Não é só Renato: conheça a comissão técnica por trás do sucesso do Grêmio

Técnico tem palavra final, mas conta com uma série de profissionais ao seu lado que auxiliam o Tricolor a se manter firme em três competições simultâneas


Fonte: Globoesporte.com

Não é só Renato: conheça a comissão técnica por trás do sucesso do Grêmio
A fase atual do Grêmio parece interminável. Teve estopim com o início do Brasileirão, mas se manteve na Copa do Brasil e na Libertadores. Após receber elogios e ser apontado como "melhor futebol do país", o time gaúcho é centro das atenções há semanas por atuações como no 3 a 3 com o Cruzeiro ou na vitória sobre o Atlético-PR por 4 a 0. O responsável por esse processo é Renato Portaluppi. Mas há companheiros com os quais o treinador divide responsabilidades na comissão técnica que o auxiliam a tomar as melhores decisões possíveis.

Mais de uma vez, Renato citou que "cinco ou seis cabeças pensam melhor que uma". Por isso o técnico é aberto no relacionamento com seus companheiros de vestiário. Liberdade inclusive ampliada ao grupo de jogadores, como no caso da saída de Maicon do time titular. A comissão técnica também tem papel fundamental na ascensão do Grêmio neste ano, dando subsídios ao treinador para fazer escolhas e ajustar a equipe. Reuniões do grupo de campo ocorrem semanalmente para avaliações.

Desde 2015, o Grêmio estipulou que teria uma comissão permanente para o clube. Todos formados com ascensão dentro do Tricolor e conhecimento do contexto. Desde então, preparador de goleiros e preparadores físicos, entre outros profissionais, são vinculados ao clube. Recentemente, houve a perda de James Freitas, auxiliar desta comissão na equipe principal, que foi para o Cruzeiro no início de janeiro, sem reposição. Mas o clube mantém o ideal. Conheça abaixo a equipe por trás de Renato:

O BRAÇO DIREITO

O braço direito de Renato Gaúcho é o auxiliar Alexandre Mendes. O técnico conheceu-o no Fluminense, quando ainda era jogador, em 1995, e Mendes, preparador físico. Começou ali uma amizade e uma relação de confiança.

A ponto de Renato delegar funções ao auxiliar no dia a dia. Os treinos do time reserva, como é costume nesta rotina de jogos "quarta e domingo", já que os titulares apenas fazem recuperação física, ficam nas mãos de Mendes. Trabalhos com os princípios de jogo do modelo gremista, em espaço reduzido, geralmente estão sob o comando de Mendes, com Renato como observador em algumas atividades. Em outras, fica ao lado do seu auxiliar, trocando opiniões com ele.

Mendes ostenta no currículo curso de técnico de futebol e é preparador físico de formação. Ocupou tal função no próprio Grêmio, com Renato, em 2013, na segunda passagem de ambos pelo clube gaúcho. Após os jogos, é sempre um dos primeiros a passar para o vestiário da Arena, prancheta nas mãos. E mantém sempre um clima descontraído no dia a dia, com brincadeiras com os jogadores e arbitragem no recreativo.

O MENTOR



A pessoa que conhece Renato há mais tempo dentro do Grêmio é Valdir Espinosa. Coordenador técnico, foi comandante do então jogador nos tempos de atrevido ponteiro direito. Ambos levantaram as taças da Libertadores e do Mundial em 1983, quando Renato iniciava a carreira e ainda se dividia entre dar trabalho para os adversários e ao próprio técnico. É uma das "cabeças" ouvidas por Renato e também tem conhecimento de campo para auxiliar em questões táticas ou montagem de sessões de treino.

Dentro do seu papel está o trabalho de uma identidade para o clube desde as categorias de base e a avaliação de jogadores e possíveis reforços. Foi muito por conta de Espinosa que Léo Moura chegou ao Grêmio, após ambos trabalharem juntos no Metropolitano, em Santa Catarina.

O DONO DO GÁS



A preparação do elenco e o trabalho físico fica com Rogério Dias. Formado no clube, tem passagem recente pela seleção brasileira chamado por Tite e Fabio Mahseredjian para integrar a comissão técnica antes de dois jogos pelas Eliminatórias, contra Uruguai e Paraguai.

Rogerinho, como é informalmente conhecido, também tem papel nos treinos diários. Além de ser quem comanda aquecimentos, treinos de recuperação e atividades na academia, por vezes lidera treinamentos com bola no CT Luiz Carvalho. Há alguns treinos técnicos também com foco na parte física que o preparador divide as tarefas com Alexandre Mendes.

Geralmente em campo reduzido, o exercício pede intensidade dos jogadores: um time ataca em espaço limitado, enquanto outro defende. Se a equipe consegue fazer o gol, segue atacando. Se o time rouba a bola e aciona o goleiro, precisa correr para outra área, e atacar em outra trave, colocada de costas para a do primeiro trabalho.

– Tem que funcionar como uma engrenagem perfeita. Dividimos a nossa comissão em duas frentes (no jogo com o Palmeiras), atendemos o pessoal que não foi para o jogo, eu e o Alexandre, e o Renato e o Mário, que é um dos profissionais da preparação física, trabalham com o pessoal no jogo, no fim de semana. A gente sempre gosta de frisar que não é apenas o físico, o técnico, o tático. Para os atletas estarem bem fisicamente, principalmente, neste calendário, todo mundo tem sua parcela de importância: fisioterapeutas, massagistas, fisiologistas, departamento de nutrição. Todos envolvidos para tentar recuperar os atletas nos curtos espaços de tempo. Precisamos desta contribuição e da conscientização dos atletas – diz Rogerinho ao GloboEsporte.com.

Rogério Dias, claro, não está sozinho. Mário Pereira e Gabriel Alves são seus auxiliares e comandam muitas atividades aos jogadores. Há também fisioterapeutas (Henrique Valente, Ingrael do Amaral e Thiago Albuquerque) e fisiologistas (Rafael Gobbato e José Leandro) que estão sob seu guarda-chuva. Assim como a nutricionista Katiuce Borges e a técnica em nutrição Giseide Nardini. O trabalho do supervisor Marcelo Rudolph na logística também é exaltado pela maneira como integra as viagens ao processo de recuperação dos atletas.

O PROFESSOR DE PAREDÕES




O trabalho exaustivo para manter todos os goleiros em bom nível é do preparador Rogério Godoy. Rogerião, como é chamado, tem uma relação próxima com Renato. Em um treino há duas semanas, por exemplo, teve uma conversa de cerca de cinco minutos com o comandante. Algo que não é incomum ocorrer nos gramados do CT Luiz Carvalho. Ele conta com um auxiliar, Ênio Oliveira, contratado neste ano. E também com auxiliares de campo, geralmente Antônio Marcos, o Jaspion.

– Professor Renato dá total liberdade para a gente exercer a nossa função, que é condiconar os goleiros. Conversamos bastante. A gente primeiramente fica muito feliz com o reconhecimento do Grêmio na comissão permanente, formada por profissionais da casa, que conheçam o ambiente, que respaldam a chegada de novos profissionais, no caso novos técnicos, sempre estamos aqui para dar um suporte. Não é diferente com o professor Renato. Já conhecia de outras passagens. Vocês sabem o que aconteceu em 2016, culminou com o título. Em 2017, com a continuidade do trabalho, acho que vem gerando bons frutos – comenta Godoy ao GloboEsporte.com.

ANÁLISE DE DESEMPENHO

O Grêmio hoje conta com três analistas de desempenho para avaliar os jogos do próprio time e estudar os rivais: Eduardo Cecconi, Antônio Cruz e Rafael Tavares. Pessoas que muito estudam e conhecem a parte teórica de um futebol cada vez mais dissecado - exemplo que Renato estuda e também conta ao seu lado com profissionais atentos às inovações. O trio abastece o grupo de jogadores com vídeos e informações, além de preparar vídeos os quais são utilizados constantemente pelo técnico Renato em reuniões com o elenco, geralmente antes de treinamentos. O Tricolor reúne o uso de vários softwares para analisar informações no Centro Digital de Dados (CDD), comandado pela dupla.

– Cada jogo que fazemos, a atuação do Grêmio é analisada. E cada jogo que vamos realizar, o adversário é analisado. O pessoal do CDD faz estudos, analisa vídeos, analisamos dados também, é preparada uma apresentação onde os jogadores tomam conhecimento das principais jogadas, dos principais jogadores do adversário. É passado através do CDD e de palestras do Renato e do Alexandre (Mendes) – explica o vice de futebol Odorico Roman ao GloboEsporte.com.


VEJA TAMBÉM
- INTENSIDADE TOTAL NA PRÉ-TEMPORADA! Treinamentos avançam com foco em evolução técnica e tática!
- REFORÇO DE PESO NA CHAMPIONSHIP! Brasileiro desembarca para ajudar na busca por objetivos ambiciosos!
- TRICOLOR SONHA ALTO! Grêmio negocia contratação de zagueiro internacional, mas esbarra em obstáculos financeiros!






Comentários



Será que Luan não vê nos vídeos o quanto ele prende a bola até perder.

O segredo se chama Valdir Spinoza.

Isso tudo explica a razão de tanto sucesso e qualidade na forma de atuar do elenco atual. Certamente nada disso custa pouco, no entanto a relação custo-benefício já mostrou que está valendo a pena. Título da CB de 2016 e grandes possibilidades de mais taça no armário em 2017.

boa

OLÁ PESSOAL
VOCÊ DE TODO BRASIL QUE TEM TV POR ASSINATURA E TEM POUCOS CANAIS E PAGA CARO.
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO
LIBERAMOS OS CANAIS E REDUZIMOS A FATURA
INTERESSADOS ZAP 11980799494

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/1/2025






































22/1/2025