Base forte, Renato e projeto 2017: os planos de Espinosa para o Grêmio

Coordenador técnico expandirá responsabilidades para jovens e quer novo conceito


Fonte: GloboEsporte

Base forte, Renato e projeto 2017: os planos de Espinosa para o Grêmio
Mais, mais e mais. Depois do fim do jejum e a taça da Copa do Brasil no armário, o Grêmio não quer parar por aí. E o coordenador técnico Valdir Espinosa trabalha para isso. Dirigente e braço direito de Renato Portaluppi, é o histórico treinador que lidera o processo de evitar um relaxamento. O primeiro passo é o Gauchão de 2017, única competição a ser decidida no primeiro semestre. Mas não só isso: também tem planos para incutir uma mentalidade vencedora nas categorias de base do Tricolor.

- Coração dizendo como torcedor que sou: queremos mais. Queremos o tri, o bi mundial, queremos Copa do Brasil, Brasileiro, queremos Gaúcho. Para que isso aconteça, tem que passar para cá (cabeça) - ressalta.

O clube gaúcho encerrou um longo jejum com o título de 2016. Renato e Espinosa já são campeões da Libertadores e do Mundial. Querem ampliar o sonho de repetir tais feitos para todo o elenco. Mas buscam mais. Deixar um legado no clube.

Se em 2016 Valdir Espinosa assumiu como coordenador técnico com poucos meses para implantar algo, neste ano o treinador histórico e agora dirigente já começará a colocar em prática todas as suas ideias não só para o profissional. Suas atribuições também se estende para as categorias de base. É um dos pontos centrais nos projetos para a temporada. O gremista também fala do peruano Beto da Silva, recém contratado, e frase polêmica de Renato sobre os "estudos no Exterior".

FUNÇÃO NO PROFISSIONAL E NA BASE
"É muito importante colocar responsabilidade de conquista de títulos em qualquer categoria. É a partir daí que começa a aprender a diferença da vitória e da derrota. Ainda não definimos totalmente o tipo de trabalho a ser realizado na base. Dentro do que entendo que seja necessário: não é só trazer jogadores em quantidade da base, mas trazer a qualidade.Tem que ser o formador, mas formar com qualidade. Então, esse é o projeto que temos para o Grêmio que ainda faltam detalhes para ser realizados".

FILOSOFIA DO GRÊMIO
"Tem que formar o jogador. Significa ensinar. O trabalho vai ser em cima dos treinadores, palestra dos treinadores, mostrar o que é o futebol, jogar com coragem, entender que conhecer o adversário faz parte, mas mais importante é conhecer o seu time. Todo mundo conhece o adversário, mas conhece pouco seu time. A linguagem que vai falar com o garoto. Infelizmente, somos diferentes da Europa. O garoto europeu está no colégio, faculdade. Aqui, infelizmente, o garoto mal e mal sabe falar bom dia e boa noite. Alguns são analfabetos. Existe uma linguagem que eles não entendem. Se não entendem a linguagem, como vão entender o que vão fazer dentro de campo. Cabe ao treinador mostrar os caminhos".

PERÍODO DE CONTRATAÇÕES
"Junto com o Renato e a direção, é muito tranquilo. Chegam nomes, e eu coloco a minha ideia. Não é um que define a contratação. Assim como não vai ser um o responsável pelo fracasso ou sucesso. Mas essa troca de ideias. Não conhecendo, vou buscar. Para que junte não só aspecto técnico, físico, de rendimento, de comportamento, de dia a dia para as contratações".

BETO DA SILVA
"Qualquer contratação tem risco. É jovem, é uma aposta maior. Tem qualidade para dar a resposta. Mas temos que ter calma em relação a sua chegada, apresentar a ele as cobranças que vão acontecer. Tem que mostrar o que é o Grêmio, qual a responsabilidade, sem assustar. É um garoto que está chegando. Tem qualidade, mas como qualquer garoto, ainda em fase de aprendizado".

ZAGUEIROS E LATERAIS
"Busca-se. Eu, rapaz, se ligar isso aqui (mostra o celular), o que tem de recado, o que tem de link. Vamos brincar? Engraçado que ninguém oferece o Messi, o Cristiano Ronaldo. Mas todos dizem que são o Messi e o Cristiano Ronaldo. A busca continua, existe a necessidade de repor, até por números, mas ter a qualidade também dentro disso".
O olhar da entrevista do Renato, estava brincando. Claro que queria atingir alguém. Para alguém ele jogou a carapuça. E com certeza alguém vestiu.
Autor

RENATO E OS ESTUDOS
"No olhar das pessoas, você vê o que estão dizendo. O olhar da entrevista do Renato, estava brincando. Claro que queria atingir alguém. Para alguém ele jogou a carapuça. E com certeza alguém vestiu. Existem várias maneiras de aprender. Vendo jogo pela TV, lendo, conversando, discutindo. Enfim. São várias maneiras. Aprende até viajando. Existem duas maneiras para fazer um bom trabalho. A primeira, com o coração. A segunda, com inteligência. O coração para que entenda a torcida, que torcida é essa que é apaixonada pelo seu clube, a dimensão da alegria e da tristeza. A partir daí, vai para a inteligência, como fazer com que isso aconteça".

PROJETO DE 2017
Coração dizendo como torcedor que sou, queremos mais. Queremos o tri, o bi mundial, queremos Copa do Brasil, Brasileiro, queremos Gaúcho. Aqui dentro, está vivo. Para que isso aconteça, tem que passar para cá (cabeça). Tem que buscar, não sozinho, que todos nós busquemos, desde funcionário à comissão e diretoria. Sem dúvidas, mas é possível alcançar. E o Grêmio sonha com isso. Consequentemente, se é o sonho do torcedor, é o sonho de todos nós fazer com que a gente aconteça.

MANUTENÇÃO DA BASE CAMPEÃ
Isso ajuda e muito. Mas, não pode se incorrer no erro de dizer, bom, já que ganhamos ano passado, estamos prontos. Fazia 15 anos que não se ganhava uma competição, agora não teve mais pressão, chego relaxado. Esse relaxamento pode ocasionar problemas. Passou, o jejum acabou. Mais nós queremos. Por isso a cobrança é importante, faz parte de estar atento para responder. Isso, todos sabemos que a torcida vai cobrar, com razão, mais títulos. E que nós temos que nos cobrar.

GAUCHÃO
Esse aspecto da hegemonia, não adianta dizer que não pesa, vivemos na rivalidade. Já iniciar colocando uma taça para o torcedor, enfim, tudo isso é importante. A diferença de vencer e perder. É um trabalho que é feito, o Gauchão tem um peso, Brasileiro outro, Libertadores, mas cada um é um degrau para que você vá no maior, que é Libertadores e Mundial. Para que chegue nos degraus maiores, que é o sonho maior de todos gremistas, temos os degraus que trazem muitos ensinamentos.



VEJA TAMBÉM
- Estrutura de trabalho do Grêmio elogiada por Quinteros.
- Grêmio mira zagueiro sérvio, recebe proposta por atacante e reforça time na copinha.
- QUAL SUA OPINIÃO? Grêmio opta por não contratar zagueiros para a próxima temporada






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/1/2025

18/1/2025