Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
O Grêmio conta com os gols de Miller Bolaños para superar o Iquique-CHI, hoje, às 21h45min, em sua estreia na Arena nesta Libertadores. O meia de 26 anos, contratado por R$ 20 milhões no ano passado do Emelec, do Equador, está justificando neste início de temporada o investimento realizado pela direção.
Artilheiro do time em 2017 com sete gols e ótimas atuações, o equatoriano teve sua chegada a Porto Alegre viabilizada pelo arrozeiro Celso Rigo. O mecenas gremista não só emprestou seu avião para trazer o jogador de Guayaquil, como também ofereceu garantias bancárias ao Emelec para que o negócio fosse realizado. Torcedor do Grêmio, Rigo entende que o esforço valeu a pena.
— Ele foi contratado por ter mostrado este desempenho no Emelec. Para a gente, não é surpresa. Fico satisfeito por ter ajudado a trazê-lo, é um jogador diferenciado — afirma Rigo.
A boa fase de Bolaños é saudada pelo técnico do Equador, Gustavo Quinteros. Com sete gols em 12 jogos no Grêmio este ano, o meia já igualou a soma de 2016, que foi alcançada em 28 jogos. Em contato com ZH, Quinteros afirma que, nesta temporada, Bolaños está jogando na posição em que melhor rende.
Além de treiná-lo na seleção equatoriana, o técnico também extraiu o melhor futebol do meia entre 2014 e 2015 no Emelec. Lá, atuava centralizado, com liberdade de movimentação atrás dos atacantes e chegada frequente na área. O que se repete agora com Renato Portaluppi no Grêmio após a lesão de Douglas.
— Acompanho os jogos dele. É um grande meia quando joga com liberdade. Está em sua melhor posição, foi assim que ele jogou no Emelec comigo — observa Quinteros.
Em seus dois últimos anos no Emelec, Bolaños fez 60 gols em 96 jogos, com média de 0,62 por partida. No Grêmio, nesta temporada, a média está em patamar semelhante: 0,58 por jogo. No ano passado, em que sofreu para se recuperar de duas fraturas na mandíbula, a média foi de 0,25 gol por jogo.
— Miller é um grande jogador. Depois de sua lesão, está voltando ao seu melhor nível. Tomara que siga assim — completa o treinador da seleção equatoriana.
O coordenador técnico Valdir Espinosa teve papel importante na adaptação de Bolaños. Encarregado da tarefa de integrá-lo ao grupo, usou sua larga experiência de campo para perceber que o mais importante era ganhar a confiança do jogador.
Encerrados os treinos, Espinosa costumava fazer caminhadas com Bolaños dentro do gramado. Mais ouvia do que falava. Queria, acima de tudo, que o equatoriano sentisse que estava diante de um amigo, com quem poderia se abrir.
— As pessoas perguntam se tenho uma sala para falar com os jogadores. Digo que não. Sala separa as pessoas. Prefiro não marcar nada, fazer espontaneamente — explica o coordenador.
Talvez pelas dificuldades enfrentadas pelo jogador na chegada ao Grêmio, sobretudo pelas lesões, Espinosa via Bolaños tomado pelo abatimento. Estava afastado do grupo, com poucos sorrisos.
— Agora, é completamente diferente. Ele já se sente importante, está totalmente integrado — diz.

VEJA TAMBÉM
- VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
- OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
- Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
promessa do grêmio desperta interesse do liverpool: confira os detalhes.
Confiança no trabalho de Luis Castro: Ídolo do Grêmio elogia capacidade.
Peñarol planeja proposta ao Grêmio para renovar contrato de Arezo.
Novo técnico do Grêmio é recebido com entusiasmo pela torcida no Brasil.
Grêmio define saídas e inicia montagem da Barca para próxima temporada
Calor Da Torcida Do Grêmio Impulsiona Luís Castro Após Conquistas Com Clube
Ranking atualizado dos maiores campeões da Copa do Brasil: confira quem lidera!
Grêmio planeja quitar dívida que causou transfer ban nos próximos dias.
Torcida do Grêmio recebe Luís Castro com festa calorosa no estádio.
Dificuldade na Contratação de Estrangeiros: Mudança de Rumo da CBF.
Grêmio encerra negociação por contratação de Weverton.
Flamengo vence Grêmio e é bicampeão da Copinha feminina.
Grêmio é vice-campeão da Copinha Feminina de 2025.
Descobertas sobre Savarino, possível saída de Kannemann e outros negócios do Grêmio.
Grêmio negocia transferência de promessa da base para clube europeu; confira detalhes.
VALORES PESAM? Grêmio encerra negociação por Weverton e muda planos no gol
Castro define bases do planejamento para 2026 no Grêmio com estilo profissional
OLHO NO FUTURO! Grêmio vai ao Haiti para observar jovens talentos da base
Grêmio fecha transferência de goleiro para clube português