[COPA 2014] Pintura na Copa: exposição no Rio reúne caricaturas de craques do Brasil

Artista plástico Mayo Ornelas retrata 15 ex-jogadores brasileiros na sede do CREA-RJ, no Centro. Time atual também ganha espaço


Fonte: Globo Esporte

Caricatura de Ronaldo na exposição do CREA-RJ (Foto: Fred Huber)

O clima de Copa do Mundo tomou conta até da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), que recebe a exposição “Tecnologia, Futebol e Arte”, que conta com 15 caricaturas de grandes craques da seleção brasileira. O trabalho é do artista plástico Mayo Ornelas, que retratou Pelé, Garrincha, Zico, Rivelino, Ronaldo, Romário, Zagallo, Roberto Dinamite, Junior, Leandro, Sócrates, Barbosa, Leônidas, Pinheiro e Zizinho.

Além de craques do passado, a exposição separa também um lugar para a atual Seleção, em uma ilustração do caricaturista Claudio Duarte, que mostrou o desejo da equipe brasileira de lutar pelo hexacampeonato mundial.

Ao chegarem na exposição, os visitantes já dão de cara com as boas vindas do Rei Pelé e seu tradicional soco no ar para comemorar os mais de mil gols. Depois, outros grandes craques aparecem, sempre com suas características próprias. Ronaldo, por exemplo, foi retratado com o corte de cabelo "Cascão" e com o dedo indicador direito levantado, sua forma de celebrar gols. Apesar de ter sido apontado por muitos como um vilão no Mundial de 50, o goleiro Barbosa também ganhou destaque. Os amantes do futebol têm ainda a chance de disputar um jogo no videogame ou na mesa de totó.


A seleção brasileira de Felipão na visão do ilustrador Claudio Duarte (Foto: Fred Huber)

A exposição aborda também de qual forma a tecnologia e a engenharia participaram da evolução do esporte, como nos projetos dos novos estádios brasileiros construídos para a Copa do Mundo.

- Estamos comemorando os 80 anos do CREA-RJ, que sempre esteve envolvido em atividades culturais. Então, resolvemos fazer algo sobre o futebol, que está tão inserido em nossa cultura, e também sobre tecnologia. Os estádios da Copa foram feitos com o que há de mais moderno para dar segurança e conforto aos torcedores. Atuamos sempre fiscalizando as obras para que as coisas sejam feita da forma correta - disse o vice-presidente do CREA-RJ, Manoel Lapa.

A exposição "Tecnologia, Futebol e Arte" pode ser visitada até o dia 16 de julho, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, na sede do CREA-RJ - Rua Buenos Aires, 40, 2º andar, Centro.


A exposição “Tecnologia, Futebol e Arte” (Foto: Fred Huber)


Pelé abre a exposição de caricaturas de craques brasileiros (Foto: Fred Huber)


Herói do título de 94, Romário tem destaque na exposição (Foto: Fred Huber)


Exposição conta também a história da seleção brasileira (Foto: Fred Huber)


Goleiro Barbosa e Garrincha retratados na exposição de caricaturas (Foto: Fred Huber)


VEJA TAMBÉM
- Turno inverso e sem contato: Grêmio anuncia postura rígida com Jean Pyerre
- Confira a coletiva de impressa de Renato Portaluppi após o triunfo sobre o Aimoré
- Atuações do Grêmio: Suárez marca duas vezes e se destaca na vitória sobre o Aimoré





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

4/2/2023

















DOSAGEM CERTA - 09:16 (0)

Hans Ancina: a dosagem certa




3/2/2023
















ZAGUEIRO PERDE ESPAÇO NO GRÊMIO - 11:51 (0)

Zagueiro Natã trata lesão e perde espaço no Grêmio







JOGADORES QUE NÃO FORAM UTILIZADOS - 08:15 (0)

Grêmio só não utilizou 12 jogadores do grupo principal em 2023