Ataque x defesa: final da Copa do Brasil opõe estilos de Galo e Grêmio
Atlético-MG tem mais de 100 gols marcados em 2016, enquanto time de Renato se caracteriza por defesa muito forte e vê média de gols sofridos cair pela metade
Geromel deu susto ao sentir pancada em treino, mas deve ir para o jogo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Nas muitas possibilidades que o futebol oferece, um time com a defesa do Grêmio e o ataque do Atlético-MG talvez se aproximasse da perfeição. Nunca se saberá, claro. Mas o que fica de tal devaneio é justamente a eleição dos pontos fortes de cada uma das equipes que começam a decidir a Copa do Brasil a partir das 21h45 de quarta-feira, no Mineirão.
Não se pode desprezar uma defesa liderada por Victor ou um ataque com Luan e Douglas como expoentes técnicos. Porém, o Galo, dono de uma linha de frente experiente e consagrada, põe sua efetividade à prova contra o Tricolor, marcado pelo jogo competitivo e com sistema defensivo mais sólido. Confira abaixo como as duas equipes se preparam para as decisões.
Mais de 100 gols e muitas opções
O ataque do Atlético-MG já passou dos 100 gols na temporada – 117, para ser mais preciso. É a equipe que mais foi às redes no Brasileirão – 60 vezes. O talento de Robinho e a eficácia letal de Lucas Pratto são os pontos fortes para a final.
Fred, artilheiro do Campeonato Brasileiro, já atuou pelo Fluminense na competição e não pode jogar. Luan, que foi o talismã atleticano na conquista da Copa do Brasil de 2014, está com um edema na panturrilha direita e foi vetado para o jogo de ida – o Maluquinho do Galo pode nem participar da decisão, na Arena.
Mas o leque de Marcelo Oliveira é robusto. Apesar dos dois desfalques, deve escalar Clayton, jogador que teria lugar em boa parte dos times brasileiros. Na ligação do meio com o ataque, o escolhido será Maicosuel. O experiente meia pode dar mais velocidade ofensiva, mas oferece menos técnica que Otero, machucado, e Cazares, pouco prestigiado no elenco e opção no banco de reservas.
Média de gols sofridos pela metade
Do outro lado, estarão alinhados jogadores que ouvem do treinador a ordem para brigar por qualquer centímetro de campo. O Grêmio tem como principal trunfo uma defesa sólida para a final da Copa do Brasil, principalmente após a chegada de Renato Portaluppi. Não levar gols no Mineirão pode ser decisivo para o título em Porto Alegre. Ironicamente, esta tem sido a melhor faceta do time do ex-atacante, apelidado de "homem-gol" pela torcida gremista.
Com o ídolo no comando, o Tricolor derrubou pela metade a média de gols sofridos. Com Roger no comando no Brasileirão, na Libertadores e na Copa do Brasil, sofreu 41 gols em 34 jogos – média de 1,20. Após sua saída, foi vazado nove vezes em 14 partidas – média de 0,64. Na Copa do Brasil, são três gols sofridos em cinco jogos. Com a mudança no posicionamento da marcação, Renato também corrigiu a bola aérea, maior chaga no ano.
O desafio para os próximos jogos é justamente manter o rendimento contra jogadores como Robinho, Lucas Pratto e companhia. Do outro lado, a preocupação é inversa: como fica a ajuda para Carlos César, Gabriel, Erazo, Fábio Santos e Victor? A resposta começa a ser desvendada a partir da noite desta quarta-feira. O jogo de volta ocorre no dia 30, na Arena.
ATLÉTICO-MG X GRÊMIO - FINAL - COPA DO BRASIL
Local: Mineirão, em Belo Horizonte. Data e horário: quarta-feira (23/11), às 21h45 (de Brasília). Provável time do Atlético-MG: Victor, Carlos César, Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso e Maicosuel; Clayton, Robinho e Lucas Pratto. Provável time do Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan. Pendurado: Kannemann (Grêmio). Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (Fifa-PE), auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa-SC). Transmissão: TV Globo para RS, PR, SP, MG, RJ, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Galvão Bueno, Casagrande, Junior e Paulo César Oliveira) SporTV e PFCI (com Milton Leite, Mauricio Noriega e Roger Flores).
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio reformula comissão técnica e departamento de futebol para próxima temporada.
Nova base do Grêmio é apresentada no Centro de Formação Tricolor.
Torcida gremista aprova contratação de Luís Castro com grande maioria em enquete.
Grêmio planeja fortalecer base e define plano com Luís Castro para 2026.
Planejamento 2026! Grêmio define planejamento para 2026 após contratação de Luís Castro
Grêmio mira conquista inédita na final da Copa Feminina.
Grêmio lança campanha de antecipação de mensalidades para sócios do clube
ceo do grêmio alerta para desejo do flamengo de dominar o brasileirão
Trio de saída? Grêmio encaminha venda de jogadores para 2026
Ceo do Grêmio pede união dos times para evitar domínio do Flamengo
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa