1Win

Dupla Gre-Nal embala e faz história ao dividir liderança do Brasileirão

Gaúchos somam 10 pontos na tabela. Grêmio tem vantagem sobre o Inter no saldo


Fonte: Globo esporte

Dupla Gre-Nal embala e faz história ao dividir liderança do Brasileirão
Dupla ganhou destaque nos "cavalinhos" do Fantástico (Foto: reprodução)
O domingo já não era mais iluminado quando os últimos jogos da quarta rodada do Campeonato Brasileiro terminaram. É apenas a arrancada da competição, poucos pontos disputados. Isso é unânime nos discursos de lados tão diferentes. Mas Grêmio e Inter dividem a maior pontuação do Brasileirão (confira acima os gols do Fantástico da rodada), em fato inédito na era dos pontos corridos conforme levantamento do GloboEsporte.com. O Tricolor é o primeiro pelo saldo de gols, seis contra três dos colorados. Mostram que é possível chegar ao objetivo - gol, consequente vitória e pontos conquistas - de maneiras antagônicas. E antecipam o clima de Gre-Nal, a ser disputado em pouco mais de um mês, dia 3 de julho, no Beira-Rio.

Desde 2003, na fórmula de pontos corridos, Grêmio e Inter disputaram uma liderança e dividiram o posto na pontuação. É até raro que a Dupla Gre-Nal figure ao mesmo momento no G-4 da competição, na briga por Libertadores - se buscar na memória, os dois só estiveram na briga continental no ano posterior às conquistas do Inter, em 2007 e 2011. O mais próximo da briga simultânea ocorreu em 2006, quando os dois times brigaram pela vice-liderança entre as rodadas 24 e 30. Em 2014, o Colorado foi líder na rodada de número 5 e o Grêmio esteve em segundo na data seguinte.

- Nossa motivação é independente de qualquer adversário. Mas para o futebol gaúcho é muito bom ter as duas equipes na liderança. Daqui a cinco rodadas vai haver outra projeção e vai acontecer assim até o fim do campeonato - comentou Roger, na Arena.

- Esta equipe ainda pode render mais. É apenas a quarta rodada. Há muita água para rolar. É um campeonato difícil, mas é importante arrancar bem. Dá convicção - retrucou Argel, em Santos.

TÉCNICOS REMANESCENTES



Apesar de uma certa pressão antes da competição, o trabalho do técnico Roger Machado foi mantido depois das três eliminações no primeiro semestre. O comandante inclusive fez menção a esta situação após a vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba. A sequência do treinador no comando dá a chance de o Grêmio ter um estilo de jogo bem determinado e treinado. Gosta de ter a posse de bola, procura progredir com toques curtos e chegar ao gol adversário com paciência. Tudo isso só pode ser bem ajustado e evoluir com o tempo. Pavimenta, assim, o melhor início de Brasileirão do Grêmio na história dos pontos corridos.

Apesar de ainda não impor um futebol vistoso, Argel conseguiu se consolidar. Em nove meses de clube, conquistou o Gauchão e tem os números a seu favor. Superou a sequência de Diego Aguirre ao alcançar o 17º jogo sem perder e acabou derrotado em apenas uma oportunidade. Além disso, mesmo com um grupo sem estrelas, fechou o vestiário e incutiu na cabeça dos comandados o espírito que deseja ver em campo.

BASE FORTE


Desde 2015, a política gremista é de dar espaço para os jovens das categorias de base. Na vitória sobre o Coritiba, que deu a liderança ao Grêmio, brilharam Everton e Luan, dois jogadores lapidados no clube. No meio, Walace foi titular. Na defesa, Marcelo Grohe, já experiente, e Marcelo Hermes. Entraram ainda dois garotos, Lincoln e Pedro Rocha, na reta final do jogo. A intenção é dar espaço para os jovens e apostar em suas qualidades, dando confiança.

- A gente sabe que é um campeonato à parte. O Gre-Nal está bem próximo, se não me engano é no próximo mês. Mas procuramos manter a cabeça na nossa equipe, esquecer o adversário e fazer nosso trabalho - disse o gremista Everton, destaque na vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba.

Já no Inter, Argel manteve o trabalho implantado por Diego Aguirre. Só que ainda deu mais espaço aos garotos, até pelas saídas de nomes de jogadores como Juan, Aránguiz, D'Alessandro, Nilmar e Lisandro López. Andrigo é a principal aposta que se consolidou com Argel. O garoto virou o responsável pela articulação e acabou eleito o craque do Gauchão. Outro que vem tendo espaço e é elogiado é Gustavo Ferrareis.
DEFESA SÓLIDA


Nos últimos Campeonatos Brasileiros, uma das marcas do Grêmio é ser das defesas que menos sofrem gols. Nesta reta inicia de competição, o time de Roger leva essa máxima ao extremo. Em quatro rodadas, não sofreu gols.

É a única equipe que não foi vazada. O comandante conseguiu estancar o que vinha sendo o pior problema do ano. Era fácil fazer gol no Tricolor, principalmente a partir de cruzamentos feitos para a área. Algo que não ocorre mais.

Fazer um gol no Inter é tarefa árdua. No Brasileirão, apenas Lugano conseguiu o feito, na vitória colorada por 2 a 1 sobre o São Paulo. Nas últimas 10 partidas, aliás, esta foi a única vez que os comandados de Argel buscaram a bola no fundo das redes. A proteção ao seu gol é uma das características mais marcantes do Inter do ex-zagueiro.

PADRÃO TÁTICO



Roger mantém uma maneira de jogar desde 2015, pedindo intensidade na marcação e com passes e toques curtos. Desde que chegou ao clube, em maio do ano passado, o técnico é avesso a mudanças radicais no esquema de jogo. O Tricolor se defende em duas linhas de quatro, da maneira mais compacta possível. Ao atacar, os extremas - neste domingo Everton e Giuliano parte para o ataque e se alinham à Douglas e Luan, que jogam pelo meio. Com a bola, há uma movimentação constante do quarteto para criar espaços.

O pensamento de Argel é simples. Primeiro não sofrer gol para depois buscar marcar. A execução, porém, é para lá de complexa. Baseado em um modelo de jogo reativo, na maioria das vezes trabalha em cima da eficiência.

Não cria tanto, mas faz quando tem a chance - contra o Santos, neste domingo, um ponto fora da curva do comportamento anterior: o Inter poderia ter aberto maior diferença pela quantidade de oportunidades que desperdiçou. Chega ao gol rival com velocidade, principalmente pelos lados, em passes verticais para cruzamentos.
PEÇAS DE REPOSIÇÃO


Atualmente, uma onda vasta de lesões acometeu o Grêmio e deu muitos problemas a Roger. Fred, Marcelo Oliveira, Bobô e Henrique Almeida estão no departamento médico. Miller Bolaños está à serviço da seleção do Equador para a disputa da Copa América. Mesmo assim, o Grêmio mantém um bom nível, com vitórias sobre o Atlético-MG e Coritiba nas últimas rodadas - são 10 pontos ganhos em 12 disputados. O banco gremista tem peças como Ramiro, Edinho, Lincoln e Pedro Rocha. Roger tem opções, principalmente para o setor ofensivo.

Embora não seja um elenco tão estelar quanto nos últimos anos e o departamento médico ainda viva lotado, Argel - mesmo sem ainda contar com os reforços – tem um grupo com jogadores que servem para mudar a partida. Alex, apesar de não ter apresentado o futebol de outrora, segue importante. Entrou nos últimos jogos - na Vila Belmiro, deu a assistência a Aylon, que também corresponde quando é chamado. O leque de alternativas irá aumentar com a chegada de reforços, como o meia Seijas e o centroavante Ariel - ambos só poderão atuar após a abertura da janela de transferências.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/5/2024




4/5/2024