Renato usa tempo de parada para aprimorar time do Grêmio e engatar sequência positiva

Com liderança no Brasileiro e vantagem na Copa do Brasil, Grêmio surfa em bom momento


Fonte: Globoesporte.com

Renato usa tempo de parada para aprimorar time do Grêmio e engatar sequência positiva
O atual momento do Grêmio, líder do Brasileirão, em vantagem nas oitavas da Copa do Brasil e a um empate da classificação na Libertadores, chama atenção após um momento de instabilidade em 2017, com queda no Gauchão antes da final. Após um período livre sem jogos – embora forçado –, Renato colocou em ação suas estratégias. Apesar da imagem criada com o rótulo de "motivador" sobre o ídolo gremista, as correções pontuais feitas pelo comandante dão a chance para, por exemplo, Lucas Barrios brilhar. Com muitos vídeos, treinos usados por Tite e reforço de princípios no dia a dia.

Foram exatos 11 dias depois da derrota para o Deportes Iquique, dia 3 de maio, até a estreia no Brasileirão, dia 14 – vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo. Tempo precioso em um calendário esgoelado como o brasileiro. Com dias livres, o técnico Renato pode entrar em ação. Hoje, o time lidera o Brasileirão com duas vitórias, a última sobre o Atlético-PR, no domingo, é o primeiro no Grupo 8 da Libertadores, competição pela qual joga nesta quinta, contra o Zamora, na Arena, e tem vantagem nas oitavas da Copa do Brasil, após 3 a 1 sobre o Fluminense na semana passada.

Nos trabalhos fechados, como será no início do treino desta terça, Renato gosta de posicionar o time em campo aberto. Se há uma sequência desgastante, como a atual, apenas escala a equipe e orienta a movimentação dos atletas e troca de passes no chamado "treino fantasma". Tite é um adepto desta atividade. Se há tempo, como houve, Renato promove coletivo. Em contrapartida, usa muito trabalhos com orientações individuais aos atletas e competição elevada. Foi exatamente assim na segunda-feira. Como foi com os reservas, tudo aberto. E foi possível observar um técnico muito participativo.

– O papel do Renato foi fundamental, teve a condição de colocar melhor suas ideias. A partir disso, teve tempo para cobrança. Realmente, o resultado estamos vendo nestes últimos jogos. Foi um aprimoramento. Teve este tempo, um pouco maior, que deu para conversar, ir para o campo, mostrar e realizar. Não foi um jogo só. Mais de um, então, mostra que foi bem aproveitado. Para que pudéssemos aquilo que não só a torcida, mas todos que participam do Grêmio, se cobravam para conseguir – conta o coordenador técnico Valdir Espinosa ao GloboEsporte.com.

Outra prática comum nos bastidores, além das brincadeiras e frases de efeito, é o uso da imagem com os jogadores. Geralmente nas concentrações, o treinador gosta de reunir o elenco e passar vídeos com erros e acertos do posicionamento do time. Em algumas situações, ocorre também na Arena ou no CT Luiz Carvalho, antes de treinos.

Durante a temporada, o GloboEsporte.com flagrou o treinador conferindo com o analista de desempenho do clube, Eduardo Cecconi, se os vídeos do Iquique estavam prontos para passar aos jogadores. Um exemplo pequeno da preocupação do comandante com o material feito pelo Centro Digital de Dados (CDD).

– Ele tem a equipe de scout que filma os jogos. Como cara que já jogou, ele consegue visualizar muito mais fácil os erros e acertos. Quando tem que cobrar, ele cobra. Ele tem que nos corrigir. É a função dele. E quando tem que nos dar confiança, quando a gente acerta e faz o que ele pede, ele incentiva e mostra também – explicou Arthur.

Os treinos do período também reforçaram os princípios de jogo gremista. Após uma folga de dois dias, houve um treino intenso, com bola, mas foco na parte física, muito semelhante ao dos tempos de Roger Machado no comando. Depois, atividades em campo reduzido, geralmente comandadas pelo auxiliar Alexandre Mendes, com jogadores posicionados nas laterais para evitar a saída da bola e a deixar em jogo o maior tempo possível. Em um terceiro modelo, obrigava os atletas a trocar um número predeterminado de passes em um lado do campo antes de avançar para o outro e tentar a finalização.


Também houve a adaptação ao centroavante Lucas Barrios. O período serviu para englobar o camisa 18 no modelo de jogo de toque de bola. O paraguaio participa e ajuda na construção e também finaliza. Nos últimos jogos, com eficiência enorme: em três arremates, três gols.

– O trabalho do Renato e o trabalho coletivo (são as razões para a melhora). Quem tem entrado, não tem deixado o nível cair. A qualidade do grupo é superior ao ano passado, conseguimos jogar todos os jogos no mesmo nível – comentou o zagueiro Pedro Geromel.

Alia-se a isso os pontos talvez mais falados sobre Renato: a parte motivacional e a gestão de grupo. Nos dois aspectos, vai bem a ponto de dizer que se "perder o grupo, pede para sair". Tamanha confiança só não é maior que sua idolatria. Maior ícone do clube, ganha também uma paciência maior da torcida.
Os últimos resultados não são garantia de títulos ou apenas sucessos no restante do ano. Mas mostram um tempo bem aproveitado pela comissão técnica gremista antes de uma fase decisiva. O clube gaúcho volta a treinar na tarde desta terça, com o início com portões fechados no CT Luiz Carvalho. Certamente, ajustes táticos por aí.

VEJA TAMBÉM
- GRÊMIO ENFRENTA IMPASSE EM NEGOCIAÇÕES! Reforço para a defesa segue indefinido!
- GRÊMIO LIDA COM PRESSÃO EXTERNA! Clube corre para evitar novas perdas no elenco!
- GRÊMIO AVALIA NOVAS OPÇÕES! Clube enfrenta desafios para reforçar o elenco!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

22/1/2025























21/1/2025