Tabu, tira-teima, G-4... Grêmio e Inter duelam em Gre-Nal que vale muito

Felipão e Abel Braga criaram clima de mistério nas escalações durante a semana. Tricolor entra na rodada em 6º e Colorado em 4º, com dois pontos de diferença


Fonte: Globo Esporte

Tabu, tira-teima, G-4... Grêmio e Inter duelam em Gre-Nal que vale muito
Arena receberá times de Alan Patrick e Ramiro em briga ferrenha pela tabela e pela história (Foto: Alexandre Lopes/ Inter)

Dizer que o Gre-Nal naturalmente vale mais do que qualquer partida seria incorrer no lugar-comum. Mas o clássico 403 marcado para as 17h (de Brasília) deste domingo, pela 33ª rodada do Brasileirão, consegue ultrapassar o mero clichê. Grêmio e Inter se encontram na Arena em duelo por G-4, tira-teima em nacionais e ainda quebra ou manutenção de tabu histórico.

A seis jogos do fim do campeonato, a Dupla está separada por apenas dois pontos - Inter é quarto, com 56; Grêmio, sexto, com 54. Uma vitória tricolor faria os mandantes ultrapassarem o maior rival e aumentar as chances de vaga à Libertadores. O Colorado, que está à frente dos azuis desde a oitava rodada, pode encaminhar ainda mais a classificação.

Há ainda os contornos de retrospecto - para todos os gostos e cores. O Grêmio tem vantagem em Gre-Nais no Brasileiro desde 1971 (19 a 17). No entanto, nos duelos do Brasileirão Unificado, a partir de 1967, reina um empate de 19 vitórias para cada. Na era dos pontos corridos, é o contrário, com o Inter em vantagem mínima (7 a 6).

Ou seja, todos podem lutar pelo passado. Embora o número que mais incomode seja do lado azul, uma vez que o Tricolor não conhece vitória diante do maior rival desde 2012. Se passar o décimo Gre-Nal seguido sem triunfar, igualará sequência negativa de 1979-1981. Ainda precisa triunfar na Arena - são três clássicos na nova casa, dois empates e uma derrota.

A Arena, aliás, deverá praticamente lotar. Até a noite de sábado, restavam menos de 500 ingressos e todos de cadeiras gold, o mais caro. Um forte esquema de segurança foi organizado entre diversos órgãos públicos e também com reuniões entre lideranças de torcidas dos dois clubes para garantir a ordem no domingo - o Inter colocará até seguranças do clube infiltrados na área dos 1,3 mil visitantes, para evitar danos ao patrimônio alheio. No clássico do primeiro turno, no Beira-Rio, houve problemas no deslocamento de gremistas e foram registradas brigas no entorno do estádio.

Em campo, as cartas estão escondidas. Mesmo que as dúvidas sejam pontuais, Felipão e Abel Braga não divulgaram os times. O treinador gremista chegou a treinar um dia com 14 jogadores entre os titulares. Também alçou Giuliano, em recuperação de pubalgia, como opção. Abel abriu um pouco mais os treinamentos, mas nada mostrou de concreto. E afirmou que até pensa em colocar outro atacante ao lado de Nilmar. Mistério total.

A TV Globo transmite para o RS (com Paulo Brito, Maurício Saraiva e Márcio Chagas da Silva). Premiere e PFC HD (com Jader Rocha, Batista e Mário Marcos) também passam o clássico. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real a partir das 15h, com fotos e vídeos exclusivos.


Grêmio: A dúvida maior é no meio-campo. Há a possibilidade de serem usados dois meias e dois volantes. Na zaga, Felipão promove o retorno de Rhodolfo após lesão no joelho. A provável escalação: Marcelo Grohe; Pará, Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro, Fellipe Bastos, Riveros (Alan Ruiz) e Luan; Dudu e Barcos.

Inter: Alex se recuperou de lesão, voltou aos treinos e deve jogar. Quem não trabalhou com bola no sábado foi Cláudio Winck. Dúvida? Só Abel pode dizer. O provável time: Alisson; Cláudio Winck, Alan, Ernando e Alan Ruschel; Willians, Aránguiz, Alex, D’Ale e Alan Patrick; Nilmar.


Grêmio: o zagueiro Saimon se recupera de lesão no joelho direito.

Inter: Fabrício e Jorge Henrique cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Juan, Wellington e Sasha passaram por cirurgia e só retornam em 2015.


Grêmio: Barcos, Fellipe Bastos, Marcelo Grohe, Pará, Rhodolfo.

Inter: Alan Patrick, Aránguiz, Cláudio Winck, Dida, Gilberto, Nilmar, Willians, Wellington Paulista e Wellington Silva.




VEJA TAMBÉM
- Grêmio define futuro de Diego Costa!
- BRAITHWAITE INSATISFEITO! Insatisfação de Braithwaite e provável despedida de Renato no Grêmio e do dinamarquês
- DECISÃO DE LUIS CASTRO PODE AGITAR O GRÊMIO! O futuro de Renato Portaluppi está em jogo com movimentações no mercado!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

27/11/2024




26/11/2024