Corneta, mistério e tabus: 10 motivos para um Gre-Nal 412 quente na Arena

Grêmio e Inter se enfrentam a partir das 18h30 deste sábado no primeiro – e talvez único – clássico de 2017 com razões de sobra para um embate ferrenho no Gauchão


Fonte: Globoesporte

Corneta, mistério e tabus: 10 motivos para um Gre-Nal 412 quente na Arena
Arena do Grêmio torcida gremistas Gre-Nal (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
A rivalidade Gre-Nal já é motivo de sobra para acirrar os ânimos e o ímpeto de gremistas e colorados por um triunfo a cada embate em solo gaúcho. Não à toa. De tão ferrenho, o clássico é tido como o maior do Brasil e se reinventa a cada edição para apresentar elementos que transformam qualquer confronto em "imperdível". E não é diferente com o duelo deste sábado, na Arena, a partir das 18h30, pela 6ª rodada do Campeonato Gaúcho.

O triunfo, por si só, já serve quase como um título de Copa do Mundo para os rivais. Mas Grêmio e Inter entram em campo envoltos em um mundaréu de elementos que tornam a vitória ainda mais emblemática no Gre-Nal 412, que pode ser o único de 2017. Claro, há o costumeiro e habitual mistério acerca das escalações. Mas Tricolor e Colorado duelam em meio a fases e ambições distintas, com estreantes e figurinhas tarimbadas que podem fazer a diferença.

Confira abaixo o que está em jogo no clássico:

O clássico 412 tem um quê de especial, ainda a se concretizar ao longo de 2017. Afinal, é o único Gre-Nal confirmado em toda a temporada, após o rebaixamento do Inter alijar gremistas e colorados de outros dois duelos, válidos pelo Brasileirão. Há ressalvas, claro: os maiores rivais podem se encontrar nas fases decisivas de Gauchão, Copa do Brasil ou Primeira Liga.

VALE MUITO

A possibilidade de um clássico solitário na temporada reforça ainda mais as prioridades de Grêmio e Inter com o Gauchão neste início de 2017. Os dois rivais têm motivos de sobra para desejar – e muito – o título do estadual. O Grêmio almeja quebrar a hegemonia de seis conquistas seguidas do Colorado, que, por sua vez, vislumbra o hepta – algo que não ocorre desde os anos 70.

CORNETAS

Grêmio provoca o Inter no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
O Gre-Nal também será "rico" no campo das provocações. Neste sábado, Grêmio e Inter se enfrentam pela primeira vez desde a queda colorada à Série B do Brasileirão, em 2016. Ou seja: há motivo de sobra para os gremistas, já rebaixados em duas oportunidades, em 1991 e em 2004, devolverem uma série de cornetas ao maior rival, que tanto lhes importunou ao longo das últimas décadas. Os tricolores, aliás, já deram a primeira deixa ainda na sexta-feira, com uma cutucada oficial via Twitter, com a chamada para o clássico deste sábado.

EXPECTATIVA...

O Grêmio ainda se resguarda de um elemento a mais para o clássico deste sábado. O técnico Renato Gaúcho mantém sigilo total sobre a escalação, já definida por ele. Mas reina a expectativa de que Lucas Barrios faça sua estreia pelo Tricolor diante do maior rival. Contratado para ser o tão sonhado "fazedor de gols" da equipe na Libertadores, o paraguaio desembarcou com recepção calorosa da torcida e treinou normalmente ao longo da semana, até ter sua situação regularizada para a estreia. Resta a escolha do comandante.

...MISTÉRIO

No Inter, o mistério recai sobre um nome bem mais conhecido – e como. Em recuperação de um desconforto muscular na coxa direita, D'Alessandro é dúvida de peso de Antônio Carlos Zago, que apenas disse que o gringo evoluiu para o clássico. O camisa 10 não foi visto nos treinamentos abertos ao longo da semana, no CT do Parque Gigante. Depois, a partir da quinta-feira, o Colorado imergiu numa "operação Gre-Nal", com treinos fechados em um resort em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

DEPOIS, É LIBERTADORES

Via de regra, o resultado de um Gre-Nal costuma reverberar por bastante tempo. É lógico: o triunfo serve para ganhar moral, ao passo que um dolorido tropeço é capaz de pôr em dúvidas questões tidas como certeiras. E tudo isso ganha ainda mais repercussão no caso do Grêmio. O clássico é o último teste do Tricolor antes da estreia na Libertadores. Na próxima quinta-feira, a equipe de Renato Gaúcho ruma a Barinas, na Venezuela, para encarar o Zamora, na estreia pelo Grupo 8 da competição continental.

PARA EMBALAR

O Inter, por sua vez, chega ao clássico em meio a uma série de três vitórias seguidas conquistadas em quatro dias contra rivais da Série B: Oeste (4 a 1), Criciúma (3 a 1) e Brasil de Pelotas (1 a 0). A sequência denota a evolução da equipe de Antônio Carlos Zago após um início de ano irregular. Um triunfo sobre o maior rival serve, assim, de combustível de sobra para que o Colorado engrene na temporada.

ESTREANTE

Ex-zagueiro de Seleção, Antônio Carlos convive com uma "emoção diferente" às vésperas de fazer sua estreia em Gre-Nais contra o amigo e experiente em clássicos Renato Gaúcho. Aliás, o comandante fará seu primeiro "dérbi" gaúcho e mantém a empolgação mesmo que já tenha no currículo como atleta outros jogos do mesmo quilate, disputados na Itália, pelo Roma, na Turquia, pelo Besiktas, e em São Paulo, pelo Palmeiras.

– Tive a oportunidade de participar de vários clássicos e dérbis, como Roma x Lazio, Besiktas x Galatasaray, Besiktas x Fenerbahçe, Palmeiras x Corinthians. Por ser meu primeiro dérbi como treinador, tem uma ansiedade a mais, tem talvez uma emoção diferente. O Gre-Nal é considerado o maior clássico, de maior rivalidade. Estou praticamente nesse ambiente. A ansiedade é muita para que chegue logo esse jogo e a gente possa fazer uma boa apresentação – revelou em entrevista coletiva na sexta-feira.

TABUS
Vencer é bom, mas bater o maior rival é melhor ainda. Em especial, se o triunfo vier seguido de quebra de tabu. Neste sábado, Grêmio e Inter desafiam sinas particulares na Arena. O Tricolor tenta encerrar uma seca de cinco anos sem vitórias sobre o rival em duelos pelo Campeonato Gaúcho. O Colorado, por sua vez, tenta pôr fim à "zica" de 2016, em que não venceu um jogo sobre os gremistas. Aliás, sequer conseguiu balançar as redes em três confrontos.

HERÓIS IMPROVÁVEIS

Entre estrelas e ídolos, o Gre-Nal também marca história por consagrar heróis improváveis a cada partida. Balançar as redes em um clássico serve de motivo de sobra para uma consagração quase imediata dos jogadores de Grêmio e Inter. Neste sábado, porém, talvez nem seja preciso tanto para que alguns atletas ganhem moral para a sequência da temporada.
No Tricolor, é o caso de Jailson, substituto de Walace no meio-campo, e até do experiente Léo Moura, que atua na vaga de Edílson, lesionado. No Colorado, Carlos pode deslanchar se for bem em campo, assim como Roberson, cotado para a vaga de D'Alessandro, e Nico López. Grande contratação do clube em 2016, o uruguaio ainda não correspondeu ao investimento de peso.

>>> GRÊMIO X INTER - 6ª RODADA - GAUCHÃO

Local: Arena, em Porto Alegre.
Data e horário: sábado, às 18h30 (de Brasília).
Escalação provável do Grêmio: Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon, Jailson, Ramiro, Bolaños e Luan; Lucas Barrios (Pedro Rocha).
Escalação provável do Inter: Danilo Fernandes; William, Paulão, Léo Ortiz e Carlinhos; Rodrigo Dourado, Charles, Uendel e D'Alessandro (Roberson); Carlos e Brenner.
Desfalques do Grêmio: Douglas, Edílson, Beto da Silva, Jael e Maxi Rodríguez.
Desfalques do Inter: Gustavo Ferrareis, Klaus, Eduardo Sasha
Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Lúcio Beiersdorf Flor e José Eduardo Calza.
Transmissão: PFC, com cobertura do GloboEsporte.com em Tempo Real

VEJA TAMBÉM
- NOVIDADE NO TIME! Cuéllar realiza primeiro treino pelo Grêmio antes de apresentação oficial
- FUNDAMENTAL FORA DE CAMPO: Quinteros faz ligação para Nathan Fernandes após proposta milionária
- GIRO DIÁRIO: Saiba as principais notícias sobre o Grêmio do dia de hoje






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/1/2025













19/1/2025