Mitos e verdades de Douglas: camisa 10 ganha torcida com futebol e folclore

Com jeito fanfarrão, meia é uma das principais armas da equipe do Grêmio para encarar o Galo. GloboEsporte.com disseca a mística que envolve o atleta


Fonte: Globo Esporte

Mitos e verdades de Douglas: camisa 10 ganha torcida com futebol e folclore
Douglas, mitos e verdades (Foto: Arte sobre foto de Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Último camisa 10 do futebol brasileiro, maestro pifador, boêmio, zoeiro. Entre mitos e verdades, são muitas as facetas que fazem de Douglas o jogador mais carismático do Grêmio, amado e idolatrado pela torcida tricolor. Fanfarrão fora dos gramados, mas que resolve dentro de campo, desperta comparações com o Renato Portaluppi quando jogador. Por tudo isso, é uma das armas do Grêmio para as finais da Copa do Brasil diante do Atlético-MG. A começar, para o duelo da noite desta quarta, às 21h45, no Mineirão.

Seja pelos cabelos grisalhos, seja pelos passes precisos, o Doga 10 chama atenção também pela regularidade aos 34 anos. Já disputou 53 jogos em 2016, com oito gols marcados. Somente em duelos pelo Copa do Brasil, por exemplo, conseguiu três assistências e um gol, marcado justamente no Mineirão, diante do Cruzeiro, na semifinal.

Para o Galo, é melhor marcar bem o bom velhinho. Ou alguém pode aparecer livre na grande área de Victor. Abaixo, o GloboEsporte.com esclarece alguns mitos e verdades que rondam o meia, um dos grandes personagens da decisão desta noite. Confira:

Último 10 do futebol brasileiro?


Entre os jogadores do Grêmio, Douglas tem um apelido: "10". Costuma ser exaltado como o "último camisa 10 do futebol brasileiro" sempre que faz uma grande jogada. Isso, claro, é um mito. Lucas Lima, do Santos, Gustavo Scarpa, do Fluminense, e Camilo, do Botafogo, são alguns jogadores da nova geração que ostentam o número de Pelé às costas. Todos bem mais jovens do que o veterano gremista, com muito menos história no futebol e muito menos folclore. Não há como negar, porém, que Douglas é um perfil de jogador em extinção no futebol brasileiro.

Gosta de cerveja?


A imagem não mente: o camisa 10 gremista é apreciador de um copo de cerveja gelado ou de chope. Mas com uma ressalva: não todo dia. Aos 34 anos, Douglas diz que bebe bem menos do que antes, apenas socialmente com amigos. Afinal, uma ressaca prejudicaria o bom rendimento no treino do dia seguinte.

– E gosto de cerveja também. Mas para deixar bem claro: não bebo todo dia. Porque os caras acham realmente que eu bebo todo dia. Que eu acordo e escovo os dentes com cerveja. Isso é mentira. Bebo no momento certo, até porque a idade não permite beber todo dia, senão não consigo mais treinar e jogar. Então, escolho um dia para beber com os amigos – disse Douglas, em entrevista recente ao GloboEsporte.com.

Longe da aposentadoria?

A regularidade também é uma marca do camisa 10. Em quatro temporadas (2010, 2011, 2015 e 2016), nunca fez menos de oito gols pelo Grêmio (confira no quadro abaixo). Já realizou 53 jogos na atual temporada, com 4.343 minutos em campo, e raramente se lesiona. Pouco para os seus 34 anos? O "bom velhinho", como certa vez definiu Roger Machado, diz que pretende estender a carreira o máximo possível e por enquanto não pensa em parar.



Secou a filha do Renato?

Após a classificação para a decisão da Copa do Brasil – com o empate sem gols diante do Cruzeiro –, bombou na web uma imagem com Douglas secando a filha de Renato Portaluppi. No entanto, o vídeo do momento mostra que não foi bem assim (veja acima): o meia passa reto e dá uma olhadinha para o lado esquerdo, enquanto conversa com alguém. O mesmo já havia ocorrido com a auxiliar Nadine Schramm Camara Bastos (SC-Fifa) e sido desmentido pelo meia. Mas o folclore é o que fica!


Se estivesse na escola hoje em dia, Douglas certamente seria da turma do “fundão”. Já no grupo do pagode, seria aquele que puxa a cantoria e toca todos os instrumentos. E nas redes sociais? É da zoeira. No Snapchat, costuma mostrar momentos descontraídos ao lado do parça Marcelo Oliveira. Já no Twitter, interage com seguidores, responde críticas com bom humor e ganha até promessas de nudes.

Pinta a barba?


O visual caricato de Douglas tem uma característica incomum. Apesar das madeixas grisalhas do cabelo, a barba é plenamente escura. Ele não pinta o cabelo até por achar que é “coisa de velho”, embora já tenha recebido pedidos. A barba é natural, garante.

– Muita gente ainda fala para pintar o cabelo, mas fica muito estranho. Parece coisa de velhos, senhores que pintam os cabelos de cores diferentes. A barba é preta, é um contraste estranho, diferente. Muita gente acha que eu pinto a barba. Continuam achando. Não pinto.

Aliás, nem ele entende...



Ajuda na marcação?

Renato já disse lá em outubro de 2010: “Craque não marca, joga." No time do Grêmio, o camisa 10 tem uma função ofensiva, bem próxima a Luan, realmente para ajudar a definir as partidas. Mas ele participa ativamente da marcação. Os números comprovam. O meia é o segundo do Grêmio que mais comete faltas no Brasileirão (atrás de Edílson), de acordo com levantamento do GloboEsporte.com. São 42 em 29 jogos, o que mostra que é combativo. Mesmo assim, só levou três amarelos. Na competição, ainda conseguiu 20 roubadas de bola.



VEJA TAMBÉM
- REFORÇO SURPRESA CHEGA À PORTUGUESA! Atacante ex-Grêmio é confirmado para a temporada 2025!
- GRÊMIO SE MOVIMENTA NO MERCADO! Novidades sobre goleiros e atacante ganham destaque no clube!
- GRÊMIO EM APUROS PARA FINALIZAR ACORDO! Grande goleiro está perto de aterrissar no Brasil!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/1/2025



































16/1/2025