Grêmio "detalha" mercado e analisa lista com até 6 opções de reforços

Cúpula gremista evita, porém, definir prazo para o anúncio de contratações; setores do meio-campo e do ataque são prioridades da diretoria, após saídas recentes


Fonte: Globoesporte.com

Grêmio detalha mercado e analisa lista com até 6 opções de reforços
A turbulência enfrentada pelo Grêmio na arrancada inicial no Campeonato Gaúcho deflagrou uma certa urgência por parte da diretoria para reforçar o elenco de Felipão. Com carências delineadas no meio-campo e no ataque, a direção acelera as buscas para providenciar qualidade a Scolari nas duas posições. Tem pressa, mas não se afoba. Diante da política de contenções de custos, adotada desde o início de 2015, o clube esmiúça o mercado e trabalha com uma lista de cinco nomes que podem desembarcar em Porto Alegre para vestir a camisa do Tricolor.

A relação de atletas foi repassada pelo diretor executivo Rui Costa ao técnico Luiz Felipe Scolari, ao vice de futebol Fábio Koff e ao presidente Romildo Bolzan, no começo desta semana. Não sem antes muita pesquisa. O dirigente imergiu em buscas em estatísticas e no Centro Digital de Dados (CDD), ferramenta que fornece informações sobre “qualquer jogador do mundo”.

- No futebol, não há solução mágica. Acertar é raro acertar e não existe uma garantia de que quanto mais se investe, mais se ganhe. Estamos trabalhando, mas não é fácil encontrar soluções com poucos recursos. É preciso de criatividade . Fazemos uma pesquisa global no CDD, em estatísticas. Hoje, temos condições de trazer qualquer jogador do mundo (no limite financeiro estipulado). Estamos detalhando o mercado no nicho em que podemos trabalhar, buscando um equilíbrio entre o que o Grêmio quer e o que pode pagar - revela Rui Costa ao GloboEsporte.com.

Os números e dados levantados pelo dirigente e pelo departamento de análise do clube podem até despertar o interesse dos gremistas, mas não são preponderantes para selar o negócio. Futebol não é matemática. Envolve paixão e vontade, norteados por uma pergunta: qual a intenção do atleta de jogar no Grêmio?

- Eu procuro sempre falar com os jogadores e pergunto: "Qual a intenção de jogar no Grêmio?". A maior prova foi o Geromel. Quem o conhecia antes de vir para cá? Ninguém. Foi motivo de chacota por dois ou três meses. Hoje, é um dos maiores zagueiros do Brasil ao lado do Rhodolfo - pondera Rui Costa.

Antes da vitória por 2 a 0 sobre o Passo Fundo, na última quarta-feira, Bolzan admitiu o interesse gremista em buscar ao menos quatro reforços, capazes de chegar com o status de titular na equipe de Felipão. O foco, segundo o mandatário, era o ataque, diante das saídas de Barcos e Marcelo Moreno rumo à China.

- O Grêmio terá respostas nessas questões que achamos pontuais. Em duas, três, até quatro. Logo em seguida a torcida terá grandes novidades sobre esse assunto. Teremos jogadores que estarão nessa ideia da composição do nosso grupo em condição de titularidade - disse o presidente.

Bastou a declaração de Bolzan para que os nomes de diversos possíveis reforços para os setores de criação e de ataque fossem ventilados pela imprensa. Caso dos meias Andrezinho, Bryan Ruiz, que disputou a Copa de 2014 pela Costa Rica, e Alan Ruiz, que atuou pelo Grêmio na última temporada, e dos atacantes Dagoberto, Júlio Baptista, ambos do Cruzeiro, e dos argentinos Milton Caraglio e Lisandro López. Bolzan até admitiu o interesse em López, mas nenhum dos citados integra a lista montada por Rui Costa.

- Ele está no mercado, é um dever nosso observar - disse o diretor executivo, sobre Lisandro López.

Com a relação de cinco atletas entregue à cúpula de futebol gremista, o clube evita estipular prazos para o anúncio de reforços. Sequer toca em nomes. Mas é certo que novas faces devem pintar pela Arena nas próximas semanas.

VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Joia da base recusa renovação e deve sair do Grêmio
- NÃO VAI VOLTAR? Atlético-MG avança em negociações por ex-atacante do Grêmio
- REVIRAVOLTA? Grêmio pode perder atacante europeu para rival






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

11/1/2025


10/1/2025