Após a vitória botafoguense fora de casa, há mais de um mês, Botafogo e Nacional voltam a se enfrentar nesta quinta-feira, no Engenhão, a partir das 19h15min. Do confronto, sai o adversário do Grêmio nas quartas de final. ZH mostra como jogam as duas equipes que duelam pelo direito de enfrentar o time de Renato Portaluppi.
BOTAFOGO
Tem sido um ano movimentado no Botafogo, algo incomum nas últimas temporadas.
— A brincadeira na imprensa aqui era de que o Botafogo era cemitério da notícia. Não acontecia nada. Este ano foi completamente diferente. O time teve uma trajetória épica na Libertadores, o grande ídolo, Jefferson, começa machucado, a maior contratação, Montillo, se aposenta. Muita coisa aconteceu — lembra Thales Machado, editor do jornal Extra.
Por mais reviravoltas que tenham ocorrido em General Severiano, o time se manteve no caminho certo na competição continental. Sob a firme batuta de Jair Ventura, sustentou a identidade de uma equipe aguerrida e competitiva, o que garantiu a supremacia em duelos contra times tradicionais como Olimpia, Colo Colo, Atlético Nacional e Estudiantes.
ESQUEMA
Varia entre o 4-2-3-1 mostrado acima e o 4-1-4-1, com o avanço de Matheus Fernandes para se colocar lado a lado com João Paulo. Destaque para a força de marcação pelos lados, em que Bruno Silva e Pimpão participam ativamente da marcação.
FORÇA NA DIREITA, VELOCIDADE NA ESQUERDA
As características dos dois jogadores de lado dizem muito sobre como o time se comporta. Volante de origem, Bruno Silva dá sustentação ao flanco direito, vigiando eventuais avanços do lateral-esquerdo adversário. Na esquerda, há maior qualidade técnica com Victor Luis e Pimpão. É por ali que costumam iniciar os contra-ataques, arma preferencial do time de Jair Ventura.
— O Pimpão faz bem a jogada de inversão de lado. Muitas vezes o lance começa pela esquerda, ele vê o Bruno Silva do outro lado e inverte para ele, que chega de trás. Foi assim que iniciou o lance do gol lá em Montevidéu — analisa Machado.
O CARA
Ainda que seja difícil apontar destaques individuais em um time que se destaca pelo coletivo, João Paulo, formado no Inter, tem sido o comandante do meio-campo após a saída de Camilo e a aposentadoria de Montillo. No início da temporada, ganhou espaço atuando como volante e, diante das saídas dos dois meias, assumiu sua posição de origem com naturalidade.
CONTRA O GRÊMIO
O time de Renato teria evidente superioridade técnica sobre o Botafogo em um eventual enfrentamento. Teria de tomar algum cuidado nos primeiros minutos de jogo no Engenhão, em que o time carioca costuma adiantar a marcação e pressionar. De resto, seria um confronto para testar a capacidade gremista de trocar passes e encontrar espaços em defesas fechadas.
NACIONAL
Não espere um futebol vistoso deste Nacional do técnico Martín Lasarte. O time é aguerrido e experiente, mas passa longe de manejar a bola com a mesma naturalidade do Grêmio.
— Diria que é um time prático. Não é uma equipe vistosa, mas está bem consolidada. Representa muito do que é o futebol uruguaio hoje — destaca Juan Pablo Romero, do jornal uruguaio El País.
Há alguns cascudos no elenco, como o lateral Fucile e o meio-campista Álvaro González. Desde o primeiro jogo contra o Botafogo, pouco mudou no clube uruguaio, até porque o time pouco jogou. Como o calendário do país parou, o Nacional teve apenas dois amistosos, contra os argentinos Boca Juniors e Banfield, para se preparar.
ESQUEMA
É um 4-3-3, com um meio-campo de forte marcação e que ganha o reforço defensivo de Viudez e Fernández retornando para fechar os lados.
UM DRIBLADOR PELA DIREITA
Muito do repertório ofensivo do Nacional passa pela capacidade de enfrentar e ultrapassar marcadores de Tabaré Viudez, que atua aberto pela direita. Ele se combina com Álvaro González, experiente jogador que é o mais técnico do trio de meio-campo.Com esses dois jogadores, o Nacional tende a procurar o lado direito desde o início das jogadas, sendo que a dupla ganha a companhia de eventuais subidas de Jorge Fucile.
O CARA
Rodrigo Aguirre, 22 anos, é de longe o principal jogador do Nacional. Desfalque no primeiro jogo, o centroavante teve seu contrato de empréstimo renovado em julho (os direitos econômicos são da Udinese).
— Preocupa, o Aguirre é jogador diferente — resumiu Jair Ventura ao falar do atacante.
CONTRA O GRÊMIO
Outro adversário que seria inferior tecnicamente em relação ao Grêmio. O time de Renato teria de se igualar aos uruguaios no confronto físico, para impedir uma imposição do rival neste aspecto. A bola aérea também pode ser um problema. A tendência, porém, seria de um Grêmio favorito por conta de seu patamar mais alto nas partes técnica e tática.
Comentários
Comentários (2)
Sem Luan será muito difícil passarmos na próxima fase.
seja qual for dos dois times o grêmio consegue passa.
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.
Nova base do Grêmio é apresentada no Centro de Formação Tricolor.
Torcida gremista aprova contratação de Luís Castro com grande maioria em enquete.
Grêmio planeja fortalecer base e define plano com Luís Castro para 2026.
Planejamento 2026! Grêmio define planejamento para 2026 após contratação de Luís Castro
Grêmio mira conquista inédita na final da Copa Feminina.
Grêmio lança campanha de antecipação de mensalidades para sócios do clube
ceo do grêmio alerta para desejo do flamengo de dominar o brasileirão
Trio de saída? Grêmio encaminha venda de jogadores para 2026
Ceo do Grêmio pede união dos times para evitar domínio do Flamengo
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa