Arena do Grêmio recebe "selo verde" como empreendimento sustentável

Certificação foi garantida após mais de 50 pontos serem atingidos, como coleta de água das chuvas e prevenção de poluição na construção


Fonte: Globo Esporte

Arena do Grêmio recebe selo verde como empreendimento sustentável
Arena do Grêmio recebeu selo verde (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)

A Arena do Grêmio agora faz parte dos empreendimentos que têm selo verde. O estádio foi certificado na categoria Prata do Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), emitida pela USGBC (United States Green Building Council), de Washington, nos Estados Unidos. Essa é a certificação mais utilizada no mundo como reconhecimento oficial de que um projeto cumpre com requerimentos que desenvolvem a construção sustentável.

Segundo Carlos Rossi, gerente de Facilities da Arena, são poucas as construções no país que recebem esse tipo de certificação. Até maio de 2014, apenas 164 obtiveram o selo verde no Brasil.

- Para que fosse garantido o certificado, os fornecedores da Arena precisaram estar cadastrados, para que a fiscalização tivesse controle sobre o material - explica o gerente. Os objetivos destas ações são o combate a poluição e a economia no consumo.

O selo verde foi garantido por atingir 51 pontos por itens como: prevenção ativa de poluição na
construção, escolha do terreno, densidade de desenvolvimento e envolvimento com a comunidade, coleta de água das chuvas, redução no uso da água, performance energética mínima, armazenamento e coleta de recicláveis, uso de materiais regionais, e inovação em design.

No caso do material reciclado, a Arena utilizou madeira com certificado FSC (de demolição e
reflorestamento) e aço reciclado em 50% da obra. Os motores não tinham substâncias poluentes, como graxa para a lubrificação (foi usada a tecnologia de magnetismo), enquanto o ar condicionado utiliza gases que não contaminam. Já a água é reaproveitada de coleta da chuva, em dois locais: nas calhas de água da cobertura e no fosso da grama.
Inaugurada em dezembro de 2012, a Arena sedia os jogos do Grêmio e também já recebeu a seleção brasileira. O Beira-Rio, estádio do Inter, e que recebe os jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre, também foi construído para atingir o certificado.

VEJA TAMBÉM
- WENDELL PERTO DE VOLTAR AO BRASIL! Ex-lateral do Grêmio pode reforçar Imortal!
- Multicampeão do Grêmio aconselha Renato a buscar novos ares na seleção.
- GRÊMIO DE OLHO NO FUTURO! Reunião com técnico europeu e possível retorno de Arthur movimentam os bastidores!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

22/11/2024