Rival do Grêmio, Rosario tem "filial" no RS com nome, cores e até "sósia"

Equipe de futebol sete de Porto Alegre tem mesmo nome e recebeu reconhecimento e camisetas de rival do Tricolor nas oitavas de final da Libertadores, nesta quarta-feira


Fonte: Globo Esporte

Rival do Grêmio, Rosario tem filial no RS com nome, cores e até sósia
Rosário Central-RS carrega cores de rival do Grêmio na Libertadores (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)
"Um, dois, três! Rosário". O grito de guerra inunda o vestiário, e a roda de jogadores se dissipa para, um a um, rumar ao gramado. Ali, a "hinchada", trajada de azul marinho e dourado, faz a festa e entoa cânticos, munidos de trompetes, bumbos e murgas, para saudar os atletas. A cena é até prosaica no Gigante de Arroyito, casa do Rosário Central, mas ocorre a quilômetros da cidade natal de Messi. Em Porto Alegre, os "Canallas" são representados por uma filial, que servirá de esteio ao clube para encarar o Grêmio, nesta quarta, pelas oitavas da Libertadores.

Trata-se do Clube Atlético Rosário Central, equipe amadora de futebol sete, que disputa a Copa Gaúcha Série Bronze e a Liga Inter-Regional da modalidade. Em meio à ferrenha rivalidade entre brasileiros e argentinos, soa até irônico, mas o rival gremista a partir das 21h45 desta quarta-feira desembarca em solo gaúcho para encontrar homenagem e carinho, já reconhecidos oficialmente.

O Rosário da capital gaúcha foi fundado em 3 de junho de 2015, a partir da fusão de dois times de "rivais amigos" em Porto Alegre. Os genéricos ainda atuavam com camisa semelhante à do Boca Juniors e despertaram atenção do Rosario original. Logo, os argentinos os reconheceram como "filial" e enviaram 12 conjuntos de uniformes. De lá para cá, os gaúchos se estruturaram. Hoje, contam com patrocinadores, comissão técnica e treinos periódicos para galgar espaço no futebol sete gaúcho. São, ao todo, 60 atletas na equipe.

– Éramos dois clubes de amigos muito rivais dentro e fora de casa. A gente quis subir mais no futebol sete e juntamos as duas.

Ficou mais forte ainda. Hoje tentamos ser potência no futebol sete. Preferimos o Rosario, para pegar um clube diferente. E eles ficaram espantados, porque nunca imaginaram que em Porto Alegre teria um Rosário Central. Eles vão ser muito bem-vindos aqui nesta quarta-feira. Como no Campeonato Argentino, estaremos torcendo por eles – garante o presidente e goleiro Luiz Carlesso, que é colorado.

Diante da proximidade da chegada do Rosário original, o Central gaúcho recebeu a reportagem do GloboEsporte.com para um treino especial nesta segunda-feira à noite, em quadra de grama sintética na Zona Norte de Porto Alegre. A festa teve direito à presença das namoradas na torcida e a banda do lado de fora, mas também a uma pitada de controvérsia, claro, dado o duelo com o Grêmio.

Formada por atletas amadores, a equipe abriga gremistas e colorados, que se dividem na torcida. Os colorados, claro, têm motivos de sobra para incentivar o Rosário na Arena. Os gremistas, apesar de deixar tudo dentro de campo, penderão a torcer pelo Tricolor, na briga por uma vaga nas oitavas de final.



CAPITÃO, ARTILHEIRO E "RIVAL"

Prova disso é a preferência do capitão e artilheiro Leo D'Agostino, carinhosamente apelidado de D'Agol – a alcunha marca presença até no bordado da chuteira. Aos 37 anos, o atacante coleciona passagens pelo futebol de salão na Itália.

Hoje aposentado do futsal, ostenta barba grisalha, que rende comparações a Douglas. E ele não se importa. É gremista e estará na Arena nesta quarta para torcer pelo Grêmio.
A rivalidade de "D'Agol" não para por aí. O camisa 10 tem parentes na Argentina, que vivem em Rosário e torcem para o... Newell's Old Boys, maior Rival do Central em solo argentino. Motivo de sobra para provocações e brincadeiras no grupo da família no Whatsapp.

– Eu jogo no Central, mas sou gremista. Então quarta-feira vou torcer ferrenhamente pelo Grêmio. Vou estar na Arena com minha camisa tricolor. É engraçado. Minha família veio da Itália fugindo da guerra e se espalharam por Brasil, Argentina e Colômbia. Os da Argentina moram em Rosário e torcem para o Newell's. Tem um primo que é torcedor do Rosário, que está feliz da vida. Mas no grupo da família, a cada postagem, cada vez que meu nome aparece com essa camisa é uma enxurrada de xingamentos. Eu levo na brincadeira – se diverte o capitão.



FILIAL TEM ATÉ SÓSIA

Entre tantas semelhanças, o Rosário Central gaúcho guarda ainda uma curiosidade: tem até sósia no time oficial. O volante Ricardo Pinho, colorado, lembra a fisionomia do zagueiro Pinola e desperta brincadeiras entre os colegas de equipe.




VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Joia da base recusa renovação e deve sair do Grêmio
- NÃO VAI VOLTAR? Atlético-MG avança em negociações por ex-atacante do Grêmio
- REVIRAVOLTA? Grêmio pode perder atacante europeu para rival






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

10/1/2025




























9/1/2025