Agora com "as próprias pernas", Grêmio se volta ao campeonato gaúcho feminino

Apesar de rebaixado no Campeonato Brasileiro, Tricolor levou adiante aprendizado e agora toca projeto para as meninas sozinho


Fonte: Globo Esporte

Agora com as próprias pernas, Grêmio se volta ao campeonato gaúcho feminino
Meninas gremistas trabalham quatro vezes por semana no CT do Cristal, em Porto Alegre (Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação)
Depois de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro Feminino, o Grêmio começa um novo ciclo na modalidade. Com o departamento mais organizado, maior experiência e o grupo ainda em construção, o Tricolor quer azeitar o projeto em voo solo para iniciar 2018 sob novas perspectivas na segunda divisão nacional.



Mas ainda terá de esperar para entrar em campo. Estrearia neste domingo pelo Campeonato Gaúcho contra a Associação Esportiva João Emílio, em Candiota. Mas a chuva que assola a região da Campanha castigou o gramado do Estádio 20 de Setembro, e a partida foi adiada. Ainda não há confirmação da próxima data.

Após retomar a categoria no início do ano em parceria com a Associação Gaúcha de Futebol Feminino (AGFF), o Grêmio agora anda com as próprias pernas a partir do que aprendeu no Brasileirão do primeiro semestre. A campanha até começou alentadora, com uma vitória e um empate nos dois primeiros jogos. Mas depois desandou com 12 derrotas seguidas e o rebaixamento. Nada que abale o clube.

– Aprendemos o que o (presidente) Romildo pediu: para que organizasse o departamento. Íamos errar muito. Foi um trabalho bacana, mas a gente sabia que era difícil conseguir alguma coisa. As equipes (do Brasileirão) estão 10 anos na frente. Com três meses de treinamento, conseguimos aprender a logística, foi fantástica a equipe de profissionais. O Campeonato Gaúcho é o primeiro passo para começar a mostrar que o Grêmio começa a caminhar com as próprias pernas. Ano que vem vamos começar com equipe ainda mais forte, treinando diariamente – conta o ex-jogador Yura, diretor do departamento feminino.

ORGANOGRAMA DO DEPARTAMENTO

Diretor de futebol Júlio Titow (Yura)
Coordenador técnico Osmar Lima
Administrativo Mariana Ciarlini Giovanella
Técnica Patrícia Gusmão
Preparadora de goleiras Sol Farias
Fisioterapeuta Paulo Henrique Silva
Preparador Físico Pedro Klever
Roupeiro Gilberto Alves (Cebola)

O apoio interno no Grêmio também é exaltado. Segundo Yura, "ninguém está fazendo cara feia". Depois da disputa do Brasileirão, inclusive, três empresas de material esportivo exclusivo para mulheres procuraram os dirigentes. Em um primeiro momento, contudo, os uniformes usados serão os mesmos do time masculino.

As meninas tricolores treinam quatro vezes por semana – quartas, sextas, sábados e domingos – e recebem uma ajuda de custo do clube. Entretanto, nenhuma delas tem o futebol como sustento.
Da equipe que disputou o Campeonato Brasileiro no primeiro semestre, 18 permaneceram. O restante do elenco será composto por atletas que ainda são avaliadas após uma peneira reunir 400 garotas, além de contratações.

– O Campeonato Brasileiro a gente sabia que era muito forte, com equipes bem estruturadas. Foi mais um aprendizado para saber como funciona, seguir o modelo e fazer frente a elas – comenta a treinadora Patrícia Gusmão. – Reformulamos o time para a disputa (do Gauchão). Aquelas que estavam dentro do nosso conceito, permaneceram. E seguimos em busca de outras jogadoras. O grupo não está fechado. Queremos analisar também os adversários do campeonato gaúcho.

Apesar dos treinos serem realizados no CT do Cristal, na zona sul de Porto Alegre, os jogos das tricolores serão no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Com o adiamento da partida contra a João Emílio, a estreia será somente no dia 20, próximo domingo, diante do Rio Grande, às 15h, em Eldorado.

Confira a relação das jogadoras:

Goleiras: Luana dos Santos e Carolina Aparecida de Aquino Marques

Laterais: Rafaela Medina Ancheta, Jissele Agnes Machado, Caroline Santos Gomes e Jéssica Vieira Silveira

Zagueiras: Bruna Helena Oliveira Flor, Thiellen Gonçalves de Oliveira do Nascimento e Aline Borba Fermino (Ninja)

Volantes: Elisandra Madeira Guerra (Taba), Ariane Cabrera Correia e Roberta Cristina Silva da Rosa (Beta)

Meias: Shaiane Madeira Pedrozo (Shasha), Stefani Cabral (Tefa) e Daniela Fonseca Magallon

Atacante: Carla Tatiane da Silva Antônio (Carlinha), Karina Balestra da Luz e Fabíola da Silva da Costa

VEJA TAMBÉM
- TÉCNICO DO GRÊMIO PREPARA AJUSTES! Mudanças à vista no sistema defensivo para o próximo desafio!
- PRESIDENTE GUERRA VACILA MUITO: 1 CONTRATAÇÃO TITULAR DAS 6 PROMETIDAS E MENDICÂNCIA NO MERCADO
- LATERAL GRINGO DE OLHO NO FUTEBOL BRASILEIRO! Pedido surpreendente agita o mercado da bola!






Comentários



OLÁ VOCÊ DE TODO BRASIL QUE TEM TV POR ASSINATURA E TEM POUCOS CANAIS E PAGA CARO.
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO
LIBERAMOS OS CANAIS E REDUZIMOS A FATURA
INTERESSADOS ZAP 11980799494

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/1/2025






































23/1/2025