Efeito Felipão, Nilmar e novos times: o que mudou desde o último Gre-Nal

Clássico 403 ocorre três meses após embate do primeiro turno e, desde então, há crescimento do Grêmio, reforço de peso no Inter e ao menos dez mudanças nos times


Fonte: Globo Esporte

Efeito Felipão, Nilmar e novos times: o que mudou desde o último Gre-Nal
Titulares há três meses, Giuliano não deve começar e Fabrício está fora, suspenso (Lucas Uebel/Grêmio)

Passaram-se apenas três meses, tempo suficiente para uma verdadeira revolução em Grêmio e Inter. No próximo domingo, os times se reencontram na Arena pelo segundo turno do Brasileirão após o clássico de 10 de agosto, no Beira-Rio, e bastante modificados. Serão ao menos dez mudanças em relação ao embate de 90 dias atrás. Quase um time inteiro, com direito a reforço de peso e arrancada promissora de treinador.

O mistério cerca a semana do Gre-Nal 403. Felipão e Abel Braga já anunciaram uma bateria pesada de treinos fechados. O GloboEsporte.com se arrisca a esboçar possíveis escalações e consegue detectar um número considerável de alterações. O Inter terá ao menos seis peças que não foram titulares há três meses. O Grêmio, no mínimo, quatro. Além de uma boa campanha desde o revés, que tratou de esquentar o duelo das 17h de domingo, pela 33ª rodada.

O principal setor a ser modificado no Inter é a defesa. Apenas Ernando se mantém firme. Dida perdeu a vaga para Alisson. Cláudio Winck ganhou a vaga de Wellington Silva. Alan Costa é opção na zaga após lesão de Juan e por vencer o duelo técnico com Paulão. Alan Ruschel está na posição de Fabrício, suspenso.

Do meio para a frente, apenas mais duas alterações. Em recuperação de cirurgia, Wellington deixou o time e fez Abel retornar ao esquema com dois volantes. Alan Patrick deve, portanto, se manter na equipe. Outra cara nova em relação ao último Gre-Nal é Nilmar, que desbancou Rafael Moura e Wellington Paulista desde sua chegada do Catar.



O Grêmio terá uma transformação tática em comparação a agosto, mas mudará menos peças. Na ocasião, Felipão fazia sua reestreia pelo time que o projetou. E, sem encontrar um lateral-esquerdo satisfatório, deslocou Pará para a função, improvisando Ramiro na direita. No próximo domingo, Pará jogará no flanco direito e Zé Roberto, no canhoto. O experiente meia de 40 anos entrara nessa posição no jogo seguinte, contra o Criciúma, para nunca mais sair.

Rhodolfo deve voltar ao time após lesão, mas não terá Werley ao seu lado. Geromel ganhou de vez a confiança de Felipão. Assim como o esquema com três volantes, que, vez que outra, é deixado de lado. Em 10 de agosto, usou dois volantes, com Walace e Fellipe Bastos. Bastos deve seguir, mas com mais dois homens de marcação. O setor de armação talvez seja o mais impactado. Rodriguinho deixou o clube e Giuliano trava luta particular e crônica com uma pubalgia. Embora ainda possa atuar, uma vez que fora testado no treino de quarta, ainda a tendência maior é de que Luan e Alan Ruiz disputem vaga. No ataque, seguem Dudu e Barcos.



A vitória colorada no Gre-Nal abriu uma distância de nove pontos para o Grêmio, a maior em todo o Brasileiro. Alçou o Colorado à vice-liderança, deixando o Tricolor em 11º. Na 30ª rodada, Felipão chegou a tirar essa diferença, igualando com Abel em 50 pontos. Agora, os vermelhos novamente conseguiram se distanciar, mas a apenas dois pontos (54 a 56).
São números que comprovam que, desde o último Gre-Nal, o Grêmio, embora longe de um futebol vistoso está em crescimento. Conquistou 35 de 54 pontos (61% de aproveitamento) e belisca o G-4 - em sexto, mas com a pontuação do 4º -, enquanto o Inter obteve 31 pontos (53% de aproveitamento), distanciou-se completamente da briga pelo título e chegou a ficar uma rodada fora dos classificados à Libertadores após 18 partidas seguidas no seleto grupo - hoje é terceiro.

A reação gremista, no entanto, contrasta com uma campanha mais sólida do Inter durante todo o campeonato. O Colorado só esteve atrás do Tricolor em duas oportunidades, nas sexta e sétima rodadas. O time de Felipão tem novamente neste domingo a chance de ultrapassar o rival e consolidar a arrancada. Quem leva? Números nem projeções serão capazes de prever.

Linha cinza separa a situação da Dupla antes e depois do último Gre-Nal, em 10 de agosto (Foto: Reprodução)


VEJA TAMBÉM
- Lesão detectada e reforços apresentados: atualizações do Grêmio no futebol.
- Fluminense demonstra interesse em destaque do Grêmio para temporada de 2025
- Gurias gremistas se preparam para clássico decisivo no Gauchão Feminino






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/10/2024














18/10/2024