Versátil e destemido: conheça Pedro Rocha, nova aposta do Grêmio

ogador iniciou carreira no Juventus-SP e se destacou na base tricolor


Fonte: Diário Gaúcho

Versátil e destemido: conheça Pedro Rocha, nova aposta do Grêmio
Um garoto tímido, mas de riso fácil, começa a ganhar espaço no time do Grêmio após as saídas de Marcelo Moreno e Barcos. Aos 20 anos, Pedro Rocha se destacou pela velocidade e também pelo gol contra o Passo Fundo e deve seguir como titular de Felipão contra o Juventude, segunda-feira, na Arena.

Nascido em Vila Velha, no Espírito Santo, Pedro iniciou sua carreira em São Paulo. Começou a jogar no Juventus aos 17 anos, após ser reprovado em testes no Palmeiras. Chegou ao clube da Rua Javari no final de 2011, em uma parceria com o Diadema, que detinha seus direitos econômicos e o cedeu por empréstimo.

Não demorou muito, chamou a atenção do técnico Celinho Spadotti, 60 anos, que comandava a equipe de juniores na época. Alguns anos antes, Spadotti trabalhou na base do Juventude e ajudou a revelar nomes como Alex Telles, Ramiro e Bressan, que mais tarde brilhariam com a camisa do Grêmio. Durante os jogos, inclusive, Spadotti utilizava um velho boné do garoto, em uma espécie de ritual para dar sorte.

— O Juventus tinha uma regra disciplinar que proibia o uso de bonés. Então, sempre que chegava na portaria, o Pedro deixava o dele comigo. Passei a usá-lo nas partidas, e sempre que ele fazia gols, comemorava apontando para a cabeça — relembra Spadotti.

Foi na Rua Javari que Pedro Rocha aprimorou sua velocidade e técnica. Desde aquela época, já mostrava versatilidade. Atuou como centroavante, uma espécie de falso 9, e também como atacante pelo lado do campo. Antes, só chutava bem com o pé direito. A partir dos treinos com Spadotti, virou ambidestro.

— Ele tem uma ótima arrancada, quando sai na frente é difícil ser alcançado — conta o técnico.

O garoto ganhou projeção após marcar 18 gols no Paulista de juniores em 2012. Na Copa São Paulo daquele ano, balançou as redes seis vezes. E despertou a atenção do Grêmio nas oitavas de final, quando o time gaúcho eliminou o Juventus.

No ano seguinte, Pedro desembarcou em Porto Alegre. Seu primeiro técnico no Grêmio foi André Jardine, que o treinou na categoria sub-20. Quando chegou, sentiu a pressão por estar em um grande clube. Mas logo mostrou a que veio.

— Contra o Lajeadense, pelas quartas de final do Gauchão de juniores, vencemos por 4 a 0 e ele marcou duas vezes. Um deles foi um golaço, ele driblou metade do time e entrou com bola e tudo. Para o Pedro, aquele jogo foi um divisor de águas — lembra Jardine.

Ano passado, Pedro foi um dos principais nomes do Grêmio no Brasileirão sub-20. E se credenciou a participar da pré-temporada com o grupo de Felipão. Após as saídas de Moreno e Barcos, recebeu na quarta-feira sua grande chance como titular contra o Passo Fundo. E não decepcionou. Caberá ao garoto manter o alto nível para conquistar de vez a confiança do chefe.

Ficha técnica

Nome: Pedro Rocha Neves
Idade: 20 anos (1/10/94)
Natural: Vila Velha (ES)
Posição: atacante
Profissional no Grêmio: 2 jogos

VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Joia da base recusa renovação e deve sair do Grêmio
- NÃO VAI VOLTAR? Atlético-MG avança em negociações por ex-atacante do Grêmio
- REVIRAVOLTA? Grêmio pode perder atacante europeu para rival






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

11/1/2025


10/1/2025