ano de destaque






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

29/12/2024





28/12/2024