Regulamento da CBF garante final da Copa do Brasil na Arena

Mesmo que julgamento no Pleno do STJD ocorra no dia 24, aplicação de pena só valeria para dezembro, depois do jogo decisivo no dia 30


Fonte: ZH

Regulamento da CBF garante final da Copa do Brasil na Arena
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Depois da decisão polêmica do STJD na quarta-feira, que puniu o Grêmio com a perda do mando de campo na final da Copa do Brasil, o clube obteve efeito suspensivo na tarde desta quinta, garantindo a decisão na Arena. O pedido foi deferido pelo auditor Otávio Noronha, suspendendo a pena até o julgamento no Pleno do Tribunal.

Ocorre que, mesmo que o caso seja apreciado na próxima audiência do Pleno, que ocorrerá quinta-feira, dia 24, não haverá tempo hábil para a aplicação da punição na partida de volta com o Atlético-MG, marcada para 30 de novembro.

Como estipula o Regulamento Geral de Competições da CBF em seu artigo 60, parágrafo terceiro, a diretoria de competições da entidade "somente executará a pena de perda de mando de campo na partida que venha a ocorrer após dez dias do recebimento de comunicação da Justiça Desportiva".

Ainda assim, a tendência é de que o julgamento do Grêmio só ocorra em primeiro de dezembro, segundo o presidente do STJD, Ronaldo Piacenti.

— Vai depender da pauta. Mas, pelo tempo apertado, entendo que será complicado julgar no dia 24 — explica Piacenti.

O Grêmio comemorou a decisão. Representante do clube que encaminhou a documentação do efeito suspensivo ao STJD, o advogado Gabriel Vieira destacou a agilidade do Tribunal em considerar o pedido.

— Hoje temos a segurança jurídica de que o segundo jogo da final será realizado na Arena — observa Vieira.

Antes do jogo contra o São Paulo, no Morumbi, o presidente Romildo Bolzan também comentou o caso. O dirigente evitou críticas ao STJD, salientando o "princípio da lisura" dos auditores. Ainda assim, fez um alerta ao Tribunal, destacando "a necessidade de ter mais cuidado com os fatos julgados".

— Se fez justiça e se corrigiu uma decisão que, no nosso entendimento, era totalmente equivocada — resumiu Bolzan.

Em relação ao jogo de ida, o Atlético-MG anunciou nesta quinta que mandará a partida no Mineirão. Embora a CBF tenha designado o Independência como palco do primeiro jogo, o clube tinha o prazo até esta sexta, cinco dias antes da decisão, para protocolar a mudança junto ao diretor de competições Manoel Flores. Com preços mais populares, a ideia da diretoria atleticana é contar com o apoio de mais de 60 mil torcedores contra o Grêmio.

VEJA TAMBÉM
- GRÊMIO PLANEJA REFORÇOS NO GOL! Clube se antecipa para evitar surpresas!
- GRÊMIO SE DESTACA NA WEB! Tricolor figura entre os mais buscados e anima a torcida!
- NOVO GOLEIRO DO IMORTAL? Grêmio inicia negociações com goleiro ex-Sport






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/1/2025























16/1/2025