Análise: Grêmio abusa de lentidão e abre caminho para derrota pelos lados

Tricolor não teve rapidez em suas transições, ofensiva e defensiva, e viu Toluca ter vantagem em lances com laterais e atacantes. Mesmo com troca, defesa vai mal


Fonte: GloboEsporte

Análise: Grêmio abusa de lentidão e abre caminho para derrota pelos lados
Fred foi envolvido no primeiro gol de Triverio (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

Mais uma vez em 2016, o desempenho do Grêmio não foi semelhante ao apresentado em 2015, quando acabou o Brasileirão como uma das melhores equipes, não só pelo terceiro lugar, mas também por seu desempenho em campo. A defesa, novamente, apresentou problemas de mecânica, mesmo com a mudança de uma peça – Fred foi o titular ao lado de Pedro Geromel. O rendimento está abaixo do esperado e preocupa, admite o próprio Roger.

A derrota para o Toluca por 2 a 0 não acontece isolada. Há também o tropeço para o São José, na sexta-feira passada, pelo Gauchão, e a dificuldade contra o Coritiba, pela Primeira Liga. O Grêmio ainda não foi o Grêmio em 2016.

– A gente sempre trabalha pensando nas alternativas que pode ter para o jogo. A sequência de maus resultados, com atuações que não foram no mesmo nível da campanha do Brasileiro do ano passado, claro que preocupa, mas tenho confiança que os jogadores vão dar a resposta para o nosso torcedor. É pra ele que temos que dar satisfação. É uma competição que esperávamos muito. Nos entristecemos, mas não abala nossa confiança – comentou o técnico.


Toluca construiu vitória pelos lados (Foto: Reprodução)


O dolorido revés desta quarta-feira foi sintomático dentro do Nemesio Díez. Mesmo com um a menos durante toda a segunda etapa, o Toluca construiu sua soberania em campo graças às investidas fugazes pelos lados. Impediu que o Grêmio adotasse seu estilo natural de toques curtos para progredir e virar o lado para achar alguém desmarcado. O último ato de José Cardozo antes de ser expulso da beira do gramado decretou seu triunfo.

O técnico mandou a campo Cueva no lugar de Arellano. Explosivo, o camisa 13 dos Diablos Rojos infernizou Wallace Oliveira, em suas combinações com Rodríguez – assim, se originou o primeiro gol de Triverio. Não fez nada mais do que Esquivel já fazia desde a primeira etapa. O camisa 11 mexicano era a válvula de escape do Toluca, sempre com vantagem nas arrancadas contra Marcelo Oliveira e nas tabelas com Flores.

No dois contra um, os donos da casa ocuparam os extremas na marcação e causaram dúvida na movimentação dos volantes, que também se deslocavam para o lado em alguns momentos para acompanhar os jogadores de meio e tentar ajudar os companheiros. Assim, desmantelaram a defesa de Roger Machado. Com a linha de três na defesa, os laterais podiam abusar do jogo ofensivo.

– Essa explicação que estamos tentando buscar. Está todo mundo muito p... da cara. Sabíamos que tínhamos condições de vencer se jogássemos bem. É difícil argumentar. Mas vamos deixar claro que temos jogos em casa e faremos tudo para poder vencer e estar classificados – analisou o volante Edinho.

As apunhaladas pelos lados do campo e as falhas defensivas configuram os lances decisivos para o revés gremista. Fred, por exemplo, oscilou momentos no qual foi bem, principalmente no primeiro tempo, e lances ruins, como no do pênalti cometido por Geromel. A bola toca em sua cabeça e se oferece para a corrida de Triverio, que ganha do rival e se enrosca em suas pernas.

Mas os sintomas de uma noite digna de ser esquecida se estendem a outros setores do Tricolor. Expoente técnico do Grêmio, Luan ficou escondido, sempre entre três defensores rivais. Virou presa fácil aos adversários. Houve pouca movimentação entre ele, Everton e Giuliano. A constante troca de posições não aconteceu. E os jogadores de ataque pouco atuaram entre si.

A cada treino, Roger Machado brada por compactação e intensidade nos toques de bola. Ao seu estilo, o treinador insiste nas triangulações com toques curtos para avançar em quadrantes, aos poucos, e para atrair os marcadores para zonas reduzidas do gramado, gerando espaços em outras áreas. Uma tarefa que se tornaria ainda mais fácil com um jogador a mais em campo. Mas que virou ingrata aos gremistas. Mesmo em superioridade numérica, o Grêmio não conseguiu se movimentar para criar espaços no setor ofensivo. A defesa do Toluca, seu ponto forte, esteve sempre compacta. O Grêmio chegava até a intermediária ofensiva. A partir daí, quase sempre errava, seja qual fosse a escolha do jogador com a bola.

A derrota era de certa forma calculada, por conta de ser um jogo fora de casa. Mas é um alerta para que o Grêmio volte a jogar bem se quiser sonhar com algo mais na Libertadores. Até porque se encontra em um grupo complicado, com mais LDU e San Lorenzo. O retorno para Porto Alegre começa nesta quinta-feira e a reapresentação está prevista para a manhã de sábado.


Wallace Oliveira sofreu pelo lado (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)


VEJA TAMBÉM
- TUDO OU NADA NA ARENA! Grêmio convoca a torcida para transformar o estádio em um caldeirão contra o Juventude!
- GRÊMIO ENTRA EM CAMPO CONTRA O JUVENTUDE! Villasanti é dúvida, e torcida espera show na Arena!
- Transmissão, horário e escalações: Grêmio x Juventude, dados SofaScore.






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/11/2024



























18/11/2024