Grêmio trata retorno de Giuliano com cautela e afasta rótulo de "salvador"

Meia deve iniciar no banco diante do Juventude às 20h30 desta segunda, na Arena; diretor Rui Costa revela conversa com atleta para evitar expectativa demasiada


Fonte: Globoesporte.com

Grêmio trata retorno de Giuliano com cautela e afasta rótulo de salvador
Ainda falta o anúncio oficial de Felipão, mas é provável que a principal atração do Grêmio que enfrenta o Juventude às 20h30 desta segunda-feira, na Arena, inicie a partida no banco de reservas. Recuperado da cirurgia realizada em dezembro, devido a uma pubalgia, Giuliano retomou os treinamentos com o grupo em meados de fevereiro e deve estar à disposição do treinador pela primeira vez em 2015.

Enquanto busca novas opções no mercado para acrescentar qualidade ao elenco, a diretoria não esconde que o meia é o principal "reforço" da equipe neste início de temporada. Mas com ressalvas: o jogador não retorna aos gramados com o status de "salvador da pátria".

Pelo contrário. A cautela norteia a postura dos dirigentes ao tratar da volta do atleta às ações de jogo. Também pudera. Giuliano não atua desde a derrota para o Corinthians, na 36ª rodada do Brasileirão, em 26 de novembro. Deve ingressar aos poucos na equipe, em um processo "gradual" até que consolide o condicionamento físico ideal.

- Ele retorna de uma forma gradual. Conversamos sobre isso. Está há muito tempo sem jogar e ainda passa por um processo de consolidação do trabalho de recuperação física. Não podemos esperar que ele seja o Giuliano que era e que a gente espera que seja logo de cara. Ele não irá ser o salvador da equipe num estalar de dedos - avalia o diretor executivo Rui Costa, ao GloboEsporte.com.


A projeção da diretoria é de que Giuliano cumpra algumas etapas até estar plenamente readequado às condições de jogo no início do Brasileirão. O meia já integra os trabalhos com bola junto dos demais companheiros sob o comando de Felipão, cumprindo uma rotina diferenciada. Na última sexta-feira, por exemplo, participou do exercício tático dos titulares na primeira parte do treinamento e depois voltou à atividade com bola em campo reduzido ao lado dos reservas, para adquirir ritmo de jogo.

O próximo passo é figurar por alguns minutos nas partidas do estadual - a começar por esta segunda-feira - até que tenha condições de suportar um jogo inteiro.

- Ele tem que retornar paulatinamente. Ele foi liberado para fazer os treinamentos com o grupo há duas semanas. Está começando a participar dos trabalhos com o Felipe, dos coletivos. Vai voltar aos poucos. É um processo que vai durar todo o Gauchão, para que ele possa demonstrar o futebol que a gente sabe que ele tem e que fez o Grêmio buscar o atleta no início do Brasileirão e na Copa do Brasil - ressalta o dirigente.

O meia foi contratado como principal reforço para o segundo semestre de 2014 em junho, mas não conseguiu deslanchar pelo Tricolor, devido às dores decorrentes de uma pubalgia. O problema se manifestou pela primeira vez após o empate sem gols com o Atlético-MG, pela 20ª rodada do Brasileirão, em setembro. Foram 15 dias de ausência até que retornou diante na vitória por 2 a 0 sobre o Sport, na Arena, quando deu passe para gol de Dudu. Ainda assim, voltou a sentir dores no local, no começo de outubro.



Entre idas e vindas ao gramado, a cirurgia sempre foi descartada por departamento médico e pelo atleta, por se tratar de um local de baixa vascularização. Jogador e departamento médico gremista optaram pelo procedimento no final de dezembro. O meia fez sua última partida diante do Cruzeiro. Tem 18 jogos oficiais, um gol marcado e contrato até 2018.

Entre os gremistas, há a esperança de que Giuliano esteja em condições melhores de jogo para o Gre-Nal do próximo domingo, no Beira-Rio. Foi assim em 2014. Após evitar até mesmo corridas ao redor do gramado, o meia foi a surpresa de Felipão no clássico da Arena, válido pelo segundo turno do Brasileirão. Na partida, saiu do banco e deu o passe para o último gol, que selou a goleada por 4 a 1 diante do maior rival.

O Grêmio é nono colocado do Gauchão, com nove pontos somados, após seis partidas. Enfrenta o Juventude às 20h30 desta segunda-feira, pela sétima rodada da competição.

VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Joia da base recusa renovação e deve sair do Grêmio
- NÃO VAI VOLTAR? Atlético-MG avança em negociações por ex-atacante do Grêmio
- REVIRAVOLTA? Grêmio pode perder atacante europeu para rival






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

11/1/2025


10/1/2025