Grêmio diz que autorização ao Barça não muda suspeita de aliciamento

Joia da base, garoto Manu, de 10 anos, não voltou ao clube após treinos na Espanha


Fonte: Globo Esporte

Grêmio diz que autorização ao Barça não muda suspeita de aliciamento
Manu posa com Suárez e Messi no vestiário (Foto: Arquivo Pessoal)
O Grêmio segue firme em seu propósito de denunciar o Barcelona na Fifa sob a acusação de aliciamento do menino Emanuel Ferreira, o Manu, de 10 anos. Segundo o diretor jurídico do clube gaúcho, Nestor Hein, a autorização concedida ao clube espanhol para que o menino participasse de um período de treinos na Espanha de 23 de janeiro a 10 de fevereiro deste ano não atenua a situação.

Apesar de o Barcelona afirmar que não tem interesse no menino, Hein afirma que não é uma "coincidência" que Manu tenha voltado ao Brasil e não se reapresentado no CT do Cristal, onde a escola do Grêmio realiza seu trabalho com as crianças. A data marcada para início dos treinos após as férias escolares era 7 de março. Nem o fato de o pai do garoto, José Raimundo Ferreira, ter pedido demissão do emprego de segurança no Grêmio e ter se mudado para Barcelona com o filho.

– O menino recebeu um convite para ir à Espanha conhecer as dependências do Barcelona, com essa autorização de setores do clube que não o presidente, mas que não vem ao caso. Aí veio essa "coincidência" de que ele ia jogar e se mudar para Barcelona. Mandamos uma pessoa do Grêmio junto para demarcar que é um jogador que nós estamos investindo na formação dele. O Barcelona diz que não tem interesse, mas de qualquer forma é estranho que o menino, tendo ido à Espanha, visitado o Barcelona, agora vá morar em Barcelona. É uma evidência que alguma promessa foi feita a ele ou ao pai dele para que ele abandonasse o Grêmio – concluiu Hein.

O pedido para que Manu fosse treinar no Barcelona partiu do ex-jogador (tetracampeão em 1994) e atualmente empresário Mazinho, pai de Rafinha e Thiago Alcântara. No entanto, o Barça garante que Manu treinou por lá somente durante o período combinado e nunca teve interesse em contratá-lo. O clube apresentou um documento, assinado por Carlos Alberto Silva Nascimento, diretor geral da Escola do Grêmio, autorizando a viagem.

O Grêmio, por sua vez, alega que uma manobra foi arquitetada junto à família do menino para levar Manu à Espanha, com auxílio de empresário e advogados brasileiros. Só ainda não sabe se com a participação direta ou não do gigante espanhol. Representantes do Tricolor investigam o caso em Barcelona. Contatado pela reportagem da RBS TV, José Raimundo Ferreira, pai de Manu, disse que não vai se pronunciar sobre o caso e que momento certo tudo será esclarecido.

Segundo diretores das categorias de base gremista, é comum que jogadores menores de idade façam intercâmbio em outros clubes e depois regressem. Recentemente, Leonardo, da categoria sub-14, fez treinos no Real Madrid. O mesmo aconteceu que o garoto Martin – que já saiu do clube – em visita o Benfica. Todos voltaram ao Grêmio normalmente após os testes.

Como os clubes não podem assinar contrato com menores de 16 anos, o Grêmio não tem como reivindicar o retorno do menino. O clube não tem nenhum direito econômico sobre Manu e também não poderá reclamar qualquer ressarcimento pela eventual transferência ou investimento na formação dele. O Grêmio tem apenas vínculo federativo com o jogador. E é isso que sustentará sua reclamação junto à Fifa.

Caso a acusação seja comprovada, o clube espanhol seria considerado reincidente. Entre 2014 e 2015, o Barcelona foi punido pela Fifa com o período de um ano sem poder fazer contratações e pagamento de multa de 450 mil francos suíços pela incorporação de jogadores comunitários menores de 16 anos e extracomunitários menores de 18, no período de 2009 e 2013.

Manu é considerado uma das principais promessas da base gremista e está no clube desde 2014. Em maio de 2015, o menino, que completa 11 anos no próximo mês, foi tema de reportagem do GloboEsporte.com. Natural da cidade de Rosario, no Maranhão, ele precisou de apenas 20 minutos para ser aprovado em um teste no clube e recebeu convite para ficar. Internamente, sempre chamou atenção pela qualidade técnica com a perna esquerda, bem superior aos garotos da mesma idade.

VEJA TAMBÉM
- GRÊMIO EM MOVIMENTO! Clube mira reforço de peso para a meta em 2025!
- DIREÇÃO DO GRÊMIO DORME NO PONTO! cadê zagueiros e lateral-esquerdo titulares e patrocinador-máster?
- GRÊMIO DEFINE NOVO GOLEIRO! Negociações avançam e promessa de reforço anima a torcida!






Comentários



Não se trata apenas de uma rasteira jurídica....É uma questão de moral, ética, respeito, fair play como falam alguns. O Barcelona pode ser vencedor dentro de campo, mas sendo reincidente em aliciamento está mostrando ser um "timeco" fora dele.
Tomara que comece a perder tudo daqui por diante.

Infelizmente o futebol nos brinda com situações de rasteiras jurídicas a todo instante. Uma lástima.

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE, CANAIS ADULTOS E BBB PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 119493485490

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/1/2025







































19/1/2025