Primeira mulher a ter o nome publicado no BID pelo Grêmio, Renata comemora: "Fiquei honrada"

Goleira de 32 anos tem experiência de futsal na Europa e é formada em Arquitetura e Urbanismo


Fonte: Zero Hora

Primeira mulher a ter o nome publicado no BID pelo Grêmio, Renata comemora: Fiquei honrada
Foto: Thiago Lopes / AGFF/Grêmio / AGFF/Grêmio
A terça-feira não sairá mais da história do Grêmio nem da goleira de 32 anos que, agora, veste a camisa tricolor. Renata Armiliato é a primeira mulher a ter o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) pela equipe gremista. O processo é sinal de que a jogadora está apta para atuar em partidas oficiais da CBF, inédito até hoje futebol gaúcho. Renata estreará em um "clube de camisa", como elas mesmas se referem a um time de tradição, neste às 15h deste domingo, no Brasileirão, diante do Vitória, de Pernambuco:

– Vi que estavam fazendo a nossa inscrição na CBF. Fiquei honrada em ser a primeira mulher. Está na história – comemora a moradora de Caxias do Sul.

Assim como a maioria das jogadoras gaúchas, Renata alimentou o sonho de viver do futebol. Conseguiu apenas por dois anos, quando morou na Espanha e Portugal jogando futsal. Depois, apostou na Arquitetura e Urbanismo, em 2012, em busca de uma profissão rentável e que pudesse ser conciliada com a paixão de jogar bola. Funcionou.

– Vejo a data dos jogos e dos treinos e me ajusto, falo com os clientes e está tudo certo. Eles sabem que jogo futebol – conta a goleira, que viaja da Serra até Porto Alegre ao menos duas vezes na semana para os treinos.

De forma emergencial, o Grêmio, em parceria com a Associação Gaúcha de Futebol Feminino, buscou a Seleção Gaúcha para representar a equipe tricolor na competição nacional. É o primeiro passo do Grêmio para as novas normas do Profut e Conmebol. A partir de 2019, para participar de competições oficiais da CBF e da entidade sul-americana, haverá a exigência de ter base e time principal de mulheres.

– Tudo o que vira lei, favorece. Tanto para um lado quanto para o outro. Para o feminino, óbvio, que foi muito bom. É uma coisa que estamos lutando há anos. É um leque de marketing esportivo que poderia estar trazendo muita mulher para campo e os clubes parecem que fecham os olhos. Eu espero que o projeto siga em frente, só tem a fortalecer o futebol.

O Grêmio estreia na competição feminina às 15h deste domingo, no CT de Eldorado do Sul, onde funciona a base tricolor. A partida é aberta ao público.

VEJA TAMBÉM
- DIREÇÃO DO GRÊMIO DORME NO PONTO: cadê zagueiros e lateral-esquerdo titulares e patrocinador-máster?
- GRÊMIO NA SEMIFINAL: Definidas as semifinais da Copinha , CONFIRA AS DATAS
- NOVIDADE NO TIME! Cuéllar realiza primeiro treino pelo Grêmio antes de apresentação oficial






Comentários



para atrair público os jogos feminino os jogos poderiam ser preliminar do masculino na Aena???

Porque não fazem a partida das mulheres, como preliminar da partida deles ...

Muito boa a iniciativa do grêmio vamos apoiar essas mulheres que adoram jogar futebol e um feliz dia das mulheres para elas

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/1/2025

























19/1/2025