Lucas Uebel / Grêmio, Divulgação
O projeto de garantir o vice-campeonato passa a correr riscos depois da fraca atuação do time alternativo do Grêmio neste domingo, na Arena, contra o lanterna já rebaixado Atlético-GO. Com escassos momentos de superioridade, a equipe precisou acelerar o passo para garantir o empate em 1 a 1.
Agora, será preciso esperar para que o Palmeiras não derrote o Botafogo nesta segunda, quando será fechada a penúltima rodada do Brasileirão. Os titulares, que decidirão na quarta (29) a Libertadores, assistiram ao jogo das cadeiras da Arena.
Uma participação do volante Machado sintetiza a precariedade técnica do primeiro tempo. Aos 30 minutos, quase sobre a linha divisória do gramado, sem marcadores por perto, o volante, em vez de avançar, preferiu recuar a bola para o goleiro Paulo Victor.
Como se não bastasse ter tomado a decisão errada, fez um passe tão torto que a bola saiu a escanteio. Renato, inconformado, abriu os braços, em forma de protesto.
Decepcionante quase todas as vezes em que foi escalado na temporada, o time reserva do Grêmio desta vez cometeu ainda o pecado de mostrar desinteresse pelo jogo. A ponto de permitir que o adversário se adonasse da partida, tendo as melhores chances para marcar.
Não fosse a falha do zagueiro Gilvan, aos 24 minutos, ao perder a bola dentro da área para Kaio, que chutou muito alto, o Grêmio teria finalizado a primeira etapa sem arrematar. Tanto que, muito cedo, Renato ordenou que os jogadores reservas deixassem a casamata e fossem para o aquecimento.
Não houve acerto pelos lados, nem pelo meio. Os laterais Leonardo e Conrado não tiveram capacidade de apoio, Cristian desistiu de avançar, Machado assumiu os passes longos, mas de forma errada, e Beto da Silva e Patrick foram contidos sem problemas pelos marcadores. O que mais incomodou Renato, contudo, foi a aparente falta de vontade. Não fosse a ação de Paulo Victor, o Atlético-GO marcaria seu gol a 27 minutos, em chute de Diego Rosa. O time ainda arrematou com Gilvan e Igor.
Um pouco menos apático na segunda etapa, o Grêmio seguiu com dificuldades de criação. Lucas Poletto, colocado por Renato no lugar de Cristian, desperdiçou chance a cinco minutos, ao chegar atrasado em cruzamento de Dionathã. A oportunidade seguinte só surgiu aos 15, quando Thyere, depois de escanteio, subiu com estilo e cabeceou para defesa de Kléver.
Uma falha defensiva permitiu que Andrigo, a 24 minutos, fizesse 1 a 0 para o Atlético-GO. O torcedor teria motivos para ir embora mais cedo não fosse a fulminante reação. Depois de escanteio, Thyere cabeceou para defesa parcial de Kléver e, na sobra, Lucas Poletto, filho de Paulo Roberto, lateral-direito campeão da Libertadores e mundial de 1983, também de cabeça, empurrou para a rede e empatou.
Ainda haveria novas tentativas, em que a disposição foi acompanhada pelos desacertos de conclusão. A torcida, com a cabeça na decisão da Libertadores, perdoou os jogadores e foi embora.
VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Dificuldade na Contratação de Estrangeiros: Mudança de Rumo da CBF.
Grêmio encerra negociação por contratação de Weverton.
Flamengo vence Grêmio e é bicampeão da Copinha feminina.
Grêmio é vice-campeão da Copinha Feminina de 2025.
Descobertas sobre Savarino, possível saída de Kannemann e outros negócios do Grêmio.
Grêmio negocia transferência de promessa da base para clube europeu; confira detalhes.
VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
Castro define bases do planejamento para 2026 no Grêmio com estilo profissional
OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
Grêmio fecha transferência de goleiro para clube português